TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Economico - Financeiro De Uma Empresa

Monografias: Analise Economico - Financeiro De Uma Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2013  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  1.290 Visualizações

Página 1 de 5

Comparação Setorial

Grupo Guararapes

A empresa Riachuelo, com nome de Guararapes, teve início em 1947, que inicio em Natal – Rio grande do Norte. Quatro anos depois a empresa implantou uma pequena confecção em Recife – Pernambuco, com isso adquiriu vários pontos de venda

Em 1970, o capital de empresa foi aberto e em 1976 foram construídas as fábricas de de Fortaleza – Ceara. Que hoje possui 60.000m² e de Mossoró – Rio Grande do Norte, com 9800m² de área construída. Neste ano foram criadas as lojas Super G.

Em 1979 a Guararapes adquiriu a cadeia de lojas Riachuelo e Wolens, expandindo sua atuação para varejo têxtil, área responsável pelo crescimento do grupo.

Desde o início, o objetivo do grupo Guararapes era de comercializar produtos de alta qualidade a preços baixo. Neste mesmo ano foi criada a Guararapes Têxtil em Natal – Rio Grande do Norte, com 40.000m² de área construída.

Foi lançada também a marca Pool, grife que sempre se manteve na escolha dos jovens e foi ícone de moda nos anos 80.

Hoje a marca se multiplicou e atingiu mais de um segmento. Atendendo público jovem feminino, masculino e adulto.

O grupo vem investindo em pesquisas, criação, desenvolvimento e no processo de distribuição para aperfeiçoar sua operação.

Hoje o grupo Guararapes é uma empresa com estabilidade e solidez no mercado. Representa a maior confecção de vestuário da América Latina, com uma produção de quase 200.000 peças por dia, que são comercializadas pela Riachuelo.

Análise de concorrência (Renner x Riachuelo)

Adquirido em 1979, pelo Grupo Guararapes Confecções, as lojas Riachuelo é uma importante concorrente para as lojas Renner, no segmento têxtil do país.

Mesmo com as novas reestruturações, o crescimento geral da Renner comparada a concorrente não houve diferença significativa. Em 2010 a empresa analisada teve crescimento nas vendas de 3,6% , quanto a Riachuelo marcou aproximadamente 9,5%, sendo que em valores monetários, a concorrência obteve ganho inferior (1.959,7 milhões contra 2.052 milhões). A margem das vendas alcançou o patamar de 8,2 pontos percentuais (Renner) contra 3,5% das lojas Riachuelo. No giro do ativo, que mede a eficiência operacional da empresa e deve ser comparado com a margem de lucro sobre vendas, a Renner não obteve muita diferença contra a concorrente, alcançando o indice de 1,7 contra 1.6, a empresa analisada tem maior aproveitamento dos créditos tributários, pagando apenas 368,8 milhões em impostos sobre venda, contra 466,1 milhões da empresa concorrente.

A Renner teve um bom retorno para os acionistas, tendo lucro liquido, tanto ajustado como legal, de 100 milhões a mais sobre a concorrência. A Riachuelo obteve a rentabilidade de patrimônio cerca de 11,6 (ajustada) e 25,7% (legal).

A análise do patrimônio Liquido legal é a soma do capital, das reservas, dos lucros acumulados e dos resultados de exercícios futuros menos a soma do capital a integralizar, das ações em tesouraria e dos prejuízos acumulados, sem considerar os efeitos da inflação, sendo assim, as lojas Renner atingiu 613 milhões contra a concorrente analisada que ficou com 551,1 milhões.

Já no patrimônio liquido ajustado, que é o patrimônio liquido legal atualizado pelos efeitos da inflação, a Renner ficou com 624,2 milhões contra 564,9 milhões.

Capital circulante liquido, representa o total de recursos de curto prazo disponíveis para financiamento das atividades da empresa. É medido pela diferença entre ativo e o passivo circulante, nesse índice as duas empresas analisadas ficaram com diferença de aproximadamente 7 milhões.

Liquidez geral, mostra a relação entre os recursos da empresa que não estão imobilizados (tecnicamente, aplicados no ativo permanente) e o total de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com