TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição e método de utilização de indicadores financeiros como ferramentas para análise financeira da empresa

Trabalho acadêmico: Definição e método de utilização de indicadores financeiros como ferramentas para análise financeira da empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

Introdução ___________________________________________________Pag.5

Etapa 1 _____________________________________________________Pag.6

Etapa 2 _____________________________________________________Pag.

Introdução

O objetivo principal deste trabalho é Este trabalho tem por objetivo apresentar a definição e a forma de utilização dos indicadores financeiros como instrumentos de análise financeira de uma empresa, demonstrando a importância que representam diante de questões relacionadas ao seu crescimento e à capitação de investimentos.

A partir das demonstrações financeiras de uma empresa, obtém-se uma série de dados que posteriormente serão transformadas em informações por meio da análise de balanço, e que irão embasar a tomada de decisão da administração, dos investidores e de seus credores.

Através da análise de balanços pode-se extrair a real situação econômico-financeira de uma empresa, o seu desempenho, a eficiência na utilização dos recursos, os pontos positivos e negativos, a evolução e as perspectivas para o futuro, as falhas da gestão administrativa que necessitam de correção, a origem das alterações de rentabilidade e as medidas necessárias a serem adotadas para solucionar os pontos críticos encontrados.

Etapa 1

Aula-tema: Estrutura das demonstrações financeiras. Analise Vertical e Horizontal do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício.

Passo 2

• Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é considerado importante por analisar a situação financeira da empresa normalmente realizada no período de um ano. Ao verificar a situação da empresa é possível: investir, fazer reservas ou cortar gastos e se prevenir se forem o caso de resultados negativos. O balanço patrimonial deve ser feito de forma rigorosa e é necessário para auxiliar no controle do patrimônio.

Balanço patrimonial: ativo, passivo e patrimônio liquidam.

O balanço patrimonial é dividido em duas categorias principais:

• Ativo

Ativo, Consiste nos bens, direitos e qualquer recurso movimentado pela empresa. Também os investimentos financeiros, títulos públicos ou privados que a empresa tem por receber.

Passivo: as obrigações, os deveres que a empresa tem que cumprir com o estado, seus funcionários e com outras empresas.

Subdivisão dos ativos e passivos

Os ativos e passivos podem ser subdivididos para facilitar os cálculos e estatísticas, os ativos:

Ativos atuais: Todo dinheiro e recurso aplicado.

Ativos fixos: Itens do patrimônio que pode ser aplicado em um tempo mais longo.

Ativo á longo prazo: Fontes abstrata de recursos.

• Passivo

Para os passivos temos:

Passivo Atual: Contas fixas mensalmente (pagamento de funcionários, taxas, impostos, atribuições, etc.)

Passivo á longo prazo: Todas as notas que serão pagas em um período mais logo.

Patrimônio liquido: Pode ser definido pelo resultado da diferença entre o ativo e o passivo, ou seja, é o capital que a empresa tem em caixa. Esse capital pode ser transformado em reserva ou investir em outros bens.

• DRE

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

A DRE é a principal demonstração de fluxo, pois através do resultado que pode ser positivo (receita), negativo (despesas) ou nulo (receita e despesas iguais) pode-se tomar uma decisão financeira de forma precisa.

• Índices Financeiros

Os índices financeiros são elaborados com base nos dados extraídos das

demonstrações contábeis divulgadas pelas sociedades em geral, como exemplo, os balanços patrimoniais e os demonstrativos de resultados do exercício

• Análise Vertical

Objetivo demonstrar a composição de um grupo do Balanço Patrimonial, através dos valores percentuais de cada conta, junto com o valor total dos respectivos grupos. Também utilizadas em outras demonstrações, como por exemplo, na Demonstração do Resultado do Exercício

• Análise Horizontal

Através desta análise, será possível verificar as variações das contas e grupos, tendo um determinado ano por referência. Desta forma, perceberemos a evolução das respectivas análises, onde houve maior investimento, o que melhorou ou diminuiu, dentre outras conclusões, de um ano para o outro.

• Liquidez

Os indicadores de liquidez têm por objetivo avaliar a capacidade da empresa em pagar suas obrigações de forma imediata, no curto prazo e no longo prazo.

Corrente: mede a capacidade da empresa em pagar suas obrigações no curto prazo;

• Seca

Mede a capacidade da empresa em pagar suas obrigações sem contarem conseguir realizar a venda, ou seja, sem contar com seus estoques;

• Imediata

Mede a capacidade da empresa em pagar suas obrigações, no curto prazo, contando apenas com recursos disponíveis;

Geral: mede a capacidade da empresa em pagar todas as suas obrigações com todos os recursos disponíveis, ou seja, pagar o que deve no curto e longo prazo com o que possui e o que tem a receber no curto e longo prazo.

Todos esses índices representam bens e direitos com obrigações da empresa, medindo assim, o quanto a empresa possui para cada unidade monetária que ela deve.

• Endividamento

Os indicadores desta natureza têm por objetivo determinar o nível de endividamento da empresa.

• Grau

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com