TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTO NOS ÍNDICES ECONÔMICO-FINANCEIROS DA COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS ENTRE AS EMPRESAS DURATEX S.A. E HYDRA INDÚSTRIA ELETRO ELETRÔNICA LTDA.

Ensaios: IMPACTO NOS ÍNDICES ECONÔMICO-FINANCEIROS DA COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS ENTRE AS EMPRESAS DURATEX S.A. E HYDRA INDÚSTRIA ELETRO ELETRÔNICA LTDA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  6.450 Palavras (26 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 26

IMPACTO NOS ÍNDICES ECONÔMICO-FINANCEIROS DA COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS ENTRE AS EMPRESAS DURATEX S.A. E HYDRA INDÚSTRIA ELETRO ELETRÔNICA LTDA.

Gabriela Mendes Longo

Graduando em Ciências Contábeis na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

E-mail: gabi_tuba@hotmail.com

Juliê Martins Caetano

Graduando em Ciências Contábeis na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

E-mail: jumartins_tb@hotmail.com

Priscila Lessa da Silva

Graduando em Ciências Contábeis na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

E-mail: priscila_gvt@hotmail.com

Tatiane Maximiano

Graduando em Ciências Contábeis na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

E-mail: Tatiane.maximiano@unisul.br

Dalci Mendes Almeida

Professora Mestre no Curso de Graduação em Ciências Contábeis na Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul E-mail: dalci.almeida@unisul.br

RESUMO

A análise de demonstrações contábeis surgiu no início do século XX, hoje em dia é uma grande ferramenta para se estudar a saúde financeira e econômica de qualquer empresa, utilizando índices como estrutura de capital, rentabilidade e liquidez pode-se extrair informações essenciais para se ter a certeza que o negócio será um bom investimento. Assim, o objetivo consiste em identificar o impacto nos índices econômico-financeiros decorrente da combinação de negócios entre as empresas. Realizou-se uma pesquisa descritiva e documental, na forma de estudo de caso de abordagem qualitativa e quantitativa. Sendo que o estudo trará a analise dos índices detalhada para identificar o impacto que a empresa obteve com a combinação, chegando a uma boa lucratividade tendo como base essa analise.

Palavras-Chave: Análise de Índices. Econômico-Financeiro. Combinações de Negócios.

1 INTRODUÇÃO

A Combinação de Negócios está entre as mais relevantes formas de mudança organizacional, uma vez que são caracterizadas pela obtenção de controle por parte de uma empresa investidora sobre as sociedades investidas ou pela efetiva junção de dois grupos independentes (MELO; TINOCO; YOSHITAKE, 2011).

Uma operação envolvendo uma combinação de negócios, seja aquisição, fusão, incorporação exige conhecimentos específicos, pois existem aspectos legais, fiscais, ambientais, financeiros e contábeis, os quais, se despercebidos pelos envolvidos poderão acarretar perdas relevantes tanto da parte de quem compra quanto da parte de quem se desfaz do negócio.

2

Assim o gestor em observância com a aquisição precisa saber a importância da análise econômico-financeira, para auxiliar na tomada de decisão dentro da empresa. Através das principais demonstrações, como o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício, poderá extrair índices para observar a situação da empresa, focando-se em análises como Análise de Liquidez, Análise de Endividamento e Análise da Rentabilidade.

Existem diferentes maneiras de se avaliar o desempenho de uma empresa: pela qualidade de seus produtos, pela responsabilidade social, pela força de sua marca ou de forma financeira. As demonstrações financeiras oferecem uma série de dados sobre a empresa, de acordo com regras contábeis. A análise de balanços transforma esses dados em informações as quais auxiliarão o gestor manter o controle financeiro o que é de suma importância para qualquer organização. (MATARAZZO, 2010)

Diante disso surge a seguinte questão da pesquisa: Qual o impacto nos índices econômico-financeiros da combinação de negócios entre as empresas Duratex S.A. e Hydra Indústria Eletro Eletrônica Ltda.?

Para Matarazzo (2007), “a análise das demonstrações visa extrair informações para a tomada de decisão. O perfeito conhecimento do significado de cada conta facilita a busca de informações precisas”.

Atualmente a combinação de negócios ocorre mais frequentemente, isso devido à concorrência de mercado, onde para que se tenha o resultado esperado deve-se avaliar os índices econômico-financeiros, sendo que existem vários tipos de análise através de índices que utilizam aspectos que os diferenciam muito entre si. Com base nessa análise poderemos verificar o impacto que proporcionou aos proprietários desse capital referente à essa combinação.

O presente artigo, além desta introdução, conta com mais quatro seções. A próxima seção traz o referencial teórico, seguido dos aspectos metodológicos. Na quarta seção são apresentados os resultados, como base no Balanço Patrimonial e na Demonstração do Resultado do Exercício da empresa Duratex S.A., dos anos de 2012 e 2013. E por último são realizadas as considerações finais.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Nesta seção apresentam se o espoco da pesquisa com combinações de negócios, análise das demonstrações contábeis, padronização das demonstrações e análise através de índices.

2.1 Combinação de Negócios

Sayed e Tancini (2010) mencionam que: [...] Combinações de negócios podem ser estruturadas de diversas maneiras como: Uma ou mais entidades se tornam subsidiárias da adquirente. Uma entidade transfere seus ativos líquidos para outra entidade. As entidades envolvidas na combinação de negócios transferem seus ativos para uma nova entidade, entre outros.

De acordo com o CPC é “Uma operação ou outro evento por meio do qual um adquirente obtém o controle de um ou mais negócios, independentemente da forma jurídica da operação”. (CPC 15, 2011, p.23). Portanto, este CPC deve ser aplicado em

3

operações que envolvem aquisição de controle e são transações complexas exigindo das partes interessadas bastante conhecimento antes da realização de um negócio.

Um negócio corresponde a um conjunto integrado de atividades e ativos capaz de ser conduzido e gerenciado para gerar retorno em forma de dividendos, redução de custos ou outros benefícios econômicos. (LOPES E CONRADO, 2012).

Para Lopes e Conrado, o custo da combinação de negócios será o resultado: entre os valores justos, na data

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com