TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anhanguera Educacional

Tese: Anhanguera Educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Tese  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Estratégia e Dinâmica Competitiva, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Fabrício dos Santos Sevilha Viegas

Anhanguera Educacional

2013

Passo 2 : Considerando o estudo realizado nos textos indicados, você deverá:

1. Ilustrar a matriz de Ansoff, completando-a com o nome de cada empresa no quadrante correspondente à sua estratégia.

Matriz de Ansoff Escopo do Produto

Produtos Atuais Novos Produtos

Escopo do Mercado

Mercado Atual Concentração

AES Eletropaulo Desenvolvimento de Produto

Grupo Pão de Açucar (GPA)

Novo Mercado Desenvolvimento de Mercado

Mondelēz International Diversificação

Odebrecht

2. Apresentação das empresas, incluindo o nome, a nacionalidade, tamanho (em número de funcionário), área de atuação (segmento), produto (ou linha de produto que seja adequado à analise aqui proposta), mercado e respectiva estratégia da matriz Ansoff à qual está correlacionada.

Empresa 1 – AES Eletropaulo – Concentração

A AES Eletropaulo leva qualidade de vida, bem-estar e desenvolvimento a 17 milhões de pessoas na capital e Grande São Paulo.

Desde 1998, a AES Eletropaulo atua na região metropolitana de São Paulo, distribuindo energia elétrica para 24 municípios paulistas em uma área total de 4.526 km2. A empresa é a maior distribuidora de energia da América Latina, atendendo 6,6 milhões de unidades consumidoras e aproximadamente 17 milhões de clientes. Para isso, conta com uma equipe formada por 5.872 colaboradores próprios e 10.251 terceirizados, empenhados em atender com qualidade e eficiência seus clientes.

A empresa esta correlacionada á estratégia de Concentração da Matriz Ansoff

Empresa 2 – Grupo Pão de Açucar – Desenvolvimento de Produto

O GPA, cuja razão social é Companhia Brasileira de Distribuição, é a maior empresa do varejo no Brasil. É controlada pelo Grupo Casino, de capital francês.

O Grupo teve origem com a fundação da doçaria Pão de açucar, em 1948 por Valentim dos Santos Diniz (1913-2008), que posteriormente se tornou uma rede de supermercados.

Hoje, a Companhia Brasileira de Distribuição conta com cerca de 1.800 lojas. O GPA passa a ter mais de 150.000 mil funcionários nas lojas espalhadas pelo Brasil e também com importantes websites de comércio eletrônico

A sede do GPA está situada na Avenida Brigadeiro Luis Antônio em São Paulo.

A empresa esta correlacionada á estratégia de desenvolvimento de produto da Matriz Ansoff.

Empresa 3 – Mondelēz International – Desenvolvimento de Mercado

Mondelēz International. é uma empresa multinacional de grande porte com cerca de 100 mil empregados ao redor do mundo, que atua no ramo alimentício através da venda de diversos produtos: chocolates,bolachas,chiclets,balas. A empresa está correlacionada à estratégia de Desenvolvimento de Mercado da Matriz Ansoff devido a sua intensa busca por novos mercados e principalmente clientes.

Empresa 4 –Odebrecht – Diversificação

Organização Odebrecht é um conglomerado brasileiro que atua em grande partes do mundo nas áreas de engenharia, construção, produtos petroquímicos e químicos. A empresa foi fundada pelo engenheiro pernambucano Norberto Odebrecht, no ano de 1944, em Salvador, no estado da Bahia, e atualmente está presente em todo o Continente Americano, na África, na Europa e no Oriente Médio.

A empresa esta correlacionada á estratégia de Diversificação da Matriz Ansoff

3. Justificativa da classificação de cada empresa no quadrante da matriz Ansoff e explicação da estratégia envolvida.

Empresa 1 – AES Eletropaulo – Concentração

A área de concessão da AES Eletropaulo concentra o principal polo industrial e financeiro do Brasil, com um Produto Interno Bruto (PIB) que representa mais de 50% de todo o PIB paulista, segundo dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região chega a 0,828 em uma escala de 0 a 1. Em virtude de tais características, a AES Eletropaulo responde pelo fornecimento de 34,3% do total de energia elétrica consumida no Estado de São Paulo e 10,5% do total do Brasil.

Para fazer frente a esses desafios e trabalhar com o foco no fornecimento de soluções energéticas eficientes, sustentáveis e que proporcionem à satisfação de seus clientes, em 2012 a companhia investiu R$ 831,1 milhões em projetos de manutenção, expansão e modernização da rede, além de serviços ao cliente. Esse valor é 12,5% superior aos investimentos realizados em 2011 (R$ 738,7 milhões).

Empresa 2 – Grupo Pão de Açucar – Desenvolvimento de Produto

Em setembro de 1948 tem início a História do Grupo Pão de Açucar. Em pouco mais de 60 anos, a empresa, que sempre manteve um olhar atento aos desejos dos seus consumidores, vai construindo sua história, marcada por inovações, responsabilidade socioambiental e compromisso com o Brasil.

. Na doceira já era possível observar a vocação da empresa em servir. Serviços de Buffet e uma grande variedade em produtos artesanais faziam sucesso na cidade e logo o negócio cresceu, ganhando duas filiais, inauguradas em 1952.

O negócio cresceu e a cidade, que nessa época já apresentava nítidos sinais de modernidade, carecia de ambientes de compra mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com