TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Custos

Resenha: Análise De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Resenha  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  213 Visualizações

2. MATERIAIS

O estoque é um dos ativos mais representativos do capital circulante e da posição financeira para as empresas comerciais e industriais, chegando em alguns casos a 50% de todo seu capital. A administração, controle, contabilização e avaliação do estoque de materiais são essenciais para apuração do custo e consequentemente do resultado gerado pela empresa. Reduções no montante estocado se traduzem na liberação de grande volume do capital necessário ao andamento do negócio como um todo.

Estoque de materiais referem-se às mercadorias, produtos (finais ou inacabados) e outros elementos. A gestão de estoques é um conceito que está presente em praticamente todo o tipo de empresas. Desde o início da sua história, a humanidade tem usado estoques de variados recursos, de modo a suportar o seu desenvolvimento e sobrevivência, tais como ferramentas e alimentos.

Se por um lado o excesso de estoques representa custos operacionais e de oportunidade do capital empatado, por outro lado níveis baixos de estoque podem originar perdas de economias e custos elevados devido à falta de produtos. Regra geral, não é tarefa fácil encontrar o ponto ótimo, pois depende da dinâmica do setor.

Conforme já visto os materiais podem ser classificados em diretos e indiretos.

O material direto, ou simplesmente, MD, é formado pelas matérias-primas, embalagens, componentes adquiridos prontos e outros materiais utilizados no processo de fabricação, que podem ser associados diretamente aos produtos. São recursos consumidos de forma direta na elaboração do produto ou na prestação do serviço.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com