TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da publicidade: Figuras de linguagens

Por:   •  9/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.899 Palavras (12 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 12

G. V. Getúlio Vargas Técnico em Química

Markus Alexandre Cunha Ferreira

Análise da publicidade: Figuras de linguagens

Relatório de análise de propaganda

São Paulo

2017


Markus Alexandre Cunha Ferreira

Análise da publicidade: Figuras de linguagens

Análise de uma publicidade apresentado à matéria de LTT - Linguagen, Trabalho e Téc- nologia, como parte dos requisitos neces- sários à discussão referente a uma análise publicitária contendo uma figura de lingua- gem.

Orientadora: Maria Margarida

São Paulo

2017


Sumário

1        Introdução. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        3

2        Análise da publicidade. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4

3        Análise da revista. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . .        6

3.1                MAS QUAL É A IMPORTÂNCIA DE UM CONSUMO ADEQUADO E BALANCEADO DE MACRO E  MICRO NUTRIENTES? . . . . . . . . . . . . . . . . .7

4        E NA QUÍMICA ONDE SE ENCAIXARIA O TEMA DESSA REVISTA?. . . . . 8

CONCLUSÃO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10

Referências. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . .. . . . . . . . . .11

Anexo da publicidade. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12


  1. Introdução

O objetivo deste trabalho proposto pela professora Maria Margarida - LTT (Linguagens, Trabalhos e suas Tecnologias), tem como intuito/objetivo fazer uma análise descritiva de uma publicidade contida em uma revista e quais são as respectivas figuras de linguagens contidas nela. A revista na qual foi feita a análise publicitária chama - se Nutrição profissional.

As figuras de linguagem são recursos de nosso idioma para tornar as mensagens que emitimos mais expressivas e significativas. Tais recursos podem ampliar o significado de uma oração, assim como substituir partes de uma frase com novos significados. São muitas as figuras de linguagem, das quais lidamos maior parte do nosso cotidiano às vezes sem mesmo saber, tais como: metáfora, hipérbole, eufemismo, ironia, comparação, onde lidaremos com uma em especial chamada de metáfora.

A revista na qual foi avaliada a imagem publicitária é destinada para a área de nutrição e saúde pública. Publicada pelo do Grupo Racine, a revista aborda assuntos diversos voltados à área de nutrição, esta edição em especial trás como tema Imunonutrição, onde assuntos desde “Farmaconutrientes e imunonutrição e sua aplicabilidade na prática clínica“ até ”Margarinas e cremes vegetais: processo de fabricação, composição e evidências“ são abordado


  1. Análise da publicidade

Ao analisar a imagem publicitária de começo não identifiquei a ambiguidade contida nela, pois a frase ao abordar o seguinte título publicitário ”Seja a polpa do mercado. Anuncie no lugar certo“ (figura 1 - imagem ilustrativa) na revista Nutrição profissional. Seja a polpa do mercado, anuncie no lugar certo, ano 2; 10; nov./dez. 2006, São Paulo – SP; p. 21, não deixa explícitas as duas compreensões possíveis distintas.

Figura 1 – Imagem ilustrativa (maçã)

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

A primeira compreensão ao analisar a imagem que pode ser concluída pela maioria dos leitores é que, se analisarmos sucessivamente e minuciosamente a imagem, a frase e as legendas - indicando o significado de cada parte da maçã, utilizando tanto analogia (legendas) como metáfora (frase), compreenderemos seus dois significados. A primeira conclusão é através da metáfora junto com a analogia indicada pela frase ”Seja a polpa do mercado.“, dando a entender que, se a determinada marca decidir anunciar nesta revista, será como a polpa no mercado (o conteúdo), induzindo ao leitor que conclua que a propagação do produto será eficiente, terá todas as informações necessárias e lucros satisfatórios, ao invés de ser a semente (o início), uma publicidade ineficiente e sem conteúdo, tornando a propagação da publicidade, talvez ineficaz.

E a segunda análise que podemos destacar é a presença da função conativa da linguagem, também conhecida como função apelativa “Anuncie no lugar certo”. A função conativa é facilmente identificada, pois se analisarmos a linguagem ela é organizada e utiliza verbos no imperativo (anuncie) afim persuadir o destinatário, fazendo o uso de pronomes na segunda pessoa e vocativos. Essa linguagem esta sempre empregada na publicidade, já que sua principal intenção é vender determinado produto ou ideia para um público alvo específico. (PEREZ, Luana C. Alves).

Mas e o que são analogias e metáforas?

Uma analogia é comparável à metáfora e comparação na medida em que mostra como duas coisas diferentes são semelhantes, mas é um pouco mais complexa. Ao invés de uma figura  de  linguagem,  uma analogia é mais um argumento lógico.O apresentador de uma analogia, muitas vezes, demonstrar como duas coisas são iguais, apontando características comuns, com o objetivo de mostrar que, se duas coisas são semelhantes em alguns aspectos, eles são semelhantes em outras maneiras também.(METÁFORA. . . , )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (201.2 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com