TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de mercado e controle de qualidade da Delicari

Artigo: Análise de mercado e controle de qualidade da Delicari. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  2.721 Palavras (11 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

As empresas buscam estreitar a relação entre o setor de comunicação com os outros setores da empresa. Então cada setor passa seu ponto de vista na sua área, cabendo ao setor de comunicação analizar e unificar a mensagem para que seja passada com clareza. Mas antes os analistas discutem o que deve ser reforçado para evitar eventuais falhas. Cabendo então ao diretor de comunicação fazer o enquadramento da mensagem de acordo com a estratégia da empresa.

Existem vários tipos de clientes e investidores, por isso é preciso dialogar com o seu público de interesse, para que ao passar a mensagem eles atinjam o seu objetivo e conquistando assim tanto clientes quanto investidores.

Para que chegue ao receptor com clareza, é preciso que a mensagem tenha COESÃO e COERÊNCIA.

A COESÃO é a conexão, ligação e harmonia entre os elementos de um texto, fazendo com que as palavras, frases e parágrafos se entrelacem, dando continuidade um ao outro.

A COERÊNCIA é a razão lógica entre as idéias, pois essas devem se completar, é o resultado da não contradição entre as partes do texto. É a COERÊNCIA que dá sentido ao texto. Lembrando que pode ter textos sem COESÃO mas nunca sem COERÊNCIA.

.

Para a sociedade é muito importante que as empresas transmitam suas mensagens com clareza e transparência, deixando claro as missões e princípios, não havendo assim dúvidas sobre produtos e serviços das empresas além de ganhar a confiança dos seus clientes.

2 DESENVOLVIMENTO

Delicari é uma marca recém lançada no mercado com o intuito de fabricar iogurtes como antigamente, ou seja, sem uso de conservantes, aromatizantes, emulsificantes artificiais ou corantes. É uma modalidade de negócio comercial nova e que conta com um público-alvo de um alto poder aquisitivo e bastante exigente. Desta forma, é muito importante fabricar e entregar produto de boa qualidade, para que os clientes cresçam cada vez mais e a marca deslanche no mercado.

O primeiro desafio lançado é sobre Planejamento e Controle de Qualidade necessário a uma organização para que garantam suas conformidades e especificações. Bens e serviços de alta qualidade podem dar a uma organização considerável vantagem competitiva. Boa qualidade reduz custos de retrabalho, refugo, reclamações e devoluções e o mais importante gera consumidores satisfeitos.

De acordo com o site administradores:

“Os Benefícios do controle de qualidade são visíveis qualidade estará em melhoria constante, o que aumenta a satisfação e confiabilidade dos clientes (internos e externos), conseqüentemente fortalece a imagem da empresa, pois você terá um produto ou serviço profundamente melhorado. Este é um dos fatores que garante que seus produtos ou serviços são seguros em termos de saúde do consumidor. E melhor reconhecimento que uma empresa pode ter é, sem dúvida, aquele que parte do cliente, especialmente quando ele volta satisfeito para consumir novamente seus produtos ou serviços. [...], é o cliente quem ajuda o prestador de serviços a aprimorar-se toda vez que o elogia sugere ou critica o serviço que experimenta. A gestão da qualidade também traz benefícios para os clientes internos (funcionários), pois com sua implantação há um aumento da capacidade de comunicação, melhor trabalho em equipe, proporciona melhoria no conforto e bem estar dos trabalhadores, menor risco de acidentes de trabalho, conseqüentemente os funcionários irão trabalhar mais motivados”.

O objetivo da utilização dessa ferramenta ocorre devido a um acentuado decréscimo de recursos desperdiçados, pois quanto mais cedo encontrar um defeito, menor será o custo da produção, a prevenção é mais barata que a detecção. Com isso há uma oportunidade de aumentar o lucro da empresa.

Num planejamento de qualidade e controle há 5 tipos de abordagens de qualidade que são divididas da seguinte maneira:

• Abordagem transcendental: vê a qualidade como um sinônimo de excelência inata, onde a qualidade é definida como absoluta.

• Abordagem baseada em manufatura: o produto corresponde às especificações e é livre de erros.

• Abordagem baseada no usuário: produto adequado ao seu propósito.

• Abordagem baseada em produtos: conjunto de características e atributos. Qualidade como uma variável precisa e mensurável.

• Abordagem baseada em valor: relação custo benefício. Auto grau de conformação a um custo aceitável.

As dimensões da qualidade tornam-se mais que simples sutilezas teóricas, passam a constituir a base do uso de qualidade como arma de concorrência.

A visão da operação em relação à qualidade é a conformidade consistente com as expectativas dos consumidores. E as qualidades das visões dos consumidores podem variar devido à expectativa pode ser diferente para cada consumidor, ou pode ser percebida por diferentes consumidores ou até mesmo pela força da imagem de um produto.

A conciliação da visão da operação e da visão dos consumidores é devido que na visão da operação o objetivo é satisfazer as expectativas dos consumidores com qualidade e os consumidores por sua vez, busca a satisfação e percebe a qualidade.

A qualidade pode ser definida como o grau de adequação entre as expectativas dos consumidores e a percepção deles nos produtos e serviços. E são divididas em 3:

• Qualidade pobre: é quando a expectativa for maior que a percepção do produto ou serviço.

• Qualidade alta ou boa: é quando a percepção do produto ou serviço for maior que a expectativa.

• Qualidade adequada ou aceitável: se a percepção do produto ou serviço atende a expectativa.

Para uma organização sair na frente é preciso driblar a concorrência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com