TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Do Ambiente Externo A Empresa

Ensaios: Analise Do Ambiente Externo A Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 6

Analise do Ambiente Externo a Empresa

CONCEITO DE AMBIENTE

É tudo que envolve a empresa e é tudo o que está além das fronteiras ou limites da organização. O ambiente é caracterizado por intensa competição, dificuldades econômicas, mudanças tecnológicas, incertezas sobre políticas governamentais e outros fatores que ameaçam o seu futuro.

A análise ambiental envolve o exame detalhado dos fatores do ambiente que podem impactar nas estratégias da empresa. Examinar o ambiente externo é muito importante, pois determinará os caminhos do plano de marketing e as decisões para o sucesso do negócio. Nesta análise, será considerado o macroambiente, ou seja, os aspectos econômicos, políticos, legais, tecnológicos, naturais e sociais do ambiente geral.

Citarei como exemplo o mercado da construção civil que está em expansão devido às diversas linhas de financiamento disponíveis e subsídios governamentais, e este crescimento é evidente no elevado número de empreendimentos existentes no mercado.

AMBIENTE ECONÔMICO

O componente econômico do ambiente indica como os recursos são distribuídos e usados dentro do ambiente.

Relativamente aos fatores econômicos, no mercado da construção civil, constata-se que o crescimento da economia tem impulsionado a construção civil, sobretudo, àquela voltada às classes mais baixas, o que tem demandado o desenvolvimento de novas matérias-primas que privilegiem o baixo custo e a durabilidade. Assim, a possibilidade de fazer uso de diversas matérias-primas (entre elas, o plástico transparente ou reciclado) tanto é reflexo deste crescimento, como pode ser fator relevante no desenvolvimento desse mercado, contribuindo ao final para a sustentabilidade e para a geração de empregos e renda.

AMBIENTE POLÍTICO E LEGAL

O componente político do ambiente compreende os elementos que estão relacionados à obrigação governamental.

O componente legal do ambiente geral consiste da legislação aprovada. Este componente descreve regras ou leis que todos os membros da sociedade devem seguir.

As leis e regulamentação podem influenciar diversos aspectos de uma organização, entre eles: embalagem do produto, política de preços, divulgação, relações trabalhistas, entre outros. Essas limitações legais devem ser vistas não só como uma limitação da empresa, mas ser também uma fonte de oportunidades, já que manter- se dentro das leis não só ajuda a evitar multas e processos, mas promove uma boa relação de confiança com os clientes.

Em relação ao ambiente político-legal qualquer alteração nesse meio afeta suas atividades, considerando o fato de que a empresa trabalha através de licitações públicas, e esses órgãos são regidos por normas governamentais.

AMBIENTE TECNOLÓGICO

O componente tecnológico do ambiente geral inclui novas abordagens para a produção de mercadorias e serviços: novos procedimentos e equipamentos.

Quanto a variável tecnológica, algumas empresas adotaram recentemente na parte administrativa o uso de um programa inovador chamado TOTVS, o qual fornece várias ferramentas, como relatórios imediatos o que proporciona uma análise da viabilidade de seus atuais negócios.

AMBIENTE NATURAL

O ambiente natural “envolve os recursos naturais disponíveis para a organização, ou ofertados por ela”. A capacidade de oferecer bens e serviços pode ser influenciada, por exemplo, pelo clima da região onde se encontra a indústria, ou a cidade onde se encontra o comércio.

Além disso, a organização pode também influenciar o ambiente natural, quando gasta ou repõe recursos, aumentando ou diminuindo a poluição.

A respeito da variável natural, existe na empresa uma preocupação com o meio ambiente, tendo um cuidado especial em todas as obras quanto a “sobras” de matéria prima. Para isso, busca não desperdiçar materiais e sempre que realiza um serviço, procura deixar o local limpo e sem resíduos que acarretariam em poluição.

AMBIENTE SOCIAL

O componente social do ambiente geral descreve as características da sociedade na qual a organização existe. É importante que os administradores lembrem-se de que, embora as mudanças nos atributos de uma sociedade possam ocorrer lenta ou rapidamente, inevitavelmente elas ocorrerão.

A empresa deve também estar atenta aos processos e mudanças sociais, analisando os valores, crenças e comportamentos de uma sociedade. Mudanças no ambiente social podem apresentar grandes desafios às empresas, principalmente em um mundo globalizado como hoje em dia.

No mercado da construção civil, para se descrever o ambiente social, é necessário analisar gráficos demográficos básicos. A demografia é o estudo das características de uma população humana, o que inclui, por exemplo: idade, índice de natalidade, índice de mortalidade, estado civil, instrução, etnia ou distribuição geográfica.

Não se deve dar importância apenas à análise de um único fator demográfico, mas considerar todo o conjunto de fatores que pode influenciar o ambiente social, por exemplo: não é suficiente saber apenas quantas pessoas se mudaram para São Paulo num determinado ano, você terá uma visão muito maior de identificar e atender necessidades básicas se souber quantas destas pessoas são aposentadas, pais e mães solteiros ou se estes possuem situação financeira estável o suficiente para investir num imóvel.

FORÇAS DA SOCIEDADE CIVIL

Sociedade Civil é uma expressão que indica o conjunto de organizações e instituições cívicas voluntárias que constituem os alicerces de uma sociedade em funcionamento, em oposição com estruturas que são ajudadas pelo Estado.

Estes são alguns exemplos de entidades da sociedade civil:

• Associações profissionais;

• Clubes cívicos;

• Clubes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com