TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise físico-química no leite

Projeto de pesquisa: Análise físico-química no leite. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 3

OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

A realização do estágio teve como objetivo ampliar os conhecimentos e habilidades adquiridos durante o curso Técnico em Química fazendo com que o estagiário adquira experiência laboratorial e profissional. Objetivou realizar as análises de matéria-prima e controle de qualidade segundo as normas de higiene e segurança em uma empresa da área de estudo.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Realizar análises físico-químicas no leite, a fim de certificar a qualidade do mesmo para a produção de queijo. Para manter as normas de qualidade, destacam-se as principais análises realizadas:

• Acidez do leite;

• Alizarol;

• Antibiótico;

• Crioscopia;

• Cloreto;

• Gordura, entre outras.

Realizar a lavagem correta das vidrarias quando necessário, fazer o preparo dos reagentes utilizados nas análises, solução de alizarol e o preparo de álcool 70%.

3 HISTÓRICO DA EMPRESA

O Laticínio São Leopoldo Alimentos, fundado no ano de 1993, na cidade de Iporã, situada no estado do Paraná, possuía o objetivo de produzir queijos para a cidade local. A produção contava com 4000 litros de leite/dia. Após certo tempo a empresa conquistou seu espaço, dominando grande parte da produção leiteira da região. A partir de então parte da produção de queijos passou a ser comercializada em cidades vizinhas.

Em 2005 a empresa efetua a compra de um posto de resfriamento, antigo Agrolat – Picnic, localizado em Agro Cafeeira, distrito de Matelândia. Forma-se uma unidade denominada São Leopoldo Alimentos LTDA. Inicialmente a captação contava com 20.000 litros de leite/dia, todo este leite recebido era armazenado em um silo de 25.000 litros, sendo transferido para a sede em Iporã.

Em agosto de 2008 inicia-se a fabricação de queijos tipo Mussarela e queijo Prato, tornando-se uma fábrica de laticínios. Atualmente a filial conta com 755 produtores cadastrados, distribuídos em 11 linhas da região, com captação diária de aproximadamente 110.000 litros de leite. A produção de queijos em Matelândia, conta com 30.000 litros de leite por dia, o restante do leite é transferido para Iporã. Já que a fábrica possui maior capacitação de produção contando com equipamentos avançados para a produção dos queijos mussarela, prato, coalho, provolone, parmesão, ricota, minas frescal, requeijão cremoso e também a manteiga.

A filial São Leopoldo em Matelândia visa a ampliação da sua estrutura para melhor acondicionamento e fluxo de processos, já contando com algumas modificações e expansão. Sua principal meta é o aumento da produção, essa que tem por objetivo a produção de 60.000 litros de leite/dia, além de expandir a sua gama de produtos, no ramo de bebidas fermentadas.

A empresa atende o mercado dos estados do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, promovendo a busca constante da qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com