TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila

Tese: Apostila. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Tese  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

 O que constitui um projeto?

Dentre as muitas diferentes definições, a adotada pelo PMI (Project Management Institute) o define em linhas gerais: “um esforço temporário empreendido para criar um produto ou serviço único”. Ainda pode-se citar: “um processo único que consiste em um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custos e recursos”. (ISO 10.006, 1997).

Em ambas as definições, dois conceitos principais estão intrínsecos:

a) Temporalidade  todo o projeto tem um começo e um fim determinados;

b) Unicidade ou singularidade o produto/serviço do projeto é, de algum modo, diferente de todos os similares feitos anteriormente.

Importante: temporalidade não significa curta duração. Embora o projeto acabe, seu produto e resultados perduram por um longo período. Como exemplo, cita-se o projeto de construção da usina de Itaipu: projeto realizado na década de 80, mas a usina (produto advindo deste projeto) continua a gerar eletricidade até hoje.

 Características dos projetos

Embora de curta, média ou longa duração os projetos apresentam determinadas características, a saber:

a) São empreendimentos independentes;

b) Possuem propósitos e objetivos distintos; e

c) São de duração limitada.

O trabalho em um projeto permanece separado das operações rotineiras, embora seu resultado possa ser uma contribuição direta ao plano de longo prazo.

Sabbag (1999 apud Carvalho 2006) propõe um Cubo de Incerteza, composto por três variáveis: complexidade, singularidade e objetivos precisos. Este modelo avalia e propõe estratégias de gerenciamentos distintas, dependendo do tipo de projeto. Projetos diferentes resultam em cubos diferentes. Por exemplo: um projeto de construção de uma estrada ou uma construção típica, normalmente apresenta alta estreiteza em relação aos objetivos, mas baixa complexidade e unicidade. Por outro lado, um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) ou de desenvolvimento de um novo software, ao contrário, podem se mostrar com alta unicidade e complexidade, mas envolvendo baixa estreiteza de objetivos.

Como projetos se caracterizam pela elaboração progressiva, de maneira geral, o escopo descrito no início do projeto vai se tornando mais explícito e detalhado, conforme o projeto se desenvolve, gerando uma maior compreensão de seus objetivos. Quanto maior a complexidade e incerteza do projeto, maior a dificuldade de gerar uma boa compreensão dos objetivos logo no processo de inicialização, deixando evidente o caráter de elaboração progressiva dos projetos.

Maximiano (1997 apud Carvalho 2006) aponta 4 grandes categorias como divisão de projetos, segundo a incerteza e a complexidade. Quanto maior o grau de desconhecimento, maior a incerteza e maior o risco associado. Já a complexidade pode ser avaliada através da multidisciplinaridade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com