TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arca De Noé

Pesquisas Acadêmicas: Arca De Noé. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  1.762 Visualizações

Página 1 de 3

Analisando o texto Arca de Noé, onde de acordo com o exposto o objetivo seria a construção de um barco, pode-se constatar que não houve êxito na conclusão do projeto pelos seguintes motivos:

A estrutura organizacional da empresa não estava clara; o presidente não utilizou-se da autoridade necessária, permitindo a outras pessoas tomar decisões que eram de sua responsabilidade, havia muitos cargos de chefia e pouca mão de obra, ou seja, a divisão do trabalho não foi a correta. Não houve, por parte da presidência, a devida preocupação em identificar o escopo, ou seja, a definição do caminho a ser seguido.

Não teve controle, não teve a investigação do motivo de cada falha. Os erros e falhas da empresa não foram reparados. Devido a falta de objetividade durante os processos seletivos, não foi possivel o recrutamento de mão-de-obra qualificada.

Houve falha no processo de comunicação, falta de clareza ao serem passadas as informações do objetivo e planos a serem seguidos para que a meta fosse atingida de forma precisa.

Para que houvesse o sucesso na finalização do projeto seria preciso adotar o Modelo funcional, onde se tem claramente dividida as áreas de conhecimento ou departamentos, e se define uma hierarquia clara nessas áreas. A necessidade básica seria a especialização, todos os níveis de execução se subordinariam funcionalmente aos seus correspondentes níveis de comando funcional.

Deixar claro o objetivo do projeto, para que os envolvidos entendam exatamente o que está para ser iniciado e a necessidade do projeto e o objetivo final.

Seria preciso adotar um planejamento estratégico, que, para ser eficaz precisa, passar por decisões tomadas afim de facilitar e viabilizar os processos de produção e andamento da empresa em todos os sentidos, para que esses não travem em determinados pontos, causando assim um atraso que pode ser fatal para uma organização. Planejamento Estratégico seria o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas (MAXIMIANO, 2006).

O planejamento estratégico prevê o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Este é crucial para o sucesso da organização, e a responsabilidade deste planejamento assenta sobretudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário tomar.

Existe também a importância do controle em uma organização; uma das funções que compõem o processo administrativo. A função controlar consiste em averiguar se as atividades efetivas estão de acordo com as atividades e seus projetos originais, que foram planejadas. Oliveira (2005, p. 427) explica que controlar é comparar o resultado das ações, com padrões previamente estabelecidos, com a finalidade de corrigi-las se necessário.

contratações de mão de obra adequada, análise de matéria prima.

Analisar o cenário da empresa e estudar pontos fortes e fracos, possibilitando corrigir as falhas, antes que elas alcance niveis críticos e irreversíveis.

Organizar reuniões periódicas, como comunicação sem margem para duvidas.

Fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com