TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As vantagens e desafios do profissional que se lança como freelancer

Seminário: As vantagens e desafios do profissional que se lança como freelancer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Seminário  •  1.890 Palavras (8 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 8

As vantagens e desafios do profissional que se lança como freelancer

Este artigo foi encomendado pelo Jornal A Tarde e parte dele foi publicado no caderno de Empregos & Negócios na edição de hoje (04/11/12) e aborda as vantagens e desafios do profissional que optou pela carreira de freelancer.

Indiara Oliveira, 4 de novembro de 2012

inShare

A dificuldade de se inserir ou reinserir no mercado de trabalho como celetista, o sonho de ser dono do próprio nariz aumentando seus ganhos com rendas extras e fazer o que gosta tendo flexibilidade de horários são os principais fatores que levam profissionais a vislumbrarem a possibilidade de se tornarem freelancer (profissionais de contratações esporádicas).

Entretanto, estar atento a todos os desafios em torno disso é o primeiro passo para uma carreira autônoma bem sucedida. É preciso saber lidar com diversas particularidades que impactam diretamente na rotina deste profissional como oscilações do mercado e a gestão do próprio tempo.

Como freela (terminologia usualmente utilizada), é importante que o profissional forme um bom network. Ser criativo e diverso dentro de sua área de atuação, oferecendo um serviço diferenciado com soluções inovadoras, também é muito importante e o destacará diante dos concorrentes. E todos esses cuidados, além de um bom planejamento financeiro, oferecerá o background que lhe dará tranquilidade nos primeiros momentos desta migração e nos períodos de menor fluxo de trabalho.

Vantagens

Obviamente que abrir mão da segurança de um emprego formal, ainda que não tão estável e optando por esta modalidade de carreira o profissional terá suas vantagens. São muitos os benefícios associados, e aqui destaco alguns:

Ser seu próprio chefe – Não ter que bater cartão é o sonho almejado por muitos. Não ter que se submeter a uma relação hierarquizada é uma das principais vantagens visualizadas pelo profissional que avalia a possibilidade de se tornar um freelancer. Não ter que prestar contas e dar satisfação de tudo que faz é o que há de mais tentador neste tipo de carreira.

Flexibilidade de horário – Muito se engana quem acha que ser freelancer é trabalhar menos ou ter mais tempo livre. Muitas vezes, é quando mais se trabalha para dar conta de todos os trabalhos num bom padrão de qualidade e no prazo. E isso implica, não raro, em trabalhar em horários nunca antes trabalhados quando vinculado formalmente a uma empresa. Saber fazer a gestão do próprio tempo é um dos grandes desafios desse profissional. Se o seu tempo não for muito bem planejado, isso que seria uma vantagem, passa a desvantagem num piscar de olhos e o que seria o melhor dos mundos, vira um caos.

Decidir quanto quer ganhar – O profissional que reconhece em si um grande potencial e se percebe pouco valorizado num emprego formal, vê, como freelancer a possibilidade de receber pelo que vale. Como freela, tem a liberdade de formar seu preço e oferecer para o mercado um serviço justamente remunerado. Porém, vale ressaltar que se não estiver alinhado com o que tem sito praticado no mercado, poderá perder espaço e ter dificuldade de alavancar novos trabalhos. E fique atento, o freela recebe pelo que trabalha, na proporção direta do que produz. Nada de corpo mole se quiser resultados cada vez mais rentáveis.

Fazer o que ama – Logicamente ninguém se porá a trabalhar livremente naquilo que não gosta. Ao trabalhar por conta própria o profissional poderá optar por aquilo com que tem maior afinidade, habilidade e competência.

Trabalhar em locais variados – Nada impede de um profissional liberal realizar seu trabalho cada dia num local diferente. Com a facilidade do notebook, por exemplo, é possível se trabalhar em locais diferentes todos os dias. Algumas pessoas sentem dificuldade e se entediam facilmente frequentando o mesmo escritório, a mesma sala, vendo as mesmas pessoas todos os dias, e como freelancer este seria um problema resolvido.

Escolher clientes – Se é dono do seu negócio, você atende quem quiser. Diferente de uma empresa que, como empregado, teria de submeter-se a todo tipo de cliente. Mas atenção, enquanto não houver um bom lastro e uma boa carteira de clientes, não seja tão seletivo.

Férias quando quiser – Optando por ser freelancer você decide quando sairá de férias e decide sozinho, não haverá chefe para concordar ou não. Se decidir sair de férias o mês todinho, vai. E se der vontade de mais um mês, vai também. A decisão é sua. Mas cuidado o freela recebe pelo que trabalha e ausências prolongadas implicam em menor produtividade. Quem não é visto, não é lembrado, muito tempo ausente pode provocar o indesejável esquecimento por parte do mercado, e aí será necessário um novo esforço para reconquistar o espaço perdido.

Desafios

Em todas as áreas de atuação, independente da modalidade de prestação de serviço, o profissional sempre se verá diante de desafios a serem vencidos. Com o freelancer não é diferente. Quando decidir se aventurar neste universo o profissional deverá estar atento a tudo que terá como desafios. É claro que trabalhar por conta própria além das vantagens, lhe colocará de frente com a necessidade de muito trabalho duro e principalmente muita disciplina. Destaco, portanto, alguns desafios com os quais o freelancer se deparará em seu dia a dia.

Enfrentar os primeiros meses – Estar preparado para este desafio é um dos principais pré-requisitos para um começo tranquilo e ponderado. Esta estrutura lhe dará tranquilidade até encontrar os clientes que deseja. Ter de promover o próprio nome e passar meses provando que é um bom profissional, submetendo-se até a trabalho pouco remunerado demanda de tempo, paciência e sabedoria. Esteja atento ao planejamento, inclusive financeiro, pois sem isso, tudo será muito mais difícil.

Estudar e atualizar-se – É lamentável pensar num profissional que não esteja altamente conectado com o mundo que lhe rodeia. Seja em sua área e atuação, seja nos mais diversos assuntos. Entender de gestão e economia, técnica de vendas e oratória entre outras coisas é o grande diferencial desse profissional que quer conquistar espaço trabalhando sozinho.

Trabalhar duro – Não se engane, ser freelancer não é mais fácil do que ser empregado. Talvez você tenha que trabalhar até mais para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com