TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade

Trabalho Escolar: Atividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2014  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  884 Visualizações

Página 1 de 7

PERGUNTA 1

Na abordagem da internacionalização e diversificação em produtos e mercados, a firma é considerada um conjunto de recursos e a internacionalização passa a representar uma nova maneira de alocação dos mesmos recursos. A internacionalização pode ser entendida como uma maneira de consolidar as capacitações de uma firma, por meio da utilização dos recursos para a diversificação dos produtos e dos mercados. Assim, a diversificação pode ser realizada por três aspectos. A respeito da abordagem de internacionalização e produtos e mercados é INCORRETO afirmar que:

a.

Em virtude da globalização há uma interdependência entre as economias dos países e os mecanismos que afetam esta interdependência são os que influenciam os termos de troca e podem ser: renda, taxa de juros e taxa de câmbio.

b.

Em relação a aquisição de empresas no exterior há contribuição para a participação em processos de desenvolvimento de inovações relacionados aos produtos e para a criação de novas bases tecnológicas e competências.

c.

A abordagem de internacionalização envolve o desenvolvimento de pesquisas industriais, com investigação de novas propriedades de materiais e máquinas utilizadas nos processos de produção.

d.

Há oportunidades na aquisição de empresas porque permite que uma firma assuma a produção de novos produtos porque os processos de aquisição favorecem o acesso a uma equipe de funcionários com conhecimentos administrativos e técnicos já experimentados, o que beneficia o estabelecimento da firma em novo campo de atuação.

e.

Há oportunidade no desenvolvimento e manutenção de uma base tecnológica, ou seja, a presença da competência tecnológica é fundamental, mesmo em casos de firmas que já conquistaram posições de mercado importantes.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

O modelo de Uppsala tem como principal característica a análise dos processos de internacionalização das empresas, a partir de aspectos organizacionais, no qual a firma é a unidade de análise. O principal aspecto que diferencia essa teoria das demais é que seus autores consideram que a internacionalização de atividades não está baseada apenas na produção no exterior. Assim, a exportação também é considerada uma forma de internacionalização. Vamos lembrar que as teorias anteriores só consideram internacionais as empresas que desenvolvem atividades de produção no exterior. Johanson e Vahlne (1977) partiram da consideração de que os estudos desenvolvidos até então sobre internacionalização tratavam o tema como um processo cuja evolução estava relacionada ao maior envolvimento internacional conquistado pela firma. A respeito do modelo de Uppsala ilustrado na figura é correto afirmar que:

I. A empresa aumenta seu “conhecimento sobre um mercado” no exterior, toma a decisão de investimento por meio de uma “atividade” como as exportações, quanto mais a empresa exportar para este mercado, maior será seu “conhecimento sobre o mercado”, portanto, a empresa tende a comprometer-se cada vez mais com esse mercado externo.

II. O ponto inicial considerado no modelo é de que o estado do processo de internacionalização atual é um fator importante para explicar os próximos passos. Como estado atual, são considerados os recursos empregados em mercados estrangeiros (comprometimento com o mercado) e o conhecimento sobre os mercados internacionais e operações (conhecimento sobre o mercado).

III. Os aspectos que apresentam mudanças são as decisões ligadas ao comprometimento de recursos (decisões de comprometimento) e as atividades comerciais realizadas atualmente (atividades correntes). A figura1 representa como estes aspectos se relacionam.

Assinale a alternativa correta quanto ao modelo de Uppsala ilustrado na figura.

a.

Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

b.

Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

c.

Apenas a afirmativas III está correta.

d.

Apenas a afirmativa I está correta.

e.

Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

Leia a notícia a seguir sobre a Brasil Foods e responda a questão abaixo:

BRF vai construir fábrica no Oriente Médio – Fonte: Folha de São Paulo em 11/08/2011

Investimento inicial será de US$ 120 milhões; planta terá capacidade de produção de 80.000 toneladas ano e é a maior da companhia fora do Brasil

Após um ano tentando fechar uma aquisição no Oriente Médio, a Brasil Foods (BRF) anunciou, nesta quinta-feira (11/8), a construção de uma unidade industrial na região. A unidade é a maior da companhia fora do Brasil.“Não encontramos nada que se adequasse ao nosso perfil, por isso decidimos investir em uma unidade na região", afirmou José Antonio Fay, presidente da companhia, nesta quinta-feira(11/8), em coletiva com a imprensa.

Os investimentos iniciais previstos totalizam 120 milhões de dólares. A fábrica é a quarta da BRF fora do país e terá capacidade inicial de produção de 80.000 toneladas ano, com possibilidade de expansão. "Todos os investimentos serão feitos com recursos próprios e a produção deve se iniciar no final do próximo ano", disse Fay. A ideia é mandar matéria-prima daqui e processar com temperos característicos da região. Os produtos produzidos na região serão empanados, hambúrgueres, pizzas e marinados. Ainda sem local definido, a fábrica deve ser instalada dentro dos Emirados Árabes. Segundo a companhia, a construção da fábrica faz parte da estratégia de internacionalização da BRF.

A partir da leitura do texto, é possível afirmar que:

a.

A Teoria conhecida como “Custos de Transação” é a melhor abordagem para analisar esse caso. A empresa está em busca da padronização completa de seus produtos, estando na fase III do ciclo de vida dos produtos.

b.

O caso da BRF pode ser melhor explicado a partir da teoria do Modelo de Uppsala. A empresa optou pela produção no Oriente Médio como forma de proteger a marca.

c.

A teoria definida como “Ciclo de Vida do Produto” deve ser considerada na análise desse caso, pois a empresa tem como objetivo a produção em países com baixos custos de produção, já na fase de maturidade de seus produtos.

d.

O caso da BRF pode ser melhor explicado se considerarmos os pressupostos do modelo OLI. A empresa está em busca de vantagens de localização de mercados no Oriente Médio.

e.

A teoria definida como “Poder de Mercado” é a que melhor explica o caso dessa empresa já que a construção da unidade no exterior é uma forma de reduzir a distância psíquica entre os países.

0,2 pontos

PERGUNTA 4

Nas dimensões da internacionalização e a mundialização, o processo de internacionalização passa a ser analisado a partir da consideração de quatro dimensões. De maneira diferente quando comparado à maioria das abordagens clássicas, o conceito desenvolvido por Chesnais (1996) considera as atividades de exportação de uma firma como uma das dimensões da internacionalização.

“É a partir do movimento do capital produtivo que se deve pensar as relações recíprocas que se estabelecem entre as três modalidades principais de internacionalização. É esse movimento que comanda a criação de valor e de riqueza. É evidente que produção e circulação (ou produção e comercialização) estão estreitamente ligadas, e, consequentemente, a produção e o comércio exterior”. (CHESNAIS, 1996, p. 52)

Assinale a alternativa correta quanto às três dimensões consideradas por Chesnais (1996) ao analisar o processo de internacionalização de empresas.

a.

As três dimensões são o intercâmbio político, o investimento produtivo no exterior e os fluxos de capital monetário, ou capital financeiro.

b.

As três dimensões são o intercâmbio comercial, o investimento produtivo no exterior e os fluxos de capital monetário, ou capital financeiro.

c.

As três dimensões são o intercâmbio social, o investimento produtivo no exterior e os fluxos de capital monetário, ou capital financeiro.

d.

As três dimensões são o intercâmbio cultural, o investimento produtivo no exterior e os fluxos de capital monetário, ou capital financeiro.

e.

As três dimensões são o intercâmbio comercial, o investimento nas questões voltadas à sustentabilidade e os fluxos de capital monetário, ou capital financeiro.

0,2 pontos

PERGUNTA 5

As informações a seguir tratam do processo de internacionalização da Empresa Marcopolo.

É uma empresa gaúcha, fabricante de ônibus e carrocerias, presente hoje em nove países. Fechou o ano de 2007 com receita líquida de R$2,12 bilhões, expansão de 21,6% sobre 2006 e com produção internacional de 17.890 unidades. A direção da empresa comunicou à imprensa em fevereiro de 2008 uma mudança de estratégia, guiada pela “diminuição das exportações de kits para a montagem das unidades fora do Brasil que passam a buscar em seus

Mercados locais peças e partes para os veículos, iniciando um processo de global-sourcing”. Esse fato representou a busca pela nacionalização da produção nos países em que a Marcopolo já atua.

Partindo desse texto, é correto afirmar que:

a.

A contratação de fornecedores é uma forma de reduzir a distância psíquica que envolve as atividades no exterior.

b.

A subcontratação é muito comum em transações que envolvem ativos muito específicos de alto valor agregado.

c.

A busca por fornecedores locais é uma maneira de padronizar a produção, dificultando o controle da operação.

d.

Os fornecedores locais reduzem a racionalidade limitada das empresas.

e.

A empresa decidiu pela contratação de fornecedores como forma de reduzir os custos de transação que envolvem as operações no exterior.

0,2 pontos

Clique em Salvar e Enviar para salvar e enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas.

...

Baixar como  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »