TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 8 - Empreendedorismo UAM

Trabalho Universitário: Atividade 8 - Empreendedorismo UAM. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  4.928 Palavras (20 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 20

UNIDADE 1

rreta: c. Motivação

Feedback da resposta: A motivação pode ser entendida como o ponto de partida para a execução de todas as atividades que uma pessoa deseja realizar. Ela é capaz de gerar a energia capaz de dar andamento a um projeto maior. Pode-se dizer que, sem motivação, um projeto se torna muito mais difícil de ser realizado.

Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Correta

“Até 2005, apenas 2,9% das empresas brasileiras tinham 30 anos de atuação ou mais. Ainda em 2005, surgiram 792 mil novos negócios no Brasil, mas foram extintos 544 mil. Por outro lado, o número das microempresas na economia brasileira é considerável. As empresas com até quatro pessoas representam 83% do total. Quando somadas aos negócios com número de funcionários entre cinco e 19, esse percentual aumenta para 96,9%” (Revista Ensino Superior – março de 2008).

O Empreendedorismo é estimulado ou impulsionado por fatores positivos e negativos. No caso do Empreendedorismo de Necessidade, este estímulo não se caracteriza e justifica por:

Resposta

Resposta Selecionada: c. Surgimento de alguma nova demanda por serviços ou produtos, no mercado.

Resposta Correta: c. Surgimento de alguma nova demanda por serviços ou produtos, no mercado.

Feedback da resposta: A alternativa correta é:Surgimento de alguma nova demanda por serviços ou produtos, no mercado.

O Empreendedorismo de Necessidade é caracterizado por uma questão de sobrevivência da pessoa que teve suas condições de sustento alteradas por alguma eventualidade. Neste caso, o surgimento de uma nova demanda no mercado é um fator positivo, não ligado a uma piora das condições gerais de sustento da pessoa. Daí ser esta a alternativa correta.

Pergunta 5

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Apenas preencher um plano estratégico de negócios com os dados colhidos das mais diversas formas, como através da Internet, órgãos governamentais, associações comerciais etc., não basta. Existem parâmetros igualmente importantes, além destes passos básicos e estratégicos, como a identificação de características técnicas sobre o negócio, a realização de simulações e processos de comercialização de produtos e serviços e seus resultados analisados através de demonstrativos de resultados e fluxos de caixas. Para conseguir cumprir as necessidades dos controles empresariais, o empreendedor deve visualizar e analisar os processos de relação com o cliente, contemplando o atendimento, análises internas como cadastro, estoque e a área financeira (custos, margens e preço de venda), fluxo de caixa, seguindo posteriormente para a expedição e entrega do produto e serviço.

Estas considerações reforçam um dos aspectos essenciais para a criação de novos negócios, a saber:

Resposta

Resposta Selecionada: d. Conhecimento

Resposta Correta: d. Conhecimento

Feedback da resposta: A alternativa correta é: Conhecimento.

Todos os aspectos destacados no texto reforçam a necessidade de um cuidadoso trabalho de pesquisa e entendimento profundo do negócio que cada pessoa deseja desenvolver, isto é, conhecimento do que se deseja realizar.

UNIDADE 2

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Uma grande indústria têxtil transferiu suas instalações para a Bahia, em função de forte incentivo fiscal oferecido pelo governo local, para a transferência de sua fábrica para lá. Menos de um ano depois, estava de volta. A distância dos centros de fornecimento de matéria-prima e os custos do frete do produto final para os centros de consumo mais que superaram as vantagens inicialmente oferecidas, tornando o projeto um perfeito desastre. Fica claro, neste exemplo real, a falta de planejamento no que diz respeito a:

Resposta

Resposta Selecionada: d. Localização e infraestrutura.

Resposta Correta: d. Localização e infraestrutura.

Feedback da resposta: A alternativa correta é: Localização e infraestrutura.

De fato, a facilidade de acesso, segurança e, sobretudo, se a região é estratégica para o seu negócio são fatores que devem ser previstos na hora de se definir a localização do empreendimento. As escolhas da localização e da infraestrutura são essenciais para o sucesso do negócio. No exemplo, as vantagens fiscais foram atrativas a ponto de distraírem os gestores e não lhes permitirem ver todas as desvantagens existentes noutras áreas a serem considerados no plano geral da mudança.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Correta

“Um volume significativo de pequenos empreendedores arrisca todo o dinheiro que recebe de suas rescisões trabalhistas, incluindo o FGTS, e muitas vezes uma parte do patrimônio, sem qualquer estudo ou avaliação mais cuidadosa dos negócios que estão iniciando. O empreendedor, mesmo de uma pequena loja, terá custos para abrir e para fechar, e não serão poucos, consumindo boa parte de suas economias”. Folha da Região – Araçatuba, 14 de janeiro de 2008.

É sabido que de cada três empresas formadas, duas fechavam suas portas em até cinco anos, sobretudo as pequenas e microempresas. Entre os fatores sob controle dos empreendedores, que justificam tais resultados está a:

Resposta

Resposta Selecionada: d. Falta de planejamento gerencial.

Resposta Correta: d. Falta de planejamento gerencial.

Feedback da resposta: A alternativa correta é:Falta de planejamento gerencial.

Apenas o planejamento gerencial e as políticas de gestão estão sob controle dos empreendedores. E é a falta de planejamento, ou o planejamento mal feito, que interfere negativamente no sucesso das organizações.

Pergunta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com