TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Atividade 5 UAM

Casos: Economia Atividade 5 UAM. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 6

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Há 3 abordagens metodológicas para o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) são elas: ótica da produção, ótica da renda e ótica das despesas.  A ótica da renda consiste na análise dos fatores que recebem remuneração para produzir o produto total. Vimos que o total do produto pode ser calculado computando-se as despesas de cada setor e, como as despesas de um setor constituem renda para outro, o valor total do produto pode ser analisado computando-se a renda de todos os setores da economia. A renda pode ser observada pela remuneração dos fatores de produção. Identifique entre as alternativas abaixo aquela que apresenta apenas as nomenclaturas que são formas de remuneração.

Resposta Selecionada:

b. 

Salários, Juros, Lucros e Aluguéis.

Resposta Correta:

b. 

Salários, Juros, Lucros e Aluguéis.

Feedback da resposta:

A ótica da renda consiste na análise dos fatores que recebem para produzir o produto total. Vimos que o total do produto pode ser calculado computando-se as despesas de cada setor e, como as despesas de um setor constituem renda para outro, o valor total do produto pode ser analisado computando-se a renda de todos os setores da economia. A renda pode ser observada pela remuneração dos fatores de produção. Assim:

Salários (S) = remuneração do trabalho (incluindo os benefícios sociais, contribuições para o serviço social e as aposentadorias)

Juros (J) = remuneração do proprietário do capital financeiro

Lucros (L) = remuneração da capacidade empresarial (ganho das empresas e a renda de seus proprietários)

Aluguéis (A) = renda da cessão do uso de propriedade (terra, lojas, residências, fazendas etc).

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Um determinado país para conhecer a sua produtividade, e consequentemente seu grau de crescimento, e fazer uma análise comparativa entre dois períodos necessita verificar se a quantidade de produtos/serviços produzidos aumentou, ou não, de um período para o outro. Esse volume de produção recebe o nome de Produto Interno Bruto (PIB), portanto, o PIB de um país representa o valor monetário de todos os bens e serviços finais produzidos para o mercado em um período de tempo, normalmente um ano, dentro das fronteiras de um país. Os produtos que poderiam entrar na somatória do PIB para o ano atual são:

Resposta Selecionada:

a. 

Produtos agrícolas – Exemplo: laranjas; Bens Industrializados – Exemplo: vestuário; Serviços – Exemplo: Cabeleireiros.

Resposta Correta:

a. 

Produtos agrícolas – Exemplo: laranjas; Bens Industrializados – Exemplo: vestuário; Serviços – Exemplo: Cabeleireiros.

Feedback da resposta:

Para medir a produção total, os economistas combinam em uma única medida de produção as quantidades de produtos agrícolas (como laranjas, trigo, feijão etc), de bens industrializados (como vestuário, bolas de futebol, eletrodomésticos, automóveis, etc) e os serviços (cabeleireiros, faxinas, serviços médicos, etc). Esta medida é relevante, pois além de refletir o nível de produção de um país, permite avaliar seu grau de crescimento, ao comparar a produção de dois períodos. Esta medida é o PIB – Produto Interno Bruto. 

No PIB computa-se apenas os bens e serviços produzidos. Assim compras de terrenos e de ativos financeiros como ações e títulos não são incluídos, pois são um direito de propriedade e de recebimento futuro, mas não representam bens e serviços. Também não entram no cálculo do PIB compras de segunda mão (como automóveis usados, por exemplo), uma vez que já foram produzidos em períodos anteriores e computados no cálculo quando da primeira venda.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

As análises macroeconômicas permitem que os governos definam importantes indicadores como as metas da taxa de juros, da taxa de inflação, das contas do governo, com a finalidade maior de projetar o progresso da economia através do seu crescimento e dos benefícios à sociedade do país. (Ramalho 2004a, p01). Em reportagem de 06/08/2010 do Jornal Valor Econômico o Ministro da Fazenda Guido Mantega disse: “que o Brasil não pode permitir exageros na valorização do Real ante as moedas estrangeiras. Segundo o ministro, a desvalorização das moedas de países desenvolvidos tem trazido uma desvantagem comercial muito grande para o Brasil....”

Leia mais: http://www.valoronline.com.br/?online/geral/20/6420849/brasil-nao-pode-permitir-exageros-na-valorizacao-do-real,-diz-mantega#ixzz0vvq1SO7cAssim é possível afirmar que:I- Quando um país aumenta suas exportações em relação aos anos anteriores ele também está aumentando o seu Produto Interno Bruto (PIB); 

II- Quando a taxa de câmbio de um país está valorizada em relação aos outros países, seus produtos e serviços ficarão mais caros, podendo afetar negativamente as vendas externas e assim diminuir o crescimento do PIB;

III- O Produto Nacional Bruto (PNB) representa a produção realizada apenas por empresas nacionais, logo, as importações  não afetam o PNB. 

Resposta Selecionada:

e. 

As alternativas I, II e III estão corretas.

Resposta Correta:

e. 

As alternativas I, II e III estão corretas.

Feedback da resposta:

O PIB de um país representa o valor monetário de todos os bens e serviços finais produzidos para o mercado em um período de tempo, normalmente um ano, dentro das fronteiras de um país. Já o PNB representa a produção realizada apenas por nacionais. A diferença entre eles é denominada de Renda Líquida Enviada ao Exterior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com