TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Supervidade Gestão de Serviços

Por:   •  5/7/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE SUPERVISIONADA

[pic 1]

GESTÃO DE SERVIÇOS

Professora Patrícia Bonfim

Turma: 123

Alunos:

Antônia Eliane  

 Débora Freitas

Gilberto Nascimento

Jeniffer Nunes

Leandro Apolinário

Maria Clarice Santos

Sabrina Saraiva

Tatiane Barbosa

TEMA: DEMANDA MAIOR QUE A OFERTA

[pic 2]

Descrição da situação:

Na década de 1990 os salões utilizavam as químicas alisantes para cabelos crespos sem qualificação de profissionais para tratamento de cabelos deste segmento, poucos produtos e salões que tinham a intenção de tornar os cabelos cacheados não davam naturalidade e um resultado esperado.

 Nesta época Heloísa Helena decide criar uma formula para cabelos crespos que os deixasse com cachos definidos e um aspecto natural, servido de cobaia  ela e seu irmão Rogerio consegue identifica o resultado.  Abrindo o seu 1º salão no Bairro da Muda, na tijuca.

Com o crescimento da demanda em 1995 viu a necessidade de criar uma equipe maior com habilidades em suas técnicas, pois na época o treinamento não existia e a mão de obra era escassa.

A implantação do plano Real no governo Itamar teve como consequência o fim da inflação e dos impostos inflacionários, com isso houve uma melhora na renda sem precedentes para as classes mais baixas. O papel da mulher vem crescendo economicamente nos últimos anos tornando o ramo da beleza mais competitivo.

Em 1995 são abertas as filiais em Duque de Caxias e Jacarepaguá, na tentativa de dividir a demanda do serviço. Em 2001 o instituto da Tijuca é transferido para Rua Barão Mesquita e é inaugurado em Niterói.

Entre 2006 e 2012 foram inauguradas respectivamente os institutos de Campo Grande, Madureira, Ipanema, Nova Iguaçu, Salvador/BA, Serra/ES e Vitória/ES  no intuito de diminuir a demanda de espera no atendimento.

Momento do mercado:

Com o crescimento pelo serviço de beleza, a procura de um tratamento específico e centralizado fez com que a empresa investisse em mais produtos e mão de obra padrão, se tornando a pioneira em tratamento de cabelos crespos e ondulados.

Descrição atual:

Com aumento na procura do serviço padrão para tratamento de cabelo crespo a demanda pelo atendimento é o fator determinado para ampliação de sua rede de salões, pois com o número atual de institutos aberto o tempo de espera  de 12 horas no sábados quando os institutos recebem caravanas de outros estados, causando uma certa insatisfação dos clientes.

Posicionamento:

A empresa identificando a necessidade de expansão dos institutos fez uma pesquisa com dados de clientes que vinham em caravanas de diversos estados para identificar qual seriam os locais no Brasil que deveriam ser dado uma prioridade na inauguração dos institutos.

Resultado financeiro:

Para que houvesse uma ampla expansão em sua rede, seria necessário um investimento iniciando a parceria com a GP Investments com a compra de 30% das participações, num momento em que o aumento do padrão de vida no país aumenta a demanda por serviços relacionados à beleza.

Analise SWOT:

Ameaças:

Salões que possuam os mesmos serviços com preços mais acessíveis

Crescimento do número de salões especializados em cabelos crespos e ondulados na região.

Surgimento de concorrentes com o mesmo tipo de serviço, voltado para o mesmo público, porém com preços ainda mais acessíveis.

Limitação financeira das clientes.

Demora no tempo do atendimento, pois a cliente passa por diversos profissionais durante o processo.

Perda da qualidade do trabalho em função da padronização do processo

Perda do controle de qualidade do trabalho por possuir muitas filiais;

Como todos os colaboradores passam por um treinamento, podem sair do Beleza Natural e abrirem seu próprio salão.

Colaboradores desmotivados em virtude de executarem sempre as mesmas funções.

Oportunidades

Implementação de ferramentas de marketing pessoal que visam fidelização dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (65.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com