TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade V

Monografias: Atividade V. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/7/2014  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  486 Visualizações

UNIDADE V - ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM

1) Tome como exemplo uma das Organizações pesquisadas na Unidade I e defina: sua estrutura formal, como hierarquia e linhas de comando. Da mesma forma, defina a organização e departamentalização, indicando se as mesmas possuem uma estrutura de poder mais centralizado ou mais descentralizado.

A estrutura formal é baseada na divisão do trabalho, da especialização, da hierarquia e da responsabilidade. Ela é planejada e formalmente representada, em alguns aspectos, pelo organograma, diferentemente da estrutura informal.

O organograma envolve a definição básica da estrutura organizacional, e como a tarefa empresarial será dividida e atribuída entre departamentos, divisões, unidades, equipes e cargos. O desenho Organizacional é o retrato da estrutura que define os órgãos, níveis, atribuição e responsabilidades necessárias à dinâmica da organização.

Esse organograma possui quatros requisitos básicos:

 Mecanismos de decisão (estrutura básica) divisão do trabalho;

 Mecanismo de Operação  regras e regulamentos;

 Mecanismo de decisão  hierarquia de autoridade;

 Mecanismo de Coordenação  se trata da integração.

As principais características da organização estudada são:

 Diferenciação: está relacionado ao grau de heterogeneidade e complexidade organizacional, sendo o fator que torna a organização alta (níveis hierárquicos) ou achatada (orgão, departamentos).

 Formalização: técnica administrativa que se fundamenta na determinação de "como", "quando", e "por quem" cada tarefa deve ser feita. Quanto maior o grau de formalização maior é o grau de burocracia, mecanicismo e de rotina da atividade.

 Centralização: consiste na distribuição da autoridade dentro da organização;

Integração: coordenação e integração das atividades entre as hierarquias.

...