TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade econômica

Tese: Atividade econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  Tese  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 5

PASSO 1

Profissionalmente – Habilidade no que exerce, não se considera profissional quem faz tarefas esporadicas, também não considera empresário quem organiza fatores de produção no exercício de sua atividade empresarial.

Atividade econômica – atividade que gera rotatividade econômica, não necessitando de somente lucros, atividades que são geradas dentro da economia de um país.

Atividade organizada – empresários conjuga quatro fatores de produção: capital, mao de obra ensinos e tecnologia,para a produção de bens ou bons serviços.

PASSO 2

É necessário o registrar de uma empresa , o Código Civil fala da inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.

Existe circunstância que se considera como antecedente necessário de outra, fundamentais ao exercícios de atividades empresarial.

O primeiro é a respeito a capacidade, onde todo homem é capaz de direitos e deveres, para que adquira capacidade,como informa o código civil devera ter mais de 18 anos,no caso da incapacidade existem duas formas previstas no código Civil:que é menor absolutamente incapaz e a menor relativamente incapaz, se enquadram os menores de 16 anos , e na segunda se enquadram os menores de 18 anos e maiores de 16 anos, porém ambos casos emancipação o menor poderá adquirir sua maioridade civil, sendo assim comerciar .

A independência poderá ser conquistada através do casamento, com o consenso dos pais, pelo exercício em emprego público efetivo, pela formação de um curso superior , pelo estabelecimento civil ou comercial, tendo o menos sua vida financeira própria.

A teoria de empresa não acaba com a separação trazida pelo código naploleônico. Ela altera o campo de delimitação do Direito Comercial, ampliando-o, portanto, a separação da atividade comercial da atividade civil anda persiste.

No Código Civil de 2002,algumas atividades econômicas continuam excluidas da disciplina empresarial., sendo assim quem as exerce não pode requerer a recuperação judicial ou falir,quem exerce profissão intelectual como: de natureza cientifica, literária ou artística não é considerado empresario.

É preciso e necessário registrar a empresa , , o Código Civil fala da inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.

Como deve ser feito a inscrição do empresario :

I – o seu nome, nacionalidade, domicílio, estado civil e, se casado, o regime de bens;

II – a firma, com a respectiva assinatura autógrafa;

III – o capital;

IV – o objetivo e a se da empresa.

Esse Registro tem como objetivo assegurar "todos os direitos" dos empregados e consumidores, além, estar legalmente formalizada e com isso possibilidade de pleitear crédito e financiamento na praça.

PASSO 3

qual o conceito de empresário?

Considera-se conceito de empresário, quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços.

Quem a legislação não considera empresário?

Aquele que exerce profissão intelectual, natureza cientifica, literaria ou artistica, mesmo se contar com auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento da empresa (paragrafo único artigo 966)

cite cinco caracteristicas do empresario:

busca oportunidades e toma a iniciativa,

corre riscos calculados,

exige qualidade e eficiencia,

é presente,

tem comprometimento.

Quais são os presupostos fundamentais ao exercício de atividade empresarial,

- utiliza estratégias deliberadas, para influenciar ou persuledir pessoas,

- Trabalha com pessoas chave na posição de agentes para atingir os objetivos,

- agir para para desenvolver e manter relações comerciais.

O que é uma empresa?

É um conjunto de meios tecnicos, humanos e financeiros, organizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com