TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Trabalho Escolar: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2013  •  3.610 Palavras (15 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 15

1 - METODO DE CUSTEIO ABSORÇÃO

Definição :

Custeio por Absorção (também chamado “custeio integral) que é um processo de apuração de custos, que tem como objetivo ratear todos os seus elementos (fixos ou variáveis) em cada fase da produção. Logo um custo é absorvido quando for atribuído a um produto ou unidade de produção, assim cada unidade ou produto receberá sua parcela no custo até que o valor aplicado seja totalmente absorvido pelo Custo dos Produtos Vendidos ou pelos Estoques Finais, Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.

Princípio

Com o custo por absorção parte do princípio de que os custos e as despesas indiretas fixas são adicionadas aos estoques e ao custo dos produtos vendidos.

Finalidade

O custeio por absorção tem sua finalidade auxiliar e gerência quanto à rentabilidade, bem como os processos da avaliação patrimonial, apresentando uma visão para um controle de absorção dos custos e da capacidade ociosa.

FIGURA 1: Esquema de Custeio por Absorção sem departamentalização - Fonte: Martins (2000:62)

1.1 - CARACTERÍSTICAS DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO

 O Custeio por Absorção atende ao Princípio da Competência dos exercícios, tendo em vista que os Custos apropriados aos produtos só são lançados no resultado quando estes produtos são vendidos;

 O Custeio por Absorção é aceito pelo Fisco, tendo em vista que os Custos de Produção são transferidos ao Resultado na proporção em que são vendidos.

 O Custeio por Absorção tem como inconveniente as arbitrariedade do critério de rateio escolhido. Dependendo dos critério de rateio, como, por exemplo, valor da Mão-de-Obra utilizada na produção ou valor do Material Direto utilizado em cada produto, pois os custos de cada produto serão diferentes e só apresentado no final da produção.

Figura: 2. Esquema de Custeio por absorção com departamentalização - Fonte: Martins (2000:80)

1.2 - OUTROS INCONVENIENTES

O inconveniente do custeio por absorção diz respeito aos custos fixos, os custos fixos são necessários para que uma indústria esteja em condições de produzir. Dessa forma, o aluguel, o imposto predial e o seguro da fábrica, conta da energia elétrica por exemplo, são gastos realizados para que a indústria possa adquirir a capacidade de produção. Todavia, são custos incorridos independentemente da quantidade que venha a ser ou não produzido (até certo limite), já que não sofrem variações em razão do volume de produção.

Admitindo-se os seguintes custos para produção de XYZ, pelo método do sistema de absorção, teremos:

DESCRIÇÃO VALOR R$

Matérias Primas transferidas para produção 25.000,00

Custo da Mão de Obra da Produção apurada no mês 10.000,00

Gastos Gerais de Produção apurados no mês 8.000,00

TOTAL DO CUSTO DE PRODUÇÃO DO MÊS 43.000,00

Unidades Produzidas no mês 5.000

usto Unitário de Produção de XYZ 8,60

2- MÉTODOS DE CUSTEIO ABC

O custeio baseado em atividades (ABC – Activity Based Costing) procura, igualmente, amenizar as distorções provocadas pelo uso dos rateios, os sistemas tratados anteriormente, no que tange ao sistema de custeio por absorção. Pode ser tratado como uma evolução dos sistemas já que discutidos, mas em relação direta com as atividades envolvidas no processo configura um mero aprofundamento do sistema de custeio por absorção.

Segundo Martins (2003, p. 87), informa que o Custeio Baseado em Atividades “é uma metodologia de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos”. Este sistema tem como fundamento básico a busca do princípio da causa/ação, ou seja, procura identificar de forma clara, por meio de rastreamento, o agente causador do custo, para lhe imputar o valor.

Segundo Nakagawa (2001, p.42), conceitua atividade “como um processo que combina, de forma adequada, pessoas, tecnologias, materiais, métodos e seu ambiente, tendo como objetivo a produção de produtos”. Assim para o estudo do método ABC deve-se ponderar sobre as atividades envolvidas em cada processo de produção, seja de uma mercadoria ou um serviço.

2.1 - VANTAGENS E DESVANTAGENS DA APLICAÇÃO DO CUSTEIO ABC

Vantagens do custeio ABC

 Informações gerenciais relativamente mais fidedignas por meio da redução do rateio;

 Adequa-se mais facilmente às empresas de serviços, pela dificuldade de definição do que sejam custos, gastos e despesas nessas entidades;

 Menor necessidade de rateios arbitrários;

 Atende aos Princípios Fundamentais de Contabilidade (similar ao custeio por absorção);

 Obriga a implantação, permanência e revisão de controles internos;

 Proporcionar melhor visualização dos fluxos dos processos;

 Identificar de forma mais transparente, onde os itens em estudo estão consumindo mais recursos;

 Identifica o custo de cada atividade em relação aos custos totais da entidade;

 Pode ser empregado em diversos tipos de empresas (industriais, comerciais, de serviços, com ou sem fins lucrativos);

 Pode, ou não, ser um sistema paralelo ao sistema de contabilidade;

 Pode fornecer subsídios para gestão econômica, custo de oportunidade e custo de reposição; e

 Possibilita a eliminação ou redução das atividades que não agregam valor ao produto.

DESVANTAGENS DO CUSTEIO DE ABC:

 Gastos elevados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com