TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Casos: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Administração

5ª Série Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTOR: Eliabe Moraes de Oliveira Faculdade Anhanguera de Jacareí

Administração – 5ª série – Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras

Pág. 2 de 6

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir:  Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das

Ciências Contábeis e Atuariais.  Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais.  Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis.

DESAFIO

Utilizando-se de um demonstrativo contábil publicado, o desafio consiste na aplicação das técnicas de análise financeiro-econômica para a elaboração de um parecer sobre a saúde patrimonial da empresa analisada. Utilize para este desafio, o demonstrativo financeiro no endereço eletrônico disponível em: . Acesso em: 27 out. 2011.

Objetivo do desafio

Produção de um parecer sobre a saúde patrimonial de uma empresa.

Produção Acadêmica

 

Produção de relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1, 2, 3 e 4. Elaboração de Trabalho Acadêmico.

Participação

Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de 3 a 5 participantes, seguindo as diretrizes do tutor presencial.

Padronização

O material digitado no word solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT 1 , com o seguinte padrão:  em papel branco, formato A4;  com margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm;  fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;  espaçamento de 1,5 entre linhas;

1

Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: .

Eliabe Moraes de Oliveira

Administração – 5ª série – Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras

Pág. 3 de 6

se houver citações com mais de três linhas,

devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4 cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; com capa, contendo:  nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;  nome e RA de cada participante;  título da atividade;  nome do professor da disciplina;  cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

ETAPA 1

Esta atividade é importante para que você compreenda a necessidade da Análise Vertical e da Análise Horizontal como auxílio na tomada de decisão, bem como interpretar as variações ocorridas apuradas na elaboração. Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 Ler o capítulo 3 do PLT “Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras” – Marcelo Cardoso de Azevedo (org.). Em seguida, reunir-se com sua equipe e discutir sobre os procedimentos de Análise Vertical e Horizontal. Passo 2 Efetuar os cálculos para a Análise Vertical e Análise Horizontal dos demonstrativos financeiros indicados. Utilizar para os cálculos o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício, Consolidado⁄Encerrado. Em seguida, transportar para as tabelas abaixo os cálculos das análises: Análise Vertical _DRE_Tabela – Acesso em: 27 out. 2011. Análise Vertical_BP_TABELA – Acesso em: 27 out. 2011. Análise Horizontal_DRE_TABELA – Acesso em: 27 out. 2011. Análise Horizontal_BP_TABELA – Acesso em: 27 out. 2011.

Eliabe Moraes de Oliveira

Administração – 5ª série – Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras

Pág. 4 de 6

Passo 3 Após os cálculos anteriores, analisar, associar e descrever as possíveis causas das variações: a) b) c) d) e) Nas

vendas Nos custos dos produtos vendidos Na margem bruta Nas despesas operacionais Nas contas patrimoniais.

Este passo deverá ser elaborado em 1 lauda, de acordo com o item Padronização. Passo 4 Finalizar as tabelas do 2º passo e a lauda do 3º passo, salvar em arquivo único e guardar para a entrega final.

ETAPA 2

Esta atividade é importante para você compreender a necessidade e a função dos índices econômicos e financeiros e obter uma visão mais transparente de uma empresa. Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com