TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Trabalho Universitário: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Significado da palavra administração e suas variáveis

A palavra ''administração'' tem sua origem no latim (ad, direção para, e minister, comparativo de superioridade); o sufixo ter subordinação ou obediência,isto é aquele que realiza uma função abaixo.

A administração passou a ser estudada como ciência após a revolução industrial, porem antes deste período a mesma já era utilizada desde os primórdios.

Podemos dividir a historia da administração em três etapas:

Fase Teocrática: Onde os administradores diziam-se profetas e administravam em nome e como mandatários de Deus. Fase Empírico- pratica: na qual passou os administradores agiam de acordo com suas experiencias procuravam repetir os atos e fatos que davam resultados positivos e rejeitavam os que davam resultados negativos

Fase Cientifica: na qual passou-se a estudar a relação de causa e efeito e conhecendo ate com antecedência quais seriam os resultados que estavam diretamente relacionados com a aplicação dos princípios. Isso deu a eles a possibilidade de intervir no processo administrativo a fim de corrigi-lo.

Ate o inicio da Revolução Industrial não havia um modelo de administração e os que existiam eram baseados nos modelos administrativos da igreja e organizações militares.

O fenômeno que provou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVII e se estendeu o longo do seculo XIX, chegando ao limiar do seculo XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e politicas, chamou-se revolução industrial. E a moderna administração surgiu em resposta a duas consequências provocadas pela revolução industrial.

a) crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração cientifica capaz de substituir o empirismo e a improvisação.

b) necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face a intensa concorrência e competição no mercado.

No inicio do seculo XX, surge Frederick W. Taylo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com