TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Pesquisas Acadêmicas: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  1.229 Visualizações

Página 1 de 4

DESAFIO

A Equipe deverá elaborar um Relatório com um Parecer Contábil, baseado nas demonstrações financeiras publicadas da empresa Natura Cosméticos S.A. Para elaboração 1 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>. Ciências Contábeis - 5ª Série - Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras Fernando Gotardo Pág. 3 de 3 do parecer, utilizará os conceitos estudados ao longo do semestre e demais conhecimentos contábeis adquiridos ao longo do curso. As demonstrações financeiras da Natura a serem analisadas estão disponíveis em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0BwpCSyf5J660RUtZWnVRbUxaR00/edit>. Acesso em: 28 set. 2012. Este desafio é importante para que você e sua equipe pratiquem as análises das demonstrações financeiras e emitam pareceres sobre a saúde financeira da entidade.

Objetivo do Desafio

Produzir um Relatório com Parecer Contábil.

ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas)

_ Aula-tema: Estrutura das demonstrações financeiras. Análise Vertical e Horizontal do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício. Esta atividade é importante para que vocês compreendam a estrutura-padrão das demonstrações financeiras, e a significância de cada item patrimonial e de resultado dentro desses relatórios. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Ler Estrutura das Demonstrações Financeiras. Disponível em:

<https://docs.google.com/a/aedu.com/document/d/1Z684_f-Ofs_9o2Zfo31eTRKBETH8iEtTz-4Ahk3OcjE/edit>. Acesso em: 28 set. 2012.

Passo 2 (Equipe)

Discutir sobre o material estudado no Passo 1 e escrever um resumo da reunião da equipe, abordando os pontos mais importantes. Este documento deverá ser elaborado em tópicos, destacando cada assunto discutido pelo grupo.

Passo 3 (Equipe)

1 Efetuar os cálculos da análise vertical e horizontal do balanço patrimonial e da demonstração de resultado do exercício da Natura Cosméticos S.A., disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0BwpCSyf5J660R0pvcHZaeUpSTXM/edit>, acesso em: 28 set. 2012. Considerar, para essas análises, somente o balanço consolidado.

2 Criar uma planilha com os cálculos efetuados neste passo, utilizando, caso necessário, a planilha-modelo disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0BwpCSyf5J660QjF1NUtkVnlDRW8/e

dit>. Acesso em: 28 set. 2012.

Ciências Contábeis - 5ª Série - Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras Fernando Gotardo Pág. 4 de 4

Passo 4 (Equipe)

1 Reunir-se e discutir os principais pontos a serem analisados na planilha criada no Passo 3.

2 Elaborar um relatório sobre a situação da empresa, a partir dos cálculos efetuados. Este

relatório deverá ter no máximo uma lauda.

ETAPA 2 (tempo para realização: 05 horas)

_ Aula-tema: Técnicas de Análises por índices. Esta atividade é importante para que você e sua equipe analisem a relevância e a função dos índices econômicos e financeiros, obtendo visão da situação econômica da empresa. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Pesquisar em livros da biblioteca da sua unidade sobre técnicas de análise por índices. Sugestão capítulo 5 do livro:

• IUDÍCIBUS, Sérgio de. Análise de Balanços. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Passo 2 (Equipe)

Consultar o documento a seguir indicado, que servirá de apoio para efetuarem os cálculos dos índices solicitados no Passo 3:

• Índices para Análise de Balanço. Disponível em:

<https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0BwpCSyf5J660cUV3NnlmczF3V28/edit>.

Acesso em: 28 set. 2012.

Passo 3 (Equipe)

Utilizar o balanço consolidado dos dois exercícios da Natura Cosméticos S.A. e calcular e analisar os índices de:

a. Estrutura.

b. Liquidez.

c. Rentabilidade.

d. Dependência Bancária.

Passo 4 (Equipe)

Elaborar resenha, com base nos índices calculados no Passo 3, descrevendo a opinião do grupo sobre a situação econômico-financeira da empresa. Ciências Contábeis - 5ª Série - Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras Fernando Gotardo Pág. 5 de 5

ETAPA 3 (tempo para realização: 05 horas)

_ Aula-tema: Análise pelo método Dupont e termômetro de insolvência. Esta atividade é importante para que você e sua equipe entendam a sistemática da elaboração de projetos de viabilidade econômica para as empresas, bem como aprendam a prever possíveis falências de empresas. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com