TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Administração Ceteris Parebus

Trabalho Escolar: Atps Administração Ceteris Parebus. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  245 Visualizações

Ceteris paribus, também grafado como coeteris paribus ('ce.te.ris 'pa.ri.bus na pronúncia eclesiástica ou ko.'e.te.ris 'pa.ri.bus, na pronúncia restaurada1 ), é uma expressão do latim que pode ser traduzida por "todo o mais é constante" ou "mantidas inalteradas todas as outras coisas".

A condição ceteris paribus é usada na economia para fazer uma análise de mercado da influência de um factor sobre outro, sem que as demais variáveis sofram alterações.

Por exemplo: Um aumento de preço de um determinado produto causa uma redução na procura, "ceteris paribus". Se houvesse variação na renda do consumidor, ou seja, sem a condição "ceteris paribus", não se poderia afirmar o mesmo a respeito da procura sem informações adicionais.

Condição ceteris paribus[editar | editar código-fonte]

A condição ceteris paribus é muito usada na economia (mas não só), em razão da complexidade da análise onde existe um número indeterminado de variáveis de influência remota que podem, eventualmente, desconectar a observação do resultado. Pelo que existe a necessidade de reduzir o número de variáveis dentro de todo o conjunto daquelas que são suscetíveis de exercer influência permanente ou esporádica sobre o fenómeno, para que este possa ser explicado.

Uma predição ou constatação acerca da influência ou conexão esporádica ou permanente entre dois fenómenos, é considerada coeteris paribus quando outras variáveis exógenas (externas) que poderiam cancelar o relacionamento entre o antecedente e o consequente são tidas como tendo influência remota para explicação do comportamento do fenómeno em análise e cuja variação é desconsiderada, sendo assim compreendidas como constantes.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com