TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Auditoria

Dissertações: Atps Auditoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  3.156 Palavras (13 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

AUDITORIA

ATPS ETAPA 1

PROFESSOR: CLEONIMO

GUARULHOS, 06 DE OUTUBRO DE 2014.

• CAMILA BEZERRA DA SILVA RA: 0000025595

• FABIANA THOMAZ RA: 0000025677

• KELEN CRISTINA DE OLIVEIRA RA: 0000025643

• MAÍSA SANTOS RA: 0000025691

Passo 1- A história da contabilidade

A historia da Contabilidade pode ser divida em 4 fases :

• Contabilidade do Mundo Antigo

• Contabilidade do Mundo Medieval

• Contabilidade do Mundo Moderno

• Contabilidade do Mundo Cientifico

1- Contabilidade do Mundo antigo - Período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã. No período Antigo a contabilidade praticada pelo homem, já tinha como objeto o Patrimônio, representado pelos rebanhos e bens nos aspectos quantitativos.

2- Contabilidade do Mundo Medieval - período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494. Quando apareceu Frei Luca Pecíolo. Frei Luca era matemático, teólogo, contabilista entre outras profissões e é considerado o pai da Contabilidade. Publicou em 1494 que a teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos.

Após a teoria de debito e Credito surgiu o livro caixa, que recebia registros de recebimentos e pagamentos em dinheiro. No final do século XIII apareceu pela primeira vez a conta Capital, representando o valor dos recursos injetados nas companhias pela família proprietária.

O método das Partidas Dobradas que é transações financeiras teve sua origem na Itália, Sobre o Método das Partidas Dobradas, Frei Luca Pacioli expôs que, primeiro deve vir o devedor, e depois o credor, prática que se usa até hoje.

O seu aparecimento implicou a adoção de outros livros que tornassem mais analítica a Contabilidade, surgindo, então, o Livro da Contabilidade de Custos.

3- Contabilidade do Mundo Moderno - período que vai de 1494 até 1840. Marcado com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche", da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade.

A Itália foi o primeiro País a fazer restrições à prática da Contabilidade por um indivíduo qualquer. O governo passou a somente reconhecer como contadores, pessoas devidamente qualificadas para o exercício da profissão. A importância da matéria aumentou com a intensificação do comércio internacional e com as guerras ocorridas nos séculos XVIII e XIX, que consagraram numerosas falências e a consequente necessidade de se proceder à determinação das perdas e lucros entre credores e devedores.

4 - Contabilidade do Mundo Cientifico - período que se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje.

O Período Científico apresenta, nos seus primórdios, dois grandes autores consagrados: Francesco Villa, escritor milanês, contabilista público, que, com sua obra "La Contabilità Applicatta alle administrazioni Private e Plubbliche" inicia a nova fase e Fabio Besta, escritor veneziano. Nessa época, na Itália, a Contabilidade já chegara à universidade. A Contabilidade começou a ser lecionada em 1809.

No Brasil, a vinda da Família Real Portuguesa incrementou a atividade colonial, exigindo devido ao aumento dos gastos públicos e também da renda nos Estados – um melhor aparato fiscal. Para tanto, constituiu-se o Tesouro Nacional e Público, juntamente com o Banco do Brasil (1808).

A necessidade de uma harmonização nos modelos das normas contábeis intensificou-se ao fim da década de 90 do século passado.

A crise das economias japonesa, asiática e russa despertou a atenção de organismos internacionais para o ato de que a contabilidade de cada país é diferente, o que torna as demonstrações contábeis emitidas por empresas em diferentes países, demonstrativos incomparáveis, não atendendo, assim aos requisitos de uma economia globalizada.

A estrutura das Normas Contábeis, e porque o Brasil também aderiu a esse modelo?

O Brasil até a pouco tempo adotava os padrões de contabilidade financeira pelo FASB, aceitos nos Estados Unidos, tais princípios tidos como seguros mostraram-se frágeis, frente à quebra de inúmeras empresas naquele país, em especial a ENRON. O mundo vislumbrou a vulnerabilidade dessas normas, ficou estampado em todas as mídias, a facilidade que muitas empresas tinham em “maquiar”, ou seja, fraudar, as Demonstrações Contábeis.

Por isso, o Brasil procurou bases sólidas contábeis para fixar seus padrões, gerando maior confiabilidade, transparência, buscando alavancar sua credibilidade internacional, para com isso trazer captação de investimentos internacionais em solo brasileiro. Por isso o fato da adoção do IFRS.

Muitos países já aderiram as normas internacionais de contabilidade e essa realidade vem aumentando cada vez mais, uma vez que é bem alto o número de benefícios que isso traz para a comunidade internacional .

A adoção de uma única linguagem contábil implica em uma negociação entre países e também ajuda muito no comércio entre as nações. Quanto maior a transparência e a comparabilidade nas demonstrações financeiras mais úteis elas se tornam, isso facilita para a tomada de decisões da empresa e aos investidores com a confiança na informação.

Surge então a IASB (conselho de normas internacionais de contabilidade), órgão emissor de pronunciamentos contábeis, é supervisionado pela junta de curadores IFRS e pelo comitê de Interpretações de Relatório Financeiro Internacional ambos oferecem orientações para tratar divergências quanto os pronunciamentos emitidos.

O desenvolvimento dos pronunciamentos é feito da seguinte forma:

É feita a proposta, depois passa pela consulta pública, na sequência gera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com