TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Gestão Estratégica

Ensaios: Atps De Gestão Estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  1.987 Palavras (8 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 8

Etapa 1

Passo 2

Departamento: Recursos Humanos (RH)

O processo de formulação de estratégia do departamento de Recursos Humanos tem as funções de seleção, gerenciamento e desenvolvimento do capital humano e o planejamento e execução de atividades relacionadas com a área de administração de pessoas, rotinas trabalhistas e previdenciárias é executada pelo Departamento de Recursos Humanos.

O RH é responsável por gerenciar toda a parte de operação dos recursos humanos e por executar ações que visem ao comprometimento, desenvolvimento e integração entre os funcionários, garantindo o melhor aproveitamento de suas capacidades pondo em veracidade a missão e a visão da organização.

O departamento também é responsável pelas informações prestadas a órgãos legais, governamentais e fiscalizadores, pelo recolhimento de encargos referentes à folha, pelo informe de rendimentos, gerenciamento do ponto eletrônico e por realizar procedimentos específicos para a contratação de novos colaboradores, que é feita exclusivamente por meio de seleção de pessoal.

Além disso, é de competência do departamento toda orientação, aplicação e apresentação do resultado final da avaliação de desempenho, ou seja, as metas e objetivos como parte integrante do processo de formulação de estratégias, instrumento que visa avaliar a atuação individual do colaborador, dando-lhe ferramentas para melhoria ou manutenção de seu desempenho.

O departamento segue modernas tendências de recursos humanos, mantendo altos investimentos em treinamento e no processo de ensino-aprendizagem, que auxilia no desempenho dos colaboradores. Esses são os processos de formulação de estratégia que usamos para saber onde estamos, para onde vamos e como chegaremos lá.

Passo 3

Estrutura:

Basicamente o Departamento de RH, é constituído por três setores: Admissão, Compensação e Desligamento.

O setor de Admissão de Pessoal tem por objetivo cuidar de todo o processo de integração do indivíduo na empresa, dentro dos critérios administrativos e jurídicos. Tem início na busca do profissional no mercado de trabalho, adequar nas funções do cargo e efetuar o registro de acordo com as conformidades da legislação do trabalho.

O setor de Compensação de Pessoal tem por atribuição cuidar de todo processo de controle de freqüência, pagamento de salários e benefícios, bem como de pagamentos de taxas, impostos e contribuições. A partir da integração dos empregados na empresa, tem início no controle do fluxo de freqüência ao trabalho, elaboração da folha de pagamento, controle de benefícios e finaliza em cálculos de tributos.

O Setor de Desligamento de Pessoal tem por atribuição cuidar de todo processo de desligamento e quitação do contrato de trabalho, estendendo-se na representação da empresa, e cuidar de toda rotina de fiscalização. Tem início a partir do desligamento do empregado e termina quando da sua efetiva quitação do contrato de trabalho.

Sistemas e Processos:

A Administração de RH baseia-se, atualmente, no fato do desempenho das organizações dependerem da contribuição das pessoas que a compõem, da forma como estão organizadas e também de como elas desenvolvem suas atividades. Nesse contexto, destaca-se que a Gestão de Pessoas (GP) que tem sido muito importante no que diz respeito a gerir pessoas, o que se tem notado é que atualmente existe uma grande preocupação em utilizar os processos RH nas empresas. Seu objetivo é compensar e avaliar o melhor desempenho e estratégias dos colaboradores, analisando suas capacidades, dentro de seis pilares: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas.

Chiavenato (2004) conceitua Gestão de Pessoas como a área sensível à mentalidade que predomina nas organizações. O processo de GP envolve seis processos que são mostrados no Quadro.

Processos de RH Descrição

Processo de agregar pessoas São os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa.

Processos de aplicar pessoas São processos utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar dentro da empresa, orientar e acompanhar seu desenho de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho.

Processo de recompensar pessoas São os processos utilizados para oferecer incentivo às pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas.

Processo de desenvolver pessoas São os processos utilizados para tornar o desenvolvimento profissional e pessoal capacitado e incrementado.

Processo de manter pessoas São os processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas.

Processo de monitorar pessoas São os processos utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e diagnosticar resultados.

Chiavenato (2004) reporta que esses seis processos consistem num conjunto de funções e atividades que podem ser sintetizadas como recrutamento, seleção de pessoas, avaliação de desempenho, benefícios e serviços, desenvolvimento e monitoração de pessoas. O principal desafio do recrutamento e seleção segundo Chiavenato (2004) é a capacidade de atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.

Pessoas e Cultura:

A cultura e as pessoas são um conjunto de pressupostos, valores, normas e sinais tangíveis dos membros da organização, é o sistema que confere a personalidade do departamento. A cultura do departamento é o conjunto de características que a permite distinguirem de qualquer outra. Estas características são:

• Identificação

• Ênfase no Grupo

• Focalização nas Pessoas

• Integração departamental

• Controlo

• Tolerância de risco

• Critérios de recompensa

• Tolerância de conflitos

• Orientação para fins e meios

As práticas da gestão de recursos humanos são que determinam à cultura e as direções de recursos humanos são responsáveis pelo tipo de cultura existente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com