TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Empreend

Trabalho Escolar: Atps Empreend. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 2

CAPÍTULO 2

A Revolução do Empreendedorismo

Por trás das inovações existem pessoas com características especiais que são visionarias: questionam, arriscam que querem algo diferente, empreendedores que não se contentam em ser mais um na multidão. O papel do empreendedor foi sempre fundamental sociedade tende a crescer mais com o avanço tecnológico.

Em todo mundo o interesse pelo empreendedorismo se estende além das ações dos governos nacionais, há uma convicção de que o poder econômico dos países depende de seus futuros empresários e da competitividade de seus empreendimentos.

Há uma visão que o empreendedorismo é e continuará a ser o grande propulsor do desenvolvimento econômico, o governo americano, por exemplo, gasta milhões de dólares anualmente em programas de apoio ao empreendedor.

O Empreendedorismo no Brasil

O movimento do empreendedorismo no Brasil começou a Omar forma na década de 90 com a criação do SEBRAE, antes disso o empreendedor praticamente não encontrava informações para auxilia-lo nesta jornada.

A última década destacou-se por criar as bases para a nova fase do empreendedorismo no país, essa fase pode ser representada por dois importantes eventos que ocorrerá no Brasil a COPA 2014 e OLIMPIADAS 2016, que proporcionarão a criação e o desenvolvimento de novos negócios para nosso país.

Surgimento do Empreendedorismo

A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo.

O titulo de primeiro empreendedor pode ser dado a Marco Polo, desde então o empreendedorismo vem crescendo e cada vez mais estudado até os dias de hoje.

Diferenças e similares entre o Administrador e o Empreendedor

O administrador tem sido objeto de estudo há muito mais tempo que o empreendedor e, mesmo assim, ainda persistem duvidas sobre o que o administrador realmente faz. O trabalho do administrador concentre-se nos atos de planejar, organizar, dirigir e controlar. O principal divulgador desse principio foi Henry Fayol, no inicio do século XX. Outra abordagem sobre a função do administrador foi feita por Rosemary Stewart , que acreditava que o trabalho dos administradores é semelhante ao dos empreendedores, já que o compartilham de três características principais: demandas, restrições e alternativas.

O empreendedor de sucesso possui características extras, além dos atributos do administrador, e alguns atributos pessoais que, somados a características sociológicas e ambientais, permitem o nascimento de uma nova empresa, de uma ideia, surge uma inovação, e desta, uma empresa. O empreendedor é um administrador, mas com diferenças consideráveis em relação aos gerentes ou executivos de organizações tradicionais, pois os empreendedores são mais visionários que os gerentes.

Assim, quando a organização cresce, os empreendedores geralmente tem dificuldades de tomar decisões do dia a dia dos negócios, pois se preocupam mais com aspectos estratégicos.

É interessante notar que o empreendedor de sucesso tem ainda uma característica singular, que é o fato de conhecer como poucos o negocio em que atua,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com