TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Final Analise Investimentos

Ensaios: Atps Final Analise Investimentos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 4

A INFLAÇÃO E SEU EFEITO NA ANALISE DE INVESTIMENTO

A inflação consiste na variação nominal e sustentada dos preços de bens e serviços.

É comum os estudos de viabilidade econômica serem elaborados a preços constantes, com o pressuposto de que a inflação afeta de igual modo todos os preços e custos.

Apesar dos preços evoluírem de modo diferenciado por produtos, aspecto que deveria ser tido em consideração quando se estimam os fluxos financeiros a preços correntes - isto é quando se considera o impacto da inflação no processo de estimação -, é comum assumir-se, por comodismo ou por falta de informação detalhada, uma taxa indiferenciada de inflação para todos os custos e proveitos de um determinado período.

IMPOSTO DE RENDA E DEPRECIAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Do ponto de vista de uma empresa, o que realmente importa, quando de uma Análise de Investimentos, é o que se ganha após os impostos.

A carga tributária representa um ônus real, cujo efeito é o de reduzir o valor dos fluxos monetários resultantes de um dado investimento. Isto ocasiona, muitas vezes, a transformação de projetos rentáveis antes da consideração de sua incidência em antieconômicos quando o imposto de renda for levado em conta. Portanto, torna-se importante a inclusão do imposto de renda na análise econômica de projetos.

O imposto de renda incide sobre o lucro tributável da empresa que, por sua vez, é influenciado por procedimentos da contabilidade da depreciação, que visam assegurar condições para a reposição dos ativos fixos da empresa, quando isto se tornar necessário à continuidade das operações. Por esta razão, a legislação tributária permite às empresas deduzirem de seu lucro anual a correspondente carga de depreciação para fins de cálculo do imposto de renda.

Conforme legislação em vigor, o imposto de renda, em geral, é apurado pela aplicação de uma alíquota de 15% sobre o lucro tributável da empresa. Para lucros tributáveis superiores a R$ 240.000,00 por ano (R$ 20.000,00 por mês) é aplicada uma taxa de 10% sobre o lucro que excede a este limite.

Também incidente sobre o lucro tributável, a contribuição social deve ser considerada na análise de investimentos. Para empresas industriais a alíquota da contribuição social é de 9% sobre o lucro tributável.

Nem sempre o lucro contábil é igual ao lucro tributável, ou seja, aquele sobre o qual incide a alíquota do imposto de renda. Apurado o resultado contábil, a este deverão ser feitos alguns ajustes, chamados de inclusões ou exclusões.

Conforme análises feitas através dos índices de inflação dos últimos anos calcularam que a inflação não terá um efeito negativo em nosso projeto.

Hoje calculando sobre uma inflação de 5% ao ano em cinco anos teríamos uma inflação acumulada de aproximadamente 27,63% visto que, a taxa interna de retorno do projeto apresenta um resultado de: 70,33% o projeto continua sendo atrativo, pois o VPL também apresenta um valor positivo de 783.900,19 por isso o projeto torna-se viável para os próximos 5 anos, Pois a inflação acumulada de 5 anos ainda não fará com que o VPL fique negativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com