TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps LOG

Trabalho Escolar: Atps LOG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  3.695 Palavras (15 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 15

RESUMO

PROINTER é atividade acadêmica que integra conhecimentos adquiridos nas disciplinas do curso, aliados às experiências do cotidiano profissional da área do curso e que objetiva desenvolver no discente, competências essenciais ao exercício da futura profissão, contribuindo positivamente para a sua formação. O PROINTER tem caráter prático, interdisciplinar e de promoção da autonomia intelectual do discente possibilitando assim à práxis ou, a teoria na prática.

Diante dessas considerações tem-se como principal objetivo o exercício prático dos conhecimentos obtidos em sala de aula bem como a compreensão num todo de como as teorias podem ser aplicadas também no exercício da profissão integrando o educando as funcionalidades administrativas (em todos os quesitos) do mundo empresarial no que tange a sustentabilidade (e seus conceitos e vertentes) e o aparato necessário para considerar a prática viável e indispensável dentro de uma empresa.

Palavras – chaves: Meio Ambiente, Sustentabilidade, Direito Empresarial, Tecnologias de Gestão, Responsabilidade Social, Empresa.

INTRODUÇÃO AO PROINTER E AO PROJETO PROPOSTO

Objetivando o conhecimento profundo das abordagens teóricas realizadas em sala de aula, o PROINTER possibilita delinear paralelos bem como promover a interação entre a teoria e a prática sendo estas atividades inerentes para o desenvolvimento acadêmico pleno auxiliando ainda na identificação de um perfil profissional.

Relacionar e correlacionar acontecimentos rotineiros de uma empresa e descutí-los nas vertentes tecnológicas que surgem cada dia mais com maiores desafios permitem ao educando uma autonomia em relação à contextualização da questão a ser trabalhada.

Diante dessas considerações, fazer levantamentos, analisar, aplicar ideias e ideais, projetar e desenvolver são características que um futuro profissional dessa área deve desenvolver desde a vida acadêmica para atender as demandas futuras do mercado de trabalho.

A potencialização de tais habilidades, que deverão ser trabalhadas através da pesquisa e exercícios práticos, e da pro atividade em se considerar a autonomia nos estudos uma ferramenta eficaz, deverão ser aproveitadas não só nos estágios da atividade aqui proposta. Ao longo do processo de formação tem-se como prioridade máxima a compreensão das engrenagens do mercado de trabalho e suas exigências bem como do perfil apresentado pelo futuro profissional que, desenvolve sua identidade através de atividades de compreensão como, por exemplo, o próprio PROINTER.

A proposta, assim por dizer, torna-se eficaz quando o aluno participa do cotidiano de situações empresariais como a proposta da atividade aqui envolvida e compreende a importância do preparo no que tange o saber profissional.

O seguinte trabalho aborda questões que atualmente, são consideradas inerentes para o bom desempenho de uma empresa independente de seu porte bem como sua credibilidade frente o mercado de trabalho.

São questões ambientais, de responsabilidade social e sustentável onde se levará em consideração a possibilidades de antecipação a impactos causados no meio ambiente por meio da atividade fim através das Tecnologias de Gestão (e sua significância para o mundo empresarial) mostrando que há vantagens adquiridas pelas mesmas ao exercerem tal prática.

É discutido ainda, o Direito Empresarial atuando sobre tais conceitos e como o mesmo surge como ferramenta importante para a credibilidade da prática e alternativa na resolução de “defasagens” legais tanto dentro quanto fora do mundo corporativo.

A PROPOSTA – RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL, TECNOLOGIAS DE GESTÃO E DIREIO EMPRESARIAL.

A sustentabilidade tem como princípio norteador a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais

“Mais recentemente, a questão ambiental tem levado as empresas modernas a se preocuparem com a possibilidade de não geração de resíduos, ou minimização e prevenção, incorporando o uso de alguns conceitos importantes relacionados à “produção limpa” e “produção mais limpa”.” (SILVA, p. 9, 2005.)

Apresentar soluções às propostas de suas atividades poderá ser um diferencial além de contribuir para o desenvolvimento de todas as comunidades locais nas quais a empresa está inserida e ativa.

Outro método que visa à qualidade nas atividades organizacionais é a obtenção de certificados que dão credibilidade às iniciativas de segurança e qualidade tanto do trabalho quanto do produto oferecido.

A adoção das normas ISO também é uma alternativa (se não obrigatória) vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam serem verificados através de auditorias externas independentes.

Ainda, segundo Silva, dentro dos conceitos discorridos por Furtado (1998) e Furtado et al (2001):

“a indústria já dispõe de meios para reorientar o sistema de produção de bens e serviços, com o emprego de produção mais limpa, produção limpa, ecodesign e outros instrumentos ambientalmente adequados. Para isso, será necessário conscientização e requalificação do pessoal, evitando o uso equivocado dos termos verde, eco, ecologia ou da expressão desenvolvimento sustentável, causado pelo despreparo dos agentes ou pela deliberada maquiagem verde (greenwashing) [...] as empresas, usualmente, vêem o Sistema de Gestão Ambiental - correlacionado, em geral, com a ISO 14001 - como estratégia importante para aprimorar seu desempenho, inclusive em relação à expansão de seus negócios. Entretanto, há recursos e instrumentos mais poderosos para as empresas que procuram mudar seu patamar no tratamento das questões ambientais”. (p. 10)

Faz-se, assim, importante trabalhar questões como a responsabilidade social, ambiental e sustentável dentro do mundo corporativo, pois, acarreta uma grande demanda que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com