TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Pesquisa Operacional Etapa 1

Trabalho Escolar: Atps Pesquisa Operacional Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório 1

Conceito de pesquisa operacional

Podemos definir o conceito de pesquisa operacional como um método científico que auxilia na tomada de decisões. De forma resumida, pesquisa operacional é um sistema organizado com o auxílio de um modelo, elaborado a partir dos objetivos e variáveis e limitações do problema.

A pesquisa operacional passou a ser amplamente utilizada a parti da 2º Guerra Mundial, como resultado de estudos científicos para auxílio dos militares para resolver problemas de estratégia e tática.

Fases do estudo de Pesquisa Operacional

A seguir definiremos as fases que devem ser seguidas para realizar um estudo de pesquisa operacional, representado pela figura a seguir:

Definição do problema

A definição dos problemas é uma das fases mais importantes do processo de pesquisa operacional, que se baseia em três aspectos:

 Descrição exata dos objetivos de estudo;

 Identificação das alternativas de decisão existentes;

 Reconhecimento das limitações, restrições e exigências do sistema.

Pode-se destacar como atividade mais importante entre as três a descrição dos objetivos, pois é a partir dela que o modelo irá surgir. Também é essencial que as alternativas de decisão e as limitações existentes sejam bem explicadas, para que o resultado ao final do processo seja válido e aceitável.

Construção do modelo

A escolha do modelo deve ser baseada na definição do problema, buscando uma maior representação da realidade.

É de fundamental importância a escolha apropriada do modelo para a qualidade da solução fornecida.

Vários tipos de modelos podem ser utilizadas, desde modelos conceituais simples até modelos matemático complexos, que exijam mais trabalho e estudo para sua elaboração operação.

Os modelos mais utilizados em Pesquisa Operacional são os modelos matemáticos, onde são formados por vários tipos de equações e inequações.

Um modelo adequado é aquele cujo a representação do desempenho seja próximo da realidade, além de ser de fácil experimentação. A escolha do modelo varia de acordo com o objetivo, um modelo pode ser apropriado para determinada situação, mas pode ser péssimo para outro.

Solução do modelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com