TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Teoria Da Contabilidade Etapa 1

Artigo: Atps Teoria Da Contabilidade Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIDADE SANTO ANDRÉ

CURSO ADMINISTRAÇÃO

TEORIAS DA CONTABILIBIDADE

Profº Wilson Fischer

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Thiago Augusto Fernandes – RA 7423682125

Thaís Segatto – RA 7478685624

Santo André – SP

2013

SUMÁRIO

Thaís Segatto

RA - 7478685624

Etapa 01 – Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil; Introdução aos Relatórios Contábeis

Passo 1 - Resumo do Texto: “Objetivo da Contabilidade”.

A contabilidade tem como objetivo de analisar e demonstrar a economia de uma empresa ou companhia, através de demonstrações de análises que visam os aspectos de natureza econômica, financeira e física de determinado patrimônio.

Os usuários de contabilidade são os indivíduos que tem interesse no que ocorre na companhia, que querem e precisam estar a par do desenvolvimento econômico da mesma, para poder ter a certeza onde deve aplicar seu capital e saber como agir em situações desfavoráveis a empresa.

Pode-se tirar da contabilidade informações de natureza econômica que são considerados a visão da parte econômica que está incluído a parte de demonstrações do exercício, capital e o patrimônio, e as informações de natureza financeira que está voltada para o fluxo do caixa e o capital de giro e etc.

A contabilidade é uma ciência social que tem grande importância para a empresa, pois sem as informações que elas nos fornecer, seria impossível aplicar, resolver e interferir em problemas futuros. Para ter acesso a estas informações a contabilidade dispõe de um sistema de demonstrações onde tudo que se passa com a parte econômica e financeira da empresa deve estar relatado obrigatoriamente, não estando explicitas ou quadros complementares.

A contabilidade de uma forma indireta auxilia acionistas, tomadores de decisões e investidores a aumentar e valorizar o patrimônio.

Thiago Augusto Fernandes

RA - 7423682125

Etapa 01 – Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil; Introdução aos Relatórios Contábeis

Passo 1 - Resumo do Texto: “Objetivo da Contabilidade”.

O texto mencionado apresenta a contabilidade como um sistema para a indicação de informações, que tem como objetivo posicionar todos os envolvidos a respeito das demonstrações financeiras da instituição, para uma melhor analise da saúde financeira e principalmente para auxiliar a tomada de decisões dos gestores e acionistas.

Os usuários da contabilidade segundo o autor são muitos, principalmente classificados da seguinte forma, credores em geral, fornecedores, acionistas, empregados e o governo, divididos como primários e secundários.

Seguindo o raciocínio, o autor mencionou a classificação dessas informações da seguinte forma: natureza econômica, natureza financeira, natureza física e natureza de produtividade; e menciona que as duas primeiras são as principais dentro da contabilidade, indicadas como núcleo central da contabilidade, sendo as duas ultimas complementares às demonstrações contábeis.

O principal objetivo da contabilidade é fornecer informação a respeito da instituição, assim dando condições aos tomadores de decisões, sendo que a contabilidade não se justifica por si só. Para que o objetivo da contabilidade seja alcançado, deve-se observar se as empresas evidenciam ou divulgam as informações relevantes que contribuirão na avaliação patrimonial e de resultado, onde deverão constar explicitamente nas demonstrações ou mencionadas em Notas Explicativas ou Quadros Complementares. Também deve observar quanto ao intimo relacionamento da contabilidade com os aspectos jurídicos, visando bem informar, a contabilidade deve seguir a essência, e não a forma para se obtenha uma boa informação.

Pela importância da contabilidade na vida da instituição, a informação contábil deve ser bem estruturada, deve permitir fácil acesso aos envolvidos, ter uma linguagem simples, deve ter credibilidade dentro das demonstrações, pois caso contrario pode permanecer restrita ou até mesmo ser inutilizada, prejudicando a avaliação das informações pelos seus gestores.

Concluindo o texto, o autor indica que a contabilidade é uma ciência social, apesar de ter em sua metodologia a utilização de técnicas de mensuração, reunindo o social ao quantitativo, sendo parcialmente social com muitas subjetividades e incertezas e sendo parcialmente quantitativa ao utilizar equações básicas como ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO.

Ronie Cleiton de Jesus Preto

RA -

Etapa 01 – Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil; Introdução aos Relatórios Contábeis

Passo 1 - Resumo do Texto: “Objetivo da Contabilidade”.

O objetivo da contabilidade é, passar informaçoes a quem estará desenvolvendo este tipo de trabalho. A contabilidade é constituida ou formada por varios processos alguns deles:

*Informaçao da natureza física ,Usuarios, sistemas de informaçoes, informaçao de natureza econômica, dentre outras acoes. Todas essas e mais algumas não citadas, sao de grande valia para o desempenho da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com