TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE CONTABILIDADE ETAPA 1

Artigo: ATPS DE CONTABILIDADE ETAPA 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  2.684 Palavras (11 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 11

ATPS DE CONTABILIDADE - ETAPA 1

Aula-tema: Estatística Patrimonial – O Balanço e Apuração de Resultado, sua demonstração e noções de regime de competência, de depreciação e de créditos incobráveis.

PASSOS 1 E 2

ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL E DA DEMOSNTRAÇÃO DO RESULTADO DE EXERCÍCIO (DRE)

O BALANÇO PRATRIMONIAL e a DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DE EXERCÍCIO (DRE) estão dentre as principais DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS exigidas pela legislação societária. As DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS são os relatórios contábeis que retratam o patrimônio da empresa e sua situação financeira.

ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL

O BALANÇO PATRIMONIAL é a DEMONSTRAÇÃO FINANCEIRA que apresenta de forma qualitativa e quantitativa a posição patrimonial e financeira da empresa em um determinado período de tempo. De acordo com a Lei 6.404/76 (artigos 176 a 182 e artigo 187), o Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido.

Balanço Patrimonial

Ativo Passivo

Ativo Circulante Passivo Circulante

Disponível Passivo Não Circulante

Aplicações Financeiras

Valores a Receber de Curto Prazo Total do Passivo

Estoques

Patrimônio Líquido

Ativo Não Circulante Capital social

Realizável a Longo Prazo Reservas de Capital

Ativo Permanente Ajustes de Avaliação Patrimonial

Investimentos Reservas de Lucros

Imobilizado Ações em Tesouraria

Intangível Prejuízos Acumulados

Total do Ativo Total do Patrimônio Líquido

Quadro 1 - Estrutura Básica do Balanço Patrimonial

O Ativo relaciona os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos.

O Passivo relaciona as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da empresa, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

ATIVO CIRCULANTE

O ativo circulante abrange as contas de grande rotatividade e que tem liquidez imediata. São os bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo. São exemplos delas: dinheiro em caixa, contas bancárias em movimento, aplicações financeiras, contas a receber de curto prazo, estoques.

ATIVO NÃO CIRCULANTE

São incluídos neste grupo todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade. Essas contas dizem respeito aos ativos que a empresa possui e realizará a longo.

O Ativo Não Circulante é composto de: Ativo Realizável a Longo Prazo, Investimentos, Imobilizado, Intangível.

Ativo Realizável a Longo Prazo

O Ativo Realizável a Longo Prazo são as contas da mesma natureza das do Ativo Circulante, porém tem sua realização certa ou provável após o término do exercício seguinte, do encerramento do balanço.

Ativo Permanente

Refere-se a um grupo de contas que engloba os recursos aplicados em bens ou direitos de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da empresa. Instituído no Brasil pela Lei n° 11.638 de 2007, o uso desse grupo de contas foi extinto no país a partir de 4 de dezembro de 2008, pela Medida Provisória 449/2008, passando o Ativo Permanente a integrar o Ativo Não Circulante.

O Ativo Permanente compreende os itens que raramente são utilizados na nas atividades operacionais da empresa para transformação em dinheiro, pois não são destinados a comercialização normal, e sim empregados na manutenção das suas atividades. Ou seja, se destinam ao uso por prazo indeterminado. É dividido em Investimentos, Imobilizado e Intangível.

Investimentos

Nesta conta estão os recursos que não se destinam à manutenção da empresa ou as negociações, nela devem ser classificadas as participações societárias permanentes.

Imobilizado

O Ativo Imobilizado é formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa. Exemplo: edifícios e máquinas.

Intangível

Os ativos intangíveis compreendem o leque de bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido. Exemplos: marcas, direitos de autoria, tecnologias exclusivas e outros.

PASSIVO CIRCULANTE

No Passivo Circulante estão relacionadas todas as obrigações a curto prazo da entidade, aquelas cujos vencimentos ocorrerão até o final do exercício seguinte.

PASSIVO NÃO CIRCULANTE

No Passivo Não Circulante estão relacionadas às obrigações a longo prazo da entidade, que são aquelas cujos vencimentos ocorrerão após o término do exercício seguinte.

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

É a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos. É constituído por Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Reservas de Lucros, Ações em Tesouraria e Prejuízos Acumulados.

Capital Social: São os valores investidos pelos acionistas ou sócios, ou gerados pela empresa e que não foram distribuídos entre os sócios, formalmente incorporados ao capital.

Reserva de Capital: As reservas de capital são constituídas com valores recebidos pela empresa e que não transitam pelo resultado, por não se referirem à entrega de bens ou serviços pela empresa. Ou seja, são ganhos não decorrentes de suas operações normais.

Ajuste de Avaliação Patrimonial: Nessa conta são registrados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com