TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Técnicas De Negociação

Artigo: Atps Técnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  2.788 Palavras (12 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 3

2 ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS.................. 4

3 CONCLUSÃO........................................................................................................... 6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................... 7

ANEXO 1 (ETAPA 1, PASSO 3) ............................................................................... 9

ANEXO 2 (ETAPA 2, PASSO 2) ............................................................................... 10

ANEXO 3 (ETAPA 3, PASSO 3)............................................................................... 16

1 INTRODUÇÃO

Negociar está presente no cotidiano de todos seja no campo pessoal ou na vida profissional. Tornou-se um ato inevitável desde as atividades mais simples até as mais complexas.

Saber dominar as técnicas de negociação, identificar quais habilidades são essenciais aos negociadores, as etapas que estruturam um negociação, quais são as variáveis básicas que direcionam e até definem o rumo do processo negocial, são fatores fundamentais para obter sucesso ao negociar.

Com isso, este trabalho busca solucionar o problema proposto pela ATPS de Técnicas de Negociação do curso de Administração da Universidade Anhanguera, realizando um “roteiro de preparação para negociações salariais”, a fim de equacionar soluções, pensar estrategicamente, examinar a questão ética e investigar o processo de negociação do planejamento ao seu término.

2 ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

A negociação salarial não é um processo tão difícil como parece, porém devemos agir com delicadeza e cautela.

Para que obtenhamos sucesso ao pleitear um aumento salarial, devemos primeiramente nos certificar se merecemos o salário que almejamos ou só achamos que sim. Para isso, precisamos nos auto avaliar, analisar nosso comportamento dentro do ambiente de trabalho, a função que exercemos, nosso grau de empenho em fazer a diferença para a empresa, a reponsabilidade e dedicação com a qual trabalhos até o momento. Caso essa análise seja positiva, ótimo, basta estudarmos a situação para que então, possamos agir.

O planejamento é ponto determinante para uma negociação salarial e a primeira etapa do planejamento consiste em embasarmos nossos argumentos em fatos convincentes, como o tempo que trabalhamos na empresa, o desempenho de nossas funções sempre de acordo com o propósito da organização, o fato de sempre estarmos nos atualizando conforme o mercado de trabalho, a nossa busca por melhorias e aperfeiçoamento tanto pessoal quanto profissional, nossa produtividade. Para que a negociação seja bem sucedida, é preciso que vendamos, adequadamente, nossa força de trabalho. Aumentar nosso salário deve ser um bom negócio também para a empresa. É a hora de descobrir qual a maneira de fazermos com que nossa proposta gere valor agregado para a organização e investir no marketing pessoal.

Além dos argumentos pessoais, precisamos conhecer a política salarial da empresa e realizarmos pesquisa de marcado para evitarmos que nossa proposta seja abusiva e sim, que esteja dentro dos parâmetros reais já utilizados em outras empresas. Vale ressaltar que, de acordo com o art. 457 da CLT, salário: "é a contraprestação dos serviços prestados pelo empregado, devida e paga diretamente pelo empregador. De uma forma concisa, salário é todo valor pago ao empregado, pelo empregador, por exemplo: salário básico, percentagens, comissões, gratificações, abonos etc.".

Devemos analisar também, o ambiente em que trabalhamos, a empresa em si, sua missão e seus valores, conhecermos melhor o chefe e traçarmos seu perfil psicológico, além de identificarmos qual o seu estilo de negociar. Com isso já poderemos nos guiar e até prever o que poderá acontecer durante a conversa.

Após essa etapa, precisamos escolher o melhor momento para realizarmos a negociação, devemos ser coerentes e só requerermos um aumento após um tempo mínimo de empresa ou passado um ano do último aumento. Outro ponto importante nessa fase é verificarmos a situação econômica e financeira da empresa. Um bom momento para batermos na porta do chefe e quando equipe atingiu as metas ou quando o setor está planejando o orçamento do anual. Levarmos em consideração o humor do empregador também pode ser uma sábia decisão.

Na hora da negociação salarial, é importante nos comunicarmos bem, termos controle das nossas emoções, transmitirmos firmeza, preparo, prudência, sermos claros e principalmente termos uma postura profissional independente da resposta que obtenhamos.

Caso dê certo, excelente, significa que a estratégia funcionou, fomos polidos, objetivos e argumentamos com fundamentação.

Caso contrário, ainda podemos tentar um acordo com outras vantagens, como jornada de trabalho reduzida, um período extra de férias, pagamento de determinadas despesas etc., que também valem dinheiro. Essas vantagens são mais baratas para o empregador e, por isso, mais fáceis de serem concedidas.

Se ainda assim nenhuma mudança ocorrer, aceitar as razões do empregador é uma demonstração de sensatez. Não devemos tomar o não como um impedimento para novas tentativas, devemos nos interessar em saber o que precisaremos fazer dali em diante para que obtenhamos sucesso em próximas tentativas. Porém, neste caso, em que não houve acordo, não há problemas em demonstrarmos nosso desapontamento em relação ao que foi concluído, porém essa evidência não deve ocorrer de forma imprudente ou extravagante, para que o chefe não interprete essa atitude como imatura e indisciplinada e iniba as possibilidades de negociação salariais futuras.

3 CONCLUSÃO

Observamos que relacionamentos interpessoais legítimos e eficazes no campo profissional só surgem quando as relações são éticas, respeitosas e focam no benefício mútuo. Por isso, é fundamental estudar o processo de negociação em sua totalidade, planejar-se, ser um bom

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com