TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula 4 ava

Por:   •  7/4/2015  •  Resenha  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente, quando ouvimos falar em mudanças (transformação), isso nos remete a algo desconhecido. O que muitas vezes nos causa um certo receio e desconforto ou certos impactos à sociedade, e no ambiente escolar (educação) isso não é diferente.

Com a TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) isso também ocorre; a TIC corresponde a todas as tecnologias que possam interferir nos processos de informação e comunicação dos seres humanos, ou seja, é um conjunto de recursos tecnológicos que pode ser utilizado de diversas maneiras e em vários ramos.

As principais características da nova sociedade da informação que impacta diretamente na educação, seria o uso constante de softwares tecnológicos (computador, tablete, celular, etc.) que possam trazer benefícios para os estudantes. Estudo da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) concluiu que o desempenho em matemática e leitura melhora quando os alunos usam softwares educacionais pelo menos uma vez por semana.

Assim a TIC proporciona rapidez nos processos de transmissão e renovação da educação, desse modo o conhecimento passa a ser produzido em conjunto, e a reflexão dos estudantes ganha importância, os mesmos se tornam agentes do conhecimento e os professores orientadores do aprendizado.

Hoje a situação de ensino no Brasil não é boa, em comparação com os 4º países que mais crescem economicamente, o Brasil ficou com o 39º colocação (penúltimo lugar) na qualidade da educação, um das principais dificuldades e desafios para integrar as TIC’s na educação pode ser a falta de domínio das tecnologias um exemplo citado pode ser a lousa digital, onde se o professor não for totalmente capacitado isso de nada adianta, outro fato é o numero de aulas e a quantidade de computadores por alunos em sala de aula, em algumas escolas chega a ser um computador para cada dezesseis alunos.

Dessa forma vale ressaltar que a tecnologia é oferecida, devemos usá-la como um artefato a nosso favor, assim embora para nem todos os alunos o artificio seja produtivo, devemos insistir e colher os frutos positivos que essa TIC nos proporciona  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com