TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Virtual 01 - As Melhores Práticas De RH Nas Melhores Empresas Para Se Trabalhar No Brasil.

Pesquisas Acadêmicas: Aula Virtual 01 - As Melhores Práticas De RH Nas Melhores Empresas Para Se Trabalhar No Brasil.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 3

Pessoas mais felizes, orgulhosas no que fazem na empresa trazem resultados positivos?

Sim, um exemplo foi na fusão do Banco Itaú com o Banco Unibanco, onde no começo faziam-se certa separação dos funcionários através dos crachás, criando certas disputas internas e deixando o ambiente de trabalho mais pesado. Dois anos após a fusão o Itaú Unibanco é um dos 10 maiores bancos do mundo (2011) e foi eleito o “Destaque em RH 2011” pela revista Exame, 2011. Como em grandes fusões, foi feito analises para qual das gestões entre os dois bancos seriam continuadas na nova empresa, inclusive na Gestão de Pessoas, entretanto nenhuma das duas opções satisfazia completamente, teve-se que criar uma nova estratégia com novas politicas. No ranking doa revista Exame, o Itaú tem notas em politicas e praticas em 92,2%, tendo assim um ótimo resultado para essas novas politicas.

A respeito de cargos e salários, continuou a do Itaú, que tinha faixas salariais mais largas e conseguiram encaixar os 35000 empregados do Unibanco.

Sobre plano de saúde, criou-se um modelo novo capaz de satisfazer grande maioria.

No ano de 2010, foi desenvolvido um novo portal de ensino online para treinamento e desenvolvimento, com mais de 270 cursos e 480 tipos de treinamento.

Outro ponto importante do novo RH foi em convidar todos os funcionários de cada área, criando grupos de discursão, para elaborar juntos, um conjunto de atitudes pessoais que traduzissem a nova missão da empresa. Depois de nove meses, fizeram a lista, chamada de “Nosso Jeito de Fazer”.

A nota de IQAT (Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho) a respeito dos funcionários que acreditam ter desenvolvimento é de 73,7%. Segundo o diretor de cultura e gente, Marcelo Orticelli, o funcionário tem que “Ter atitude de dono, pois nós queremos profissionais que tenham autonomia para obter o melhor da organização e aplicar em sua carreira”.

O que pode se destacar nesse novo banco, é a descontração que existe entre funcionários, um ambiente mais informal que faz perder um pouco da obrigação e substituir por gostar de fazer.

Segundo as pesquisas de Robert Levering, fundador do GPTW, para que haja um bom ambiente de trabalho para os colaboradores são:

• Ter uma relação de confiança com seu chefe imediato.

• Ter bom relacionamento com os colegas, acreditarem que estão em um ambiente colaborativo, com um bom clima.

• Ter orgulho do que fazem, ou seja, veem significado em seu trabalho e se identificam com a organização.

São três itens essências para um bom ambiente de trabalho.

Outras três empresas se destacam nesse Guia por estarem em todos os rankings desde o primeiro ano, são as empresas Dow, que é uma indústria química estadunidense, Promon, empresa de engenharia e Whirlpool, que é subsidiaria da maior fabricante de eletrodomésticos do mundo. Cada uma dessas empresas encontrou um jeito próprio para se tornarem boas para se trabalhar.

Segundo Nathalie Tessier, diretora de RH da Whirlpool, “A única maneira de ficar tanto tempo no Guia é transformar de fato as pessoas em um dos pilares de estratégia da empresa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com