TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Gestao

Monografias: Ava Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  922 Visualizações

Página 1 de 2

enioridade

De volta ao batente

Empresa cria consultoria para manter, compartilhar e não desperdiçar o conhecimento de profissionais mais velhos

Por Carolina Sanchez Miranda

1

A Robert Bosch encontrou uma maneira interessante de aproveitar o conhecimento dos profissionais que se aposentam na empresa. Criou uma consultoria, chamada Bosch Management Support (BMS), que presta serviços para a própria companhia, tendo como consultores essas pessoas que se desligaram. Ganham os dois lados. A Bosch, podendo contar com a experiência de profissionais que têm um profundo conhecimento dos processos e da cultura da empresa. Ganham também os profissionais, que têm a oportunidade de continuar na ativa, mas agora em projetos pontuais, o que lhes dá mais tempo para gozar de sua merecida aposentadoria.

A BMS nasceu na Alemanha, país de origem da multinacional, em 1999, mas só chegou ao Brasil em setembro do ano passado. O mais curioso foi que isso aconteceu por iniciativa exatamente de um profissional aposentado pela Bosch: o ex-presidente da empresa para América Latina, Edgar Silva Garbade. Ele atuou na companhia por 32 anos, dos quais seis passou à frente da operação na América Latina, cargo que deixou em 2008. Segundo Garbade, assim como ele, a maioria dos profissionais contratada pela Bosch passa boa parte de suas carreiras na empresa. "As pessoas entram cedo e acabam passando a vida dentro da companhia. Tanta experiência e tanto conhecimento não podem ser desperdiçados", diz. O responsável pela BMS no Brasil conta que a Bosch retém 90% de seus profissionais, índice que vale para operação brasileira e global. Nos anos que passam dentro da companhia, os funcionários têm oportunidade de atuar em diferentes funções, setores e ainda em uma ou algumas das 50 filiais que a Bosch tem no mundo.

Essa possibilidade de desenvolvimento de carreira, e treinamentos oferecidos e subsidiados pela Bosch são algumas das razões do alto nível de retenção. Também ajudam a entender melhor o quanto esses profissionais são valiosos como consultores para a empresa em seu pós-carreira. "São dez dias de formação por ano para cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com