TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação AVA 1º Semstre

Pesquisas Acadêmicas: Avaliação AVA 1º Semstre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  2.569 Palavras (11 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 11

Gestão do Conhecimento – Correção da Atividade Colaborativa

A data-limite para a entrega da atividade colaborativa é dia 2/junho/2013, às 23h55min.

O prazo para correção e lançamento das notas pelos tutores é dia 14/junho/2013.

Enunciado da atividade disponível no AVA

A atividade colaborativa é uma atividade elaborada em forma de estudo de caso, situação-problema, projeto, e é realizada com o seu grupo virtual. O objetivo é estimulá-lo a resolver uma tarefa por meio da discussão com os membros de seu grupo, promover a troca de ideias e a construção do conhecimento.

Lembre-se de discutir com seus colegas a questão que o seu tutor postou no fórum. Portanto, você tem responsabilidades individuais para cumprir, de modo a colaborar com o seu grupo na execução do trabalho. Converse e organize com seus colegas a melhor forma de praticar as tarefas propostas por aula-tema. Quando o grupo finalizar a tarefa, um estudante selecionado pelo grupo postará no AVA o resultado da tarefa e o seu tutor fará a correção da atividade.

Importante: A tarefa final desta atividade deverá ser postada no ambiente virtual de aprendizagem somente na aula-tema 07 e será avaliada pelo tutor para compor a nota do 2º bimestre.

Aula-tema 01 – Definindo o conhecimento e a aprendizagem organizacional

Olá, aluno! Para entender o que fazer nesta atividade colaborativa, é necessário antes entender que você faz parte de um grupo de trabalho formado aqui no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) com outros alunos da Anhanguera Educacional de qualquer parte do Brasil. Este grupo virtual formado aleatoriamente por alunos que cursam a disciplina "Gestão do Conhecimento" permite aos integrantes conhecer novas pessoas e interagir com elas através do fórum para troca de ideias e desenvolvimento das próximas atividades colaborativas.

Para que possa ser possível o máximo de interatividade entre os membros do grupo, é necessário o envio dos dados pessoais de cada um através do fórum em forma de apresentação. Cada membro do grupo coloca seus dados como nome, cidade, unidade da Anhanguera, habilidades pessoais, coisas que gosta de fazer em sua cidade, esporte que gosta de praticar etc.

Após a colocação dos dados de todos os integrantes, vamos transformar estes dados em informação, fazendo uma leitura de tudo que foi postado pelos integrantes do grupo. Podemos descobrir aquele que gosta mais de escrever e com isso colaborar com o desenvolvimento do conteúdo escrito das atividades colaborativas, ou aquele que tem habilidades em informática e com isso pode formatar os arquivos que serão desenvolvidos nas atividades colaborativas etc. Isto é transformar informação em conhecimento, utilizando a informação para gerar conhecimento de todos os integrantes do grupo e a partir daí conseguir os melhores resultados.

Na próxima aula-tema será proposta uma tarefa que deverá ser entregue ao seu tutor em um arquivo em Power Point na aula-tema 7. Esta produção valerá 4.0 pontos da média do segundo bimestre.

Aula-tema 02: A empresa criadora de conhecimento

Olá, aluno! Agora que você já conhece os integrantes do seu grupo virtual, vamos formar uma empresa de consultoria fictícia e vamos ao trabalho.

Qual é o seu desafio?

Sua consultoria foi contratada para trabalhar junto aos executivos da Brasil Motores S.A. Um grupo de investidores resolveu dar uma nova chance a esta empresa, que outrora foi próspera, mas hoje está em crise. Esta empresa é brasileira e fabricante de veículos: a Brasil Motores S.A. e a consultoria foi contratada para orientar o seu pensamento criativo. A Brasil Motores foi criada como uma empresa familiar graças às ideias arrojadas de um engenheiro visionário, cresceu muito e teve seus dias de glória no passado: os revolucionários "jeeps Brasil" venceram ou estiveram entre os primeiros lugares em muitas competições importantes, entre elas o "Rallye do Pantanal", o "Rallye da Serra do Mar" e o lendário "Rallye Pira-Cajamar", entre outras corridas incríveis da década de 1970. Entretanto, as coisas mudaram. A Brasil Motores S.A. vem apresentando muitas dificuldades para sobreviver nos últimos tempos. Caíram as vendas de veículos e as montadoras estrangeiras estão ganhando cada vez mais espaço no mercado nacional com seus novos modelos, "fora de estrada", principal nicho de atuação da Brasil Motores S.A.

Você e sua equipe têm um grande desafio pela frente: devem preparar a Brasil Motores para que recupere o prestígio da marca, aprenda a lidar com mudanças rápidas no ambiente externo, empreenda inovações, saiba se reinventar e inovar. Depois de um estudo de potencialidades do mercado e acreditando na boa fase da economia brasileira, um grupo de investidores resolveu dar uma nova chance à empresa e por este motivo vocês foram contratados.

A missão de sua consultoria, portanto, será a de orientar a criação de conhecimento nessa empresa na forma de novos produtos, processos e serviços. Os primeiros depoimentos e entrevistas com funcionários dão conta de algumas dificuldades enfrentadas e já sinalizam que ela não possui políticas claras de Gestão do Conhecimento.

Observe o que foi apurado neste início de consultoria:

- vive das glórias do passado, tem dificuldade para lidar com as mudanças dos tempos atuais;

- ignora a experiência dos funcionários mais antigos e não dá ouvidos aos mais novos;

- tem dificuldade para se diferenciar no mercado, seus produtos nascem defasados;

- não é capaz de estabelecer interações criativas com seus fornecedores e clientes.

Também durante o levantamento de dados da consultoria, surgiu o seguinte depoimento de um gerente de produção da Brasil Motores S.A.: Um excelente e experiente funcionário da linha de produção, Sr. Manoel de Oliveira, conhecido por todos pela competência e dedicação com que realizava seu trabalho, depois de décadas servindo a empresa, teve que se aposentar. O Sr. Manoel não tinha muita paciência para ler manuais, mas era muito atento e observador, jamais sofreu acidentes no trabalho e o nível de qualidade do que produzia era muito elevado. O jovem funcionário que o substituiu,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com