TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de pesquisa em soluções ambientais globais

Projeto de pesquisa: Avaliação de pesquisa em soluções ambientais globais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 7

Relatório Parcial

Participantes:

LUCIANA SOUZA - RA: 434389

MAURO PRUDÊNCIO DE LIMA - RA: 4306986

VANDERLEI SANTOS SILVA - RA: 63251

Tutor Presencial – Wagner LIMA

Sumário

Etapa I – Relatório Parcial ---------------------------------------------------------------------1

Apresentação --------------------------------------------------------------------------------------1

Avaliação de Pesquisa na Global Soluções Ambientais -----------------------------------2

Viabilidade e Metas para a Implantação do SGA -----------------------------------------3

Viabilidade -----------------------------------------------------------------------------------------4

Metas ------------------------------------------------------------------------------------------------4

Conclusão ------------------------------------------------------------------------------------------5

Bibliografia ----------------------------------------------------------------------------------------5

ETAPA 1 - Relatório Parcial

Projeto Experimental de Viabilidade para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), na empresa Global Soluções Ambientais LTDA - Coleta de Resíduos Sólidos. A Global Soluções Ambientais LTDA, surgiu a partir do compromisso de seus idealizadores com o Meio Ambiente, e tem como objetivo principal oferecer Soluções Ambientais que atendam as Legislações do Brasil no âmbito do Tratamento de Resíduos diversos, nas etapas de: Acondicionamento, Identificação, Armazenamento, Transporte e Destinação Final ao devido tratamento. Os serviços oferecidos pela Global, visam que toda classe de clientes, seja ele de pequeno, médio e/ou grande porte, tenham Custo Benefícios que o incentive a atender todas as solicitações de adequações requeridas pelas Autoridades Ambientais.

Apresentação

Este projeto tem como finalidade simular a implantação do Sistema de Gestão Ambiental na empresa de Limpeza Urbana (Global Soluções Ambientais)- Setor de Coleta de Resíduos diversos na cidade de ALFENAS - MG e Região. Nesse estudo aplicaremos na empresa os fundamentos da ISO série 14000, mais especificamente a ISO 14001, especificação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Este trabalho abordará superficialmente cada passo da implantação do SGA, requerendo o envolvimento de toda a organização e demandando de um tempo relativamente grande, no caso da real implantação do programa e da pretensão de buscar a certificação pela ISO 14001.

Durante os trabalhos de implantação do Programa de Qualidade Total e dos estudos para o Planejamento Estratégico da Global Soluções Ambientais, verificou-se que o comprometimento da empresa com a questão ambiental no município é muito íntima. No momento da exposição dessa problemática pelo grupo responsável do Programa de Qualidade à alta Direção da Global, sensibilizou-se da importância de assumir a sua parcela de responsabilidade, na condução da implantação do SGA. Este projeto alcançará um duplo objetivo, pois irá tratar as questões relativas aos processos internos e externos para viabilizar o seu trabalho, onde deverá agir e influenciar àqueles que fazem uso de seus serviços. Este comprometimento duplo dar-se com os clientes da empresa, clientes internos e externos, que outorga para o Planeta Terra todas as responsabilidades sobre esse setor, inclusive questões relativas aos programas de educação, conscientização ambiental e programas alternativos de coleta. Com este comprometimento solidificado na gerência da Global, a mesma delegou o comando da implantação do SGA ao responsável pela coordenação do Programa de Qualidade Total. A empresa possui anos de experiência na área de coleta de resíduos e sabe que deverá refletir sobre vários aspectos durante a implantação do SGA, entre eles ressaltamos: os aspectos sociais, culturais e participativos da comunidade como: educação, saúde, saneamento, poluição do ar, água e do solo.

Avaliação de Pesquisa na Global Soluções Ambientais.

Para que possamos identificar na Global Soluções Ambientais, oportunidades de melhorias do desempenho ambiental, primeiro situaremos a empresa em relação às questões pertinentes ao meio ambiente, onde foram distribuídos nos vários setores da empresa questionários cujo conteúdo está baseado nas diretrizes do SGA da ISO série 14000. Este questionário foi respondido por gerentes e responsáveis das diversas áreas como: setor de logística, compras, administrativo, manutenção, qualidade e segurança do trabalho. Abaixo mostraremos como os profissionais pesquisados, vêm o comprometimento da empresa frente à questão proposta:

- Política Ambiental - A Empresa possui uma política definida, voltada para o meio ambiente e tem conhecimento do comprometimento da alta direção.

- Aspectos Ambientais - A Empresa identifica as atividades que causam impactos ao meio ambiente, mas não têm conhecimento de todos os serviços considerados críticos que foram levantados.

- Requisitos Legais e outros - Sabem que a empresa tem identificado grande parte da Legislação Ambiental, possui um sistema capaz de atualizar as leis periodicamente.

- Objetivos e Metas - Os planejamentos realizados pela empresa contemplam em muito as realizações voltadas a preservação do meio ambiente.

- Programa de Gerenciamento Ambiental - A empresa mantém programas voltados para o controle das emissões atmosféricas e para a qualidade das águas que é lançada nos receptores. Há uma ação no que tange a economia com gastos com energia elétrica e também ela sabe da necessidade de se reduzir os resíduos produzidos, também há um planejamento efetivo para esta questão, visando uma melhoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com