TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICROBIOLOGIA EM SISTEMAS AMBIENTAIS SUSTENTÁVEIS: APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

Por:   •  8/6/2017  •  Seminário  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

MICROBIOLOGIA EM SISTEMAS AMBIENTAIS SUSTENTÁVEIS:

APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

Introdução

O Bioma Pampa está localizado na América do Sul e, no Brasil, em muitas áreas do Rio Grande do Sul. Trata-se de um conjunto de ecossistemas muito antigos e alterados em razão da inadequação das políticas de conservação atuais, dado que grande parte de sua vegetação original foi substituída. Em decorrência disso, o Bioma possui grande biodiversidade microbiana; com poucos estudos, porém, se comparado a outras pesquisas do gênero.

Objetivo 

Este projeto tem por objetivos identificar a variedade de fungos presente no Bioma Pampa e, posteriormente, empregá-los na biotecnologia ambiental, uma vez que podem ser usados no controle biológico de ácaros.

Procedimentos Metodológicos

Para o desenvolvimento da pesquisa, serão realizadas coletas do solo nos anos de 2017 e 2018, em climas quente e frio. Além disso, será realizado o isolamento, a caracterização, a identificação e preservação dos fungos, bem como a identificação molecular e a análise físico-química e bioquímica do solo.

Resultados Esperados

Ao final da pesquisa, espera-se encontrar e identificar as principais espécies de fungos microscópicos deste Bioma; comparar a diversidade fúngica de áreas com vegetação nativa com a de áreas associadas a culturas agrícolas, pastoris e silvicultura, em concomitância com a avaliação da influência das características do solo sobre essa comunidade, e, por fim, determinar quais fungos poderão ser usados no controle biológico de ácaros.

Conclusão

Os resultados contribuirão para aprofundar o conhecimento sobre os microrganismos do Bioma Pampa. Todavia, uma conclusão mais aprofundada será obtida a partir da obtenção dos dados.

Palavras-chave: Bioma Pampa; micologia; biotecnologia ambiental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com