TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas Ambientais e Globais

Por:   •  17/2/2020  •  Resenha  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Pós Graduação em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico

Problemas Ambientais e Globais

Professor: Alexandre Santos de Alencar

LORENA SANTOS MATOS

FISCHER, Rosa Maria. Samarco: o papel da empresa no empoderamento das pessoas. Social Enterprise Knowledge Netword - NKP-015. Harvard, Boston. EUA. 2011. 24 páginas.

SAMARCO: O PAPEL DA EMPRESA NO EMPODERAMENTO DAS PESSOAS

O texto apresenta as atividades da mineradora Samarco, baseando-se em um planejamento estratégico corporativo no ano de 2004, fundamenta-se no relato do funcionamento e engajamento da empresa em projetos sociais, ambientais e culturais, descreve como são apresentados e sua aprovação. A autora relata, com a apresentação de uma proposta de Sérgio Dias, Gerente do Meio Ambiente, com a afirmativa de que a “responsabilidade é um de nossos bens mais preciosos”, informa que é de extrema relevância por compor a missão da empresa, o estudo cita como estratégia empresarial e comunicação, a imposição da missão da empresa aos colaboradores, considera a extrema importância de que todos tenham a mesma visão e estejam todos na mesma direção. Porém Sérgio tem algumas dificuldades para implantar novos projetos sociais na empresa, pois sua proposta era polêmica e haveria resistência para sua implantação.

O papel da empresa, ao se tratar de emponderamento de pessoas, podemos citar a Samarco como um bom exemplo na maior parte dos períodos citados no texto, tendo a mesma diversos projetos e iniciativas com bons resultados. Porém, segundo José Ramos, a atuação social das empresas junto às comunidades vem ganhando grande importância no decorrer dos anos, pois enfrentaram situações difíceis por conta da resistência das organizações da sociedade civil às obras de ampliação de fábrica, essas intervenções de movimentos sociais geraram atrasos nas obras e perda de competitividade. De acordo com Sérgio Dias, todas as ações da empresa deveriam ser fundamentadas em procedimentos éticos, apresentou o “Programa de Educação Popular Ambienta de Bento Rodrigues” como exemplo, executado no ano anterior em uma comunidade com o objetivo de contribuir para o seu desenvolvimento e crescimento com a identificação de seus problemas e procurando soluções, o programa trouxe melhoria na relação da empresa com a comunidade, seu intuito principal era demonstrar a população as preocupações tomadas pela empresa em relação a segurança. O projeto foi dividido em três fases, sendo a primeira no período de 1997 a 1998, a segunda em 1999 a 2000 e a terceira do ano de 2001 a 2003, onde ocorreu o término do projeto, o mesmo obteve resultados tangíveis como, por exemplo, redução de 25% dos níveis de repetências  entre o 1º e 4º ano, queda de 20% da evasão escolar, 30%  de redução de verminoses e queda na carência nutricional.  Outro projeto foi o Salvamar, que tem como objetivo promover a recuperação da diversidade de peixes e da qualidade da água por meio da reciclagem e reutilização do óleo queimado pelos motores de barcos pesqueiros, o projeto obteve sucesso através da conscientização da comunidade e não envolver de forma direta a empresa na execução e sim no investimento a acompanhamento dos resultados. Um sistema de Gestão Ambiental foi implantado na Samarco, elaborado a partir da capacitação de alguns funcionários de Ubu, um deles residia em uma vila de pescadores e utilizou a oportunidade para usar os conhecimentos para evitar o derramamento de óleo no mar. A idéia era utilizar as instalações da Samarco para realizar a reciclagem do óleo e que posteriormente fossem vendidos aos pescadores a preço de custo, ou seja, valor quatro vezes menor. Além do benefício financeiro, o projeto conscientizava a população sobre a importância de preservação do ecossistema. Mensalmente eram exibidos aos mesmos os resultados obtidos no projeto, com informações do crescimento e uma análise comparativa dos resultados dos meses anteriores ao projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com