TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Dissertações: Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.747 Palavras (7 Páginas)  •  4.868 Visualizações

Página 1 de 7

1. Defina os seguintes termos: dados, banco de dados, SGBD, sistema de banco de dados, independência programa-dados, visão do usuário, DBA, usuário final, transação customizada, redundância controlada, controle de acesso.

BANCO DE DADOS: é um conjunto de dados relacionados.

DADOS: fatos que podem ser gravados e que possuem um significado implícito.

SGBD: Sistema de gerenciamento de banco de dados, é uma coleção de programas que permite ao o usuário criar e manter um banco de dados.

SBD: Sistema de banco de Dados: conjunto de programas que permitem armazenar, modificar e extrair informações de um banco de dados.

INDEPENDÊNCIA PROGRAMA-DADOS: o BD não está ligado diretamente a qualquer software para sua funcionalidade, ou seja, a estrutura do arquivo de dados é independente, onde se pode modificar a ferramenta se nenhuma alteração por inteiro.

VISÃO DO USUÁRIO: cada usuário terá uma necessidade para se ter acesso aos bancos de dados, interfaces diferentes com acessos e permissões diferentes.

DBA: Data base Administrator, autoriza acesso, monitora acesso do uso do BD, adquire recursos, mantém segurança e desempenho.

USUÁRIO FINAL: é aquele que através de uma interface, acessa o banco de dados, tem sua própria interface, utiliza os dados, pode modificá-los, ampliar as informações, buscá-las para utilizá-las.

TRANSAÇÃO CUSTOMIZADA: um usuário em sua interface pode criar atalhos que acessam dados específicos mais rápidos do BD.

REDUNDÂNCIA CONTROLADA: Evitar dados repetidos para evitar uma mesma base de dados.

2. Discuta as características principais da abordagem de um banco de dados e como ela difere dos sistemas tradicionais de arquivos.

Um Banco de dados possuiu independência em relação programas-dados e pode ser acessada de várias ferramentas. Já um sistema tradicional é ligado à um software e é mais limitados nesses tipo de recursos.

3. Quais são as responsabilidades do DBA e dos projetistas de banco de dados?

Os projetistas de banco de dados são quem desenvolvem os SGBD´s específicos, com dados intrínsecos e os DBA´s são quem administram o acesso, mantém o controle e segurança, desempenho e autorização.

4. Quais são os diferentes tipos de usuários finais de banco de dados? Discuta as atividades principais de cada um.

USUÁRIOS CAUSAIS: acessam o banco de dados casualmente, mas podem necessitar de diferentes informações a cada acesso; utilizam sofisticadas linguagens de consulta para especificar suas necessidades;

USUÁRIOS NOVATOS OU PARAMETRICOS: utilizam porções pré-definidas do banco de dados, utilizando consultas pré-estabelecidas que já foram testadas.

USUÁRIOS SOFISTICADOS: são usuários que estão familiarizados com o SGBD erealizam consultas complexas.

5. Discuta as funcionalidades/características que podem ser fornecidas por um SGBD.

CONTROLE DAS REDUNDÂNCIAS: A redundância consiste no armazenamento de uma mesma informação em locais diferentes, provocando inconsistências. Em um Banco de Dados, as informações só se encontram armazenadas em um único local, não existindo duplicação descontrolada dos dados. Quando existem replicações dos dados, estas são decorrentes do processo de armazenagem típica do ambiente Cliente-Servidor, totalmente sobre controle do Banco de Dados.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS: O SGBD deve incluir software de controle de concorrência ao acesso dos dados, garantindo em qualquer tipo de situação a escrita/leitura de dados sem erros.

CONTROLE DE ACESSO: O SGDB deve dispor de recursos que possibilitem selecionar a autoridade de cada usuário. Assim um usuário poderá realizar qualquer tipo de acesso, outros poderão ler alguns dados e atualizar outros e outros ainda poderão somente acessar um conjunto restrito de dados para escrita e leitura.

INTERFACEAMENTO: Um Banco de Dados deverá disponibilizar formas de acesso gráfico, em linguagem natural, em SQL ou ainda via menus de acesso, não sendo uma "caixa-preta" somente sendo passível de ser acessada por aplicações.

ESQUEMATIZAÇÃO: Um Banco de Dados deverá fornecer mecanismos que possibilitem acompreensão dos relacionamentos existentes entre as tabelas e de sua eventual manutenção.

6. Identifique algumas consultas informais e operações de atualização que você poderia aplicar ao banco de dados exposto na figura 1.2.

7. Qual a diferença entre redundância controlada e aquela sem controle? Ilustre com exemplos.

No processamento tradicional de arquivos, cada grupo de usuários deve manter seu próprio conjunto de arquivos e dados. Desta forma, acaba ocorrendo redundâncias que prejudicam o sistema com problemas como, por exemplo, o fato de que toda vez que for necessário atualizar um arquivo de um grupo, então todos os grupos devem ser atualizados para manter a integridade dos dados no ambiente como um todo.

A redundância desnecessária de dados leva ao armazenamento excessivo de informações, ocupando espaço que poderia estar sendo utilizado com outras informações.

Por exemplo, um trabalho em grupo de faculdade que precisam todos os integrantes entrarem em contato para mexer no arquivo certo do trabalho e não em um antigo e refazer partes já feitas.

8. Nomeie todos os relacionamentos entre os registros do banco de dados apresentados na figura 1.2 (verifique o slide do capitulo 1).

De acordo com o que foi apresentado no trabalho “Marketing com Banco de Dados: Uma vantagem competitiva no varejo” e discutido em sala de aula. Defina/Discuta sobre os itens a seguir.

9. Conceito de marketing com banco de dados.

Marketing com banco de dados relaciona informações dos consumidores incluindo transações de compra, compras de produtos, promoções, estilos de vida, dados demográficos e características financeiras. Shaw e Stone fornecem a seguinte definição para marketing com banco de dados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com