TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Exames: Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 3

PASSO 1

Descreva sobre cada um dos itens que compõem a estrutura do Modelo Relacional, apontando suas funções e relacionando-os com as entidades propostas no desafio.

Tabelas

Tabela é um conjunto de dados dispostos em número finito de colunas e número ilimitado de linhas.

As tabelas associam-se entre si através de regras de relacionamentos, estas regras consistem em associar um ou vários atributo de uma tabela com um ou vários atributos de outra tabela.

Exemplo: A tabela cadastro relaciona-se com a tabela vaga no estacionamento. Através deste relacionamento esta última tabela fornece a lista de vagas para a tabela cadastro.

Registros ou (Tuplas)

Cada linha formada por uma lista ordenada de colunas representa um registro, ou Tupla. Os registros não precisam conter informações em todas as colunas, podendo assumir valores nulos quando assim se fizer necessário.

Um registro é uma instância de uma tabela, ou entidade.

Exemplo: nome_proprietario é um registro da tabela cadastro, e a placa_veículo é o registro da tabela vaga do Estacionamento. Uma associação entre estas duas tabelas criaria a seguinte instância de relacionamento: nome_proprietario é a placa_veículo.

Colunas

As colunas são tipicamente consideradas os campos da tabela, e caracterizam os tipos de dados que deverão constar na tabela (numéricos, alfanuméricos, datas, coordenadas, etc.) O número de linhas pode ser interpretado como o número de combinações de valores dos campos da tabela, e pode conter linhas idênticas, dependendo do objetivo. A forma de referenciar inequivocamente uma única linha é através da utilização de uma chave primária.

Exemplo:

n_ficha;

cpf_proprietário;

Chave

As tabelas relacionam-se umas as outras através de chaves. Uma chave é um conjunto de um ou mais atributos que determinam a unicidade de cada registro.

Por exemplo, se um banco de dados tem como chaves N_Vaga e N_Ficha, sempre que acontecer uma inserção de dados o sistema de gerenciamento de banco de dados irá fazer uma consulta para identificar se o registro já não se encontra gravado na tabela. Neste caso, um novo registro não será criado, resultando esta operação apenas da alteração do registro existente.

Temos dois tipos de chaves:

1. Chave primária: (PK - Primary Key) é a chave que identifica cada registro dando-lhe unicidade. A chave primária nunca se repetirá.

2. Chave Estrangeira: (FK - Foreign Key) é a chave formada através de um relacionamento com a chave primária de outra tabela. Define um relacionamento entre as tabelas podendo ocorrer repetidas vezes. Caso a chave primária seja composta na origem, a chave estrangeira também o será.

PASSO 2

Descreva qual (is) limitação (ões) existem na execução do processo de Mapeamento do modelo MER

Para o Relacional. Justifique sua resposta, utilizando-se também de exemplos, tendo em vista que possuem estruturas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com