TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bancos E Investimentos

Ensaios: Bancos E Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 3

Banco de Investimentos

Objetivos, Características, Fonte de recurso e aplicação desses recursos:

Diferente de um banco comercial que capta depósitos, e faz empréstimos para pessoas físicas, um banco de investimentos, como o famoso Goldman Sachs dos Estados Unidos, é voltado exclusivamente para a pessoa jurídica, em especial as grandes empresas que têm nessas instituições uma opção para conseguir recursos e desta forma, expandir suas atividades.

O nome “banco de investimentos” (também conhecido por banco de negócios) é traduzido do inglês “investment bank”. Essa definição surgiu nos Estados Unidos com a promulgação de uma lei, logo após a crise de 1929, que institui uma diferenciação entre os bancos comerciais ou varejistas e os de investimento, de modo a proteger os depósitos dos correntistas.

Em decorrência dessa separação a área de atuação de um banco de investimentos acaba sendo menor em quantidade de clientes com muitos recursos emprestados. Em outras palavras o risco fica concentrado em poucos e numa crise isso pode ser fatal, como foi com o Lehman Brothers nos Estados Unidos durante a crise global de 2008.

Outro fator que impacta, é que o financiamento concedido pelos bancos depende muito do mercado bancário (empréstimos entre bancos). Já os varejistas podem converter em créditos os depósitos de particulares e emprestá-los a outros para lucrar com os juros.

O principal objetivo de um banco de investimento é prover o mercado de recursos de médio a longo prazo, de modo a abastecer o capital de giro e investimento das empresas. O prazo das operações de financiamento deve ser do no mínimo 1 ano.

As demais atividades envolvem a assessoria e financiamento a operações de fusão, aquisição e reestruturação de empresas. Podem administrar fundos de investimento, auxiliar na abertura de capital de empresas (lançar ações em Bolsa de Valores) e no lançamento de debêntures das empresas (títulos representativos de dívida).

Podem também criar uma gama diversificada de produtos de investimento para seus clientes ou voltados para si, um exemplo são os Recibos de depósito bancário (CDB) oferecidos a seus clientes como forma de aplicação, quanto maior o ganho destes produtos financeiros, maior o nível de risco.

No Brasil os bancos de investimento são fiscalizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pelo Banco Central do Brasil (BACEN). Há ainda aqueles que estão sob a supervisão da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (AMBIMA), essa adesão embora seja facultativa melhora a imagem da instituição junto ao mercado. A AMBIMA faz com que seus associados (instituições financeiras) sigam padrões legais e éticos que estão além da legislação, são regras de melhores práticas e transparência

Bancos de investimento Instituições especializados na concessão de crédito a médio e a longo prazos às diversas entidades integrantes no processo produtivo e na prestação de serviços técnicos às empresas. Os recursos destes bancos provêm dos capitais próprios, dos depósitos a prazo, das emissões de ações e obrigações e de empréstimos obtidos. Grande parte dos seus recursos provêm de operações de crédito externo e do Mercado Monetário Interbancário. Os bancos comerciais e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com