TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimento

Por:   •  16/4/2012  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  1.178 Visualizações

Página 1 de 7

4ª. e 5ª. Série

Administração

Universidade Anhanguera

Prof. Alessandro Bernardo Zanolli

Desafio – Projeto de Investimento em um negócio no qual será analisada a viabilidade econômica por meio das técnicas de análise de investimento:

TIR (Taxa Interna de Retorno) apresenta os resultados em porcentagem;

VPL (Valor Presente Líquido) – considera o fluxo de caixa com as entradas e saídas de capital. Após a montagem do fluxo de caixa, adota-se uma taxa de desconto, a TMA (Taxa Mínima de Atratividade);

Payback (Período de Retorno do investimento) – avalia o tempo que o projeto demorará em retomar o total do investimento inicial. ATPS de Análise de Investimentos

Etapa 01 – Os Tipos de Investimento

Etapa 02 – A montagem do fluxo de caixa relevante

Etapa 03 – As técnicas de análises

Em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infra-estrutura) ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros.

O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques.

O investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações.

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente, dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação à sua origem. Dessa forma, temos os seguintes tipos básicos de investimento:

Investimentos Públicos - São definidos como aplicações de capital totalmente detido pelo estado. e cujo objetivo principal não é o lucro é sim a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o bem-estar social. Exemplos: hospitais, escolas públicas, pavimentação de ruas, segurança pública etc.;

Investimentos Privados – São definidos como aplicações de capital por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, com o objetivo de gerar lucro e retorno financeiro aos investidores. São os maiores geradores de emprego e tributos em um país capitalista. Exemplos: empresas privadas e prestadoras de serviços;

Investimentos mistos – São definidos como aplicações de capital em parte por órgãos públicos e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, com o objetivo de gerar tanto lucro quanto bem-estar social. Exemplos: sociedades de economia mista, como Petrobrás e Banco do Brasil.

O mercado oferece uma ampla variedade de investimentos, portanto é necessário fazer uma análise para escolher as melhores opções. Deve-se levar em conta a disponibilidade de recursos, a rentabilidade, o risco do investimento etc. (considerações econômicas, financeiras e empresariais). Entre os vários tipos de investimentos, estão as aplicações financeiras, em renda fixa ou variável, onde há o risco e a rentabilidade de acordo com a preferência do investidor. Quanto maior o risco, maior a rentabilidade. Quanto menor o risco, a rentabilidade também diminui.

Principais aplicações financeiras no Brasil – As aplicações financeiras podem ser de renda fixa ou variável. Podem também ser classificadas quanto ao risco e à rentabilidade. Como exemplo de aplicações financeiras, podemos citar o CDB (Certificado de depósito bancário), a caderneta de poupança, os debêntures, ações na Bolsa de Valores etc.

Renda fixa define-se como o investimento no qual não há perda do montante investido inicialmente, podendo ser pré ou pós-fixado.

Caderneta de Poupança - Modalidade mais tradicional e conservadora do mercado. Permite ao investidor aplicar pequenas somas com rendimentos a cada 30 dias. A remuneração é composta por TR (taxa referencial) da data de aniversario da aplicação + 0,5% ao mês. A caderneta de poupança é uma aplicação pré e pós-fixada. Nos dias de hoje o que os bancos chamam de Poupança Fácil tem até 31 datas de aniversário, na mesma conta, para cada dia de depósito;

Certificado de Depósito Bancário (CDB) – é um título de crédito com taxa pré ou pós–fixada, emitido por bancos, que tem por objetivo captar recursos de investidores, passando posteriormente esse ao cliente na forma de empréstimos. Os pré-fixados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com