TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investimento Em Intangivel

Dissertações: Investimento Em Intangivel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2012  •  3.286 Palavras (14 Páginas)  •  999 Visualizações

Página 1 de 14

INVESTIR EM TANGÍVEIS OU INTANGÍVEIS?

Raul George P. de Medeiros

Graduando em Ciências Contábeis

UFRN/CERES/DCEA

RESUMO: Muitas empresas buscam o sucesso empresarial, mas não planejam em que âmbito investir. Algumas escolhem investir seus patrimônios em tangíveis e intangíveis. Nesse artigo o objetivo é mostrar a visão dos intangíveis confrontando com a idéia mais aceita no mercado, a de que as empresas que almejam crescimento devem investir em bens para o empreendimento. Para tanto, com o intuito de contextualizar o tema, inicialmente, abordam-se os conceitos e exemplos de ativos tangíveis e intangíveis. Na seqüência, mostra a imagem do que é investir nos intangíveis no mercado moderno, buscando passar a visão das vantagens e o valor que esses “bens” agregam para a empresa. Como também, uma explanação sobre o novo diferencial para as empresas atuais, o Capital Intelectual. E por fim, o PIB (Prêmio Intangíveis Brasil) a premiação que avalia as melhores empresas que investem e gerenciam seus ativos intangíveis.

PALAVRAS-CHAVE: Ativo Intangível, Visão Empresaria e Capital Intelectual.

ABSTRACT: Many companies seek business success, but do not plan to invest in what context. Some choose to invest their wealth in tangible and intangible. In this article the aim is to show the intangible vision of confronting the most accepted idea in the market that companies should aim to invest in growth assets to the venture. To do so, in order to contextualize the theme initially address the concepts and examples of tangible and intangible assets. Following shows the image of what is to invest in intangibles in the modern market, seeking to pass the vision of the benefits and value that these "goods" add to the company. Soon after, an explanation of the new differentiator for companies today, intellectual capital. Finally, GDP (Brazil Intangible Award) awards that evaluates the best companies that invest and manage their intangible assets.

KEYWORDS: Intangible Assets, Vision Entrepreneur and Intellectual Capital.

1. INTRODUÇÃO

No ambiente do mercado competitivo as duvidas sobre em que setor investir, quem contratar e que decisões tomar, acabam se tornando decisivas na performance do empreendimentos. Então surge a questão, devo investir em bens para transformá-los em lucros ou desenvolver a marca da minha empresa?

Hoje muitas empresas ainda desenvolvem a idéia de que para manter sua empresa ele deve garantir os melhores bens, seja para vender ou garantir os melhores processos empresariais, no entanto, transformando-os em lucro. Porém, uma essa idéia cedeu o lugar a fatores que são intangíveis. Os ativos intelectuais tornaram-se os elementos mais importantes no mundo dos negócios.

Bateson apud Raupp (2001) dizia que existem cinco tipos de criaturas no mundo. Primeiro, as que somente são. Segundo, as que são e vivem. Terceiro, as que são, vivem e se movem. Quarto, as que são, vivem, se movem e pensam. E as que são, vivem, movem-se, pensam e pensam como pensam. Portanto, atualmente valer, acima de tudo, a agregação de valor e a geração de riqueza contida nos “cérebros” das pessoas.

A importância é tanto que em 2007 surgiu o Prêmio Intangível Brasil (PIB) que tem o objetivo de premiar as empresas que melhor investem e gerenciam seus ativos intangíveis. Assim, esse artigo foi organizado de modo que se possa entender as vantagens em investir nos intangíveis mostrando que não basta simplesmente em melhorar seus imobilizado têm que buscar agregar marca ao nome da empresa.

2. ATIVOS TANGÍVEIS E INTANGÍVEIS

Para entender o que são ativos tangíveis e intangíveis, é necessário, compreender o que é o ativo. Para Marion (1998, p.53), “o ativo são todos os bens e direitos de propriedade da empresa, mensuráveis monetariamente, que representam benefícios presentes ou benefícios futuros para a empresa”. Já Iudícibus (1993, p.117) esclarece que a característica fundamental dos ativos “é sua capacidade de prestar serviços futuros à entidade que os têm como propriedade, individual ou conjuntamente com outros ativos e fatores de produção, capazes de se transformar, direta ou indiretamente, em fluxos líquidos de entradas de caixa”. Então, agora podemos entender o que são os ativos tangíveis e intangíveis.

Os Ativos tangíveis é o capital físico e financeiro da empresa. São os bens de propriedade da empresa que são concretos, que podem ser tocados. Como os imóveis, as máquinas, terrenos, veículos, obras civis, os estoques, etc. Neste caso atende facilmente aos requisitos do ativo.

E os Ativos intangíveis são as propriedades da empresa que não se tocar, mas que se percebe. São suas marcas, a qualidade de sua administração, sua estratégia, sua capacidade de se comunicar com o mercado e com a sociedade, são valores e princípios morais, sua capacidade de criar e reter os melhores talentos, sua capacidade de inovação, seu estoque de conhecimentos, etc. Dentre estes itens, que devem ser reconhecidos como intangíveis, estão além do goodwill, as despesas diferidas. Observe o quadro abaixo de alguns ativos intangíveis:

Quadro 1 – Exemplos de Ativos intangíveis

Intangíveis Tradicionais Despesas Diferidas

Nomes de produtos

Direitos de Autoria

Compromissos de não concorrer

Franquias

Interesses Futuros

Goodwill

Licenças

Direitos de operação

Patentes

Matrizes de gravação

Processos secretos

Marcas de comércio

Marcas de produtos Propaganda e promoção

Adiantamentos a autores

Custos de desenvolvimento de software

Custos de emissão de títulos de dívida

Custos judiciais

Pesquisa de marketing

Custos de organização

Custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com