TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bebidas Pira

Artigos Científicos: Bebidas Pira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.924 Palavras (8 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 8

Projeto de Consultoria para um processo de Sucessão na Indústria de Bebidas PIRA (Empresa Familiar).

Sumário

Introdução 4

Perfil de Candidatos a Sucessão 6

Possibilidade de Aprimoramento dos Resultados 7

Análise, Competências e Habilidades) 8

Função determinada para o colaborador não indicado a sucessão 8

Perfil e organograma proposto pela consultoria 9

Conclusão 11

Referência Bibliográfica 12

INTRODUÇÃO

No Brasil, mais de 99% dos negócios são originados de empresas familiares, que empregam mais de 60% da força de trabalho. Por ser a grande geradora de empregos, possuir flexibilidade e agilidade, vincula o fortalecimento e a modernização da economia brasileira à profissionalização da empresa familiar nacional.

No entanto, a estabilização da economia e a abertura do mercado em decorrência da globalização dificultam a permanência e consolidação de um empreendimento familiar por muito tempo. Acredita-se que as mudanças econômicas enfrentadas pelo país, a partir de 1994, levaram a venda e mesmo à falência de muitas empresas que não estavam acostumadas a lidar com um perfil de economia estável.

Em meio a este cenário, surge a necessidade de se compreender também o processo sucessório vivenciado por empresas familiares, pois de acordo com a literatura pesquisada este é um momento-chave no desenrolar da história de vida deste tipo de empresa. Lank (2001) ressalta que, sendo as empresas familiares umas das maiores propulsoras do bem estar social e econômico de todas as economias capitalistas, sua fragilidade no processo sucessório deve ser um motivo de grande preocupação. Assim, a mortalidade de empresas familiares é um elemento que estimula o conhecimento dos motivos subjacentes ao processo sucessório.

As empresas familiares possuem certas particularidades que as diferenciam das demais, como os valores e os laços de seus membros. Outro diferencial relevante diz respeito ao processo sucessório, no caso entendido como a passagem da direção do negócio, do seu fundador (a primeira geração) para o herdeiro ou não herdeiro (a segunda geração) e assim sucessivamente nas gerações seguintes. Vale lembrar que esta sucessão pode se dar tanto dentro da família, como ocorrer a partir da contratação de um profissional habilitado, mas sem laços de parentesco com os proprietários.

No caso da Empresa em questão a INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA, o fundador Dr. João, sentiu o peso da idade e decidiu que é o momento para iniciar o processo de sucessão da empresa, e anunciou que pretende transferir a responsabilidade de Gestão da empresa para os filhos Paulo e Iram que já atuam na empresa em setores estratégicos.

Nossa equipe deve atuar como consultores contratada para realizar o diagnóstico gerencial da empresa e, a partir das competências e habilidades diagnosticadas de Paulo e Iran, apresentar um plano de sucessão que melhor se encaixe no perfil da empresa e do mercado que a mesma atua.

PERFIL ATUAL DA EMPRESA.

Atualmente a empresa e dirigida pelo Fundador João Barroso, O Doutor João, como é conhecido dentro da empresa, é um senhor carismático, com uma história de vida repleta de superações. A empresa foi fundada em 1965, quando adquiriu um pequeno alambique para produção de cachaça e conhaque. O processo artesanal de produção de bebidas foi substituído por equipamentos e sistemas mais robustos de armazenagem e envelhecimento. Hoje, a cachaça e o conhaque produzido pela Indústria de Bebida Pira, é referência em sabor e qualidade em todo o Brasil. Até então, os filhos, candidatos a sucessão desempenhavam funções gerenciais em todas as áreas da empresa, determinadas de acordo com as orientações do Dr. João.

A empresa possui um sistema de gestão dividido em 4 setores, Gerência Industrial Liderado por Iran, que é um dos filhos, Gerência Comercial Liderado por Paulo, também filho, Gerência Administrativa liderada por Maria funcionaria de confiança e Gerência Financeira Liderado por José.Todos centralizado e dirigidas pelo Diretoria Geral o Dr. João Barroso.

O organograma resumido da Indústria de Bebidas Pira é apresentado a seguir:

A equipe de consultoria procurou traçar o perfil da empresa e dos gestores e, a partir daí, sugerir as ações que precisam ser implementadas para as mudanças na estrutura gerencial, a fim de mantê-la como referência de qualidade no mercado de bebidas alcoólicas.

PERFIL DOS CONDIDATOS A SUCESSÃO

Nossa consultoria a fim de traçar o perfil dos sucessores do Dr. João construiu uma tabela que apresenta as competências e habilidades ou deficiências inerentes ao perfil de Paulo e Iran. Está analise de perfil foi levantada a partir de entrevistas e testes psicológicos.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES OU DEFICIÊNCIAS

PAULO IRAN

PONDERA COM EQUILIBRIO. APLICAR O CONHECIMENTO.

POSSUI VISÃO GLOBAL E SISTEMICA. SEGUIR PLANEJAMENTOS ESTRATEGICOS.

ASSUMI RISCO É INOVADOR. TRABALHO EM EQUIPE.

DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO. LIDERANÇA FLEXIVEL.

EFICIENTE E EFICAZ. DETERMINAÇÃO

Através da planilha desenvolvida acima foi possível visualizarmos melhor as habilidades e competências inerentes em cada candidato.

O conceito de competência foi proposto de forma estruturada pela primeira vez em 1973, por David McClelland, desde então vem sendo amplamente discutido ao longo dos anos. O desempenho das organizações é influenciado mais fortemente pelas variações do ambiente externo. Assim o executivo, deve acima de tudo canalizar os esforços de suas ações para obter um sistema cooperativo. As funções executivas essenciais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com