TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benchmarking

Tese: Benchmarking. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Tese  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

Questionário - Benchmarking

1 – Você já passou por alguma experiência de Benchmarking? Qual?

R.: Tive uma experiência com o benchmarking quando notei o desperdício de folhas sulfite com impressões de em meu prédio, pois muitas destas não eram documentos importantes, serviam apenas para análises e logo após eram descartadas. Ao deparar-me com outro departamento verifiquei que na bandeja 2 da impressora eles utilizavam folha rascunho, então cogitei a idéia para o pessoal do meu prédio, no qual a bandeja 2 seria para folhas rascunhos onde ao imprimir o usuário seleciona esta opção (imprimir na bandeja 2) e a impressão saia com escritas no verso, a qual não o interessa, porém o que era para seu uso estava do outro lado. Desta forma obtivemos uma redução com gastos de folhas sulfite, o que já era planejado e previsto e utilizei a idéia como um Kaizen.

2 – Já notou algum processo de Benchmarking em sua empresa, mesmo sem saber se tratava dessa ferramenta?

R.: Atualmente a empresa oferece ao mercado uma nova linha de resinas sustentáveis pois emprega matérias primas de fontes renováveis e resinas termoplásticas o que reduz no uso de recursos fósseis não renováveis (petróleo) usados nas resinas poliéster tradicional. A linha BIOPOLI faz uso de aoleaginosas de ciclo curto (3 a 4 meses), sendo rapidamente renováveis, e faz uso de óleos transerestificados (como de soja e milho). Em contato com o setor responsável fui informado que este tipo de resina é a única no mercado, tanto que a empresa patenteará a idéia. Buscando informações em sites notei a existência de resinas, como a Valox IQ que usa conteúdo reciclado pós-consumo e que faz parte da linha de soluções sustentáveis da Sabic Innovative Plastics, que já possuem a idéia de “resina sustentável”. Claro que ambas são distintas, porém com um único foco – sustentabilidade. Ou seja a questão de criar resinas ecologicamente corretas já se fazia presente em nosso cotidiano, logo a partir da idéia de uma a outra pode ter dito a iniciativa de continuar neste seguimento partindo de pontos diferentes com formas distintas de se chegar ao mesmo objetivo. Creio que após um processo de planejamento, análises, comparativos a empresa encontrou nesta resina um meio para ganhar vantagens competitivas.

3 – Em que situação você entenderia que o benchmarking tem mais resultado? Produtos e serviços, processos ou avaliação de desempenho, justifique.

R.: A aplicação do Benchmarking visa a busca pela qualidade e das melhores práticas da administração como forma de ganhar vantagens competitivas ou seja a finalidade nas três situações expostas seria a mesma, o que precisa ser analisado é onde encontra-se “a falha” na organização e a partir deste ponto utilizar esta ferramenta para alcançar o aperfeiçoamento onde encontra-se este ponto falho ou a ser melhorado. Creio que não há um melhor resultado aplicando em uma situação ou em outra já que o objetivo do benchmarking é único, tenho que aplicá-lo onde quero buscar melhorias, onde encontra-se a real necessidade de uma organização, já que com esta ferramenta irei aprender com experiências de outrem, caso contrário meu resultado não será satisfatório ou perceptível.

4 – Pense na seguinte situação: você é Gerente Comercial de uma empresa em que o setor de atendimento é o ponto forte para a captação de novos clientes. Ultimamente o número de clientes está caindo gradativamente e você percebe que o problema principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com