TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benchmarking

Projeto de pesquisa: Benchmarking. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.560 Palavras (11 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 11

Alessandra Ribeiro n°01

Trabalho de Marketing

Técnico em Administração

Tema: Benchmarking

São Bernardo do Campo

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ..................................................................................................03

O QUE É O BENCHMARKING? ......................................................................04

COMO SURGIU O BENCHMARKING? ...........................................................04

OBJETIVO DO BENCHMARKING ..................................................................05

MOTIVAÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA ..........................05/06

TIPOLOGIAS ...............................................................................................06/07

O PROCESSO DE BENCHMARKING .............................................................08

PLANEJAMENTO ..................................................................................08/09/10

EXECUÇÃO .................................................................................................10/11

CONCLUSÃO ...................................................................................................12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................13

INTRODUÇÃO

A queda de barreiras comerciais, o rápido avanço tecnológico, a maior disponibilidade de informação e o grande aumento das expectativas dos clientes em todo o mundo são os principais agentes de mudança que surgem com o fenômeno da globalização. Nas condições atuais de competição, a procura de vantagens competitivas tornou-se um critério indispensável para a sobrevivência das organizações. As mudanças, em todos os níveis, têm ocorrido de uma forma extraordinariamente veloz, e a empresa que não se empenha em acompanhá-las tende a condenar-se ao esquecimento e conseqüente desaparecimento.

Deste modo, a melhoria continua passa a ser uma arma muito poderosa para aqueles que desejam manter-se competitivos. Sem esta consciência e a devida dedicação ao processo de melhoria continua a sobrevivência das organizações pode ficar comprometida. Uma das ferramentas de melhoria mais divulgada é o Benchmarking, que é definido como a procura das melhores práticas que levarão a um desempenho superior.

O QUE É O BENCHMARKING?

Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de comparar desempenhos e identificar oportunidades de melhoria na organização que está realizando (ou monitorando) o benchmarking.

De todas as definições encontradas sobre Benchmarking, destacam-se duas:

O benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à concorrência. Baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve um excelente desempenho empresarial. A essência deste instrumento parte do princípio de que nenhuma empresa é a melhor em tudo, o que implica reconhecer que existe no mercado quem faz melhor do que nós. Habitualmente, um processo de benchmarking arranca quando se constata que a empresa está a diminuir a sua rentabilidade. Quando a aprendizagem resultante de um processo de benchmarking é aplicada de forma correta facilita a melhoria do desempenho em situações críticas no seio de uma empresa.

Ou, ainda, uma definição mais sintética, mas igualmente objetiva: Processo contínuo e sistemático que permite a comparação das performances das organizações e respectivas funções ou processos face ao que é considerado "o melhor nível", visando não apenas a equiparação dos níveis de desempenho, mas também a sua ultrapassagem.

COMO SURGIU O BENCHMARKING?

O benchmarking surgiu na década de 70, por iniciativa da Xerox, ao iniciar um processo sistemático de pesquisa sobre os processos de gestão e produção empregados, tanto por suas correntes quanto por outras organizações de destaque em áreas específicas de seu interesse. Sua difusão ao redor do mundo ocorreu durante a década de 80 e, já na década seguinte, teve seu uso consolidado largamente, principalmente em organizações norte-americanas e européias. Os japoneses, que de forma emblemática basearam-se nessa prática para conquistar o mercado americano automotivo na década de 80, têm uma palavra que retrata o principio do benchmarking – o dantotsu, que significa lutar para tornar-se o “melhor dos melhores”. A filosofia por trás dessa prática consiste em estabelecer uma base de auto-aprimoramento que consiste em procurar, encontrar e superar os pontos fortes dos concorrentes. Ou seja, as melhores práticas da indústria servem como referência a serem adaptadas e se possível incorporadas de forma otimizada.

OBJETIVO DO BENCHMARKING

O benchmarking tem como o seu objetivo, facilitar e estimular as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho através da aprendizagem com os outros, portanto deve ser feito de modo a alcançar os seguintes objetivos:

• Melhorar o processo de trabalho

• Reformular as estratégias existentes

• Redução de custos e orçamento

• Realização de novos empreendimentos

MOTIVAÇÕES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com