TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biodigestores - Plano De Negócios

Artigo: Biodigestores - Plano De Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2014  •  7.472 Palavras (30 Páginas)  •  1.595 Visualizações

Página 1 de 30

SUMÁRIO

1) Introdução

2) Sumário Executivo

3) Empresa

a) Diretrizes Organizacionais

b) Objetivos da Empresa

c) Foco

d) Estrutura Organizacional

e) Estrutura Legal

f) Síntese de Responsabilidade da Equipe Dirigente

g) Plano de Operações

h) Localização da Empresa

4) Plano de Marketing

a) Análise de Mercado

b) Mercado Consumidor

c) Mercado Concorrente

d) Mercado Fornecedor

e) Análise Swot

f) Estratégia de Marketing

g) Política de Preço

h) Distribuição

i) Promoção e Publicidade

j) Relacionamento com o Cliente

5) Produto e Subproduto

a) Produto - Biodigestor

b) Subproduto - Biofertilizante

- Biogás

6) Viabilidade Financeira

a) Composição da Matriz Energética no Brasil

b) Viabilidade para clientes em áreas rurais

c) Viabilidade para clientes em zonas urbanas

d) Viabilidade para a cidade de Campinas

e) Viabilidade para a Bioequilibrium

f) Investimento Inicial

g) Projeção de Resultados

h) Evolução das Vendas

i) Fluxo de Caixa

j) Receitas

k) DRE

l) Custos

1) INTRODUÇÃO

Este Plano de Negócios visa alcançar um financiamento de R$ 500.000,00 para um pagamento no período de até 2 anos a ser investido em novas tecnologias e capital de giro.

Faremos uma apresentação da Bioequilibrium, seu potencial e as melhorias que estamos implantando e como pretenderemos resgatar esse capital no período acima estipulado.

Visamos aproximar os aspectos mais importantes como mercado em expansão e os resultados que já começamos a obter com o novo sistema de gestão implantado à partir de 2011, eliminando a estrutura amadora que uma empresa sem foco e sem uma gestão eficiente e centrada pode sofrer.

2) SUMÁRIO EXECUTIVO

A equipe será dirigida pelos senhores Alexsandro Cardoso dos Santos, formado em Economia pela UNICAMP (Universidade de Campinas) e Logística pela UNIP (Universidade Paulista), com pós graduação pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) nos cursos citados, além de vários outros cursos de especializações e o Sr. Ronaldo Aparecido dos Santos formado em Administração de Empresas e Logística pela Unip com pós-graduação nos dois cursos citados em Logística pela mesma universidade.

3) EMPRESA

A Bioequilibrium iniciou suas atividades em abril de 2004, tendo foco principal a fabricação e implementação de biodigestores para geração de biogás, e seus subprodutos à partir de resíduos de dejetos de animais, além de projetos e assessoria, expandindo-se depois para fabricação de biodigestores para geração de biogás à partir de resíduos orgânicos, obtidos de aterros sanitários.

A organização é voltada para a necessidade de atender um nicho de mercado em alta expansão e diferenciado, onde o intuito não é apenas obtenção de lucros, mas os benefícios ambientais do tratamento de resíduos animais e posteriormente resíduos humanos, onde muitas vezes são destinados em locais impróprios.

A solução para o problema do lixo nas cidades envolve, além do reaproveitamento dos materiais descartados, o destino final adequado dos resíduos. Nesse sentido, torna-se fundamental o uso de aterros sanitários, em que, diferentemente dos lixões, o material seja acondicionado e tratado de forma correta, evitando a degradação ambiental. Apesar de a grande maioria dos municípios brasileiros despejar seu lixo em locais inapropriados, já existem iniciativas bem-sucedidas de implantação de aterros sanitários no país.

Além dos benefícios ambientais do tratamento do lixo e do chorume (líquido formado a partir da decomposição da matéria orgânica), esses projetos têm vantagens econômicas, pois prevêem o uso do gás produzido pelo lixo decomposto – o biogás – na geração de energia, o que reduz as emissões de carbono para a atmosfera e permite a negociação desse crédito no mercado mundial.

Numa visão empreendedora dos dois sócios, o Sr. Alexsandro e o Sr. Ronaldo que em determinado momento perceberam esse nicho de mercado diferenciado, notaram que as empresas e o mundo em geral estavam dando muita importância à reciclagem de materiais, porém tirando os materiais recicláveis havia um outro tipo de resíduo que se não tratado poderia trazer sério comprometimento ao meio ambiente.

Como ainda não estavam aptos à trabalhar com esse segmento, começaram arduamente a pesquisar na zona rural um modo de dar vazão ao sonho de contribuir com a preservação do meio ambiente.

Com isso procuraram órgãos governamentais, públicos e privados, como EMATER, CETESB, UNICAMP, EMBRAPA e etc., em busca de apoio e maiores esclarecimentos para a implantação do projeto.

Em alguns meses com o apoio desses órgãos citados acima, abriram a empresa atendendo um suinocultor da região do sul de Minas Gerais.

Mas ainda havia alguns pormenores, como por exemplo, necessitavam de uma equipe especializada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com