TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bolsa De Valores No Brasil E No Mundo

Artigos Científicos: Bolsa De Valores No Brasil E No Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  1.191 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

A bolsa de valores é um mercado organizado onde se negociam ações de empresas públicas ou privadas de capital aberto. Sendo as bolsas de valores um centro de negociações, utiliza-se de um sistema eletrônico de negociação para efetuar compra e venda de valores.

As bolsas de valores tem como sua função primordial proporcionar um ambiente transparente e líquido, adequado a realização de negócios com valores imobiliários. Somente através das corretoras, os investidores têm acesso aos sistemas de negociação para efetuarem suas transações de compra e venda desses valores.

Neste trabalho, temos como objetivo, trazer conhecimento sobre temas como: bolsa de valores, índices financeiros, pregão, negociação e CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

2. Histórico e Evolução

Não se sabe ao certo quando surgiu e onde surgiu a primeira Bolsa de Valores no mundo. Alguns historiadores, relatam que surgiu no Collegium Mercatorum Romano outros, no Fundacks (bazar) palestino ou mesmo no Emporium Grego.

Em 1141, na França, foi criado por Luis VII a Bourse de Paris, onde se reuniam os agentes de changes , na Pont-Aux-Changes sobre o rio Sena. Com o Império de Napoleão I, as reuniões continuam a ocorrer, mas foram transferidas para um prédio onde aconteciam de forma mais organizada os negócios realizados pelos corretores denominados de Corbeille.

Na Holanda, aproximadamente em 1631, foi inaugurada de maneira pioneira, através de recursos financeiros que vinham da Associação de Capitais, a Bolsa de Valores de Amsterdã, tendo como objetivo estabelecer um lugar onde poderiam ser discutidas as participações dos investidores nas recém-criadas Companhias das Índias.

Já em 1650, a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, começava a negociar ações, com isso, o capital capital financeiro dos investidores passava ser remunerado com dividendos anuais que poderiam ser transferidos entre eles.

Na Inglaterra em 1744, as bolsas de valores inglesas já registravam a participação de 1/4 de novos valores no volume de capital das empresas que participavam do pregão, o mercado financeiro inglês começava a surgir.

Em 1698, foi criado o Banco de Londres e a Bolsa de Fundos Públicos de Londres, implantando a fixação do padrão de purificação de ouro e a cunhagem de moedas. O público em geral não tinha acesso a bolsa de valores, cujo delegado orientava seu funcionamento, com os associados brokers (corretores intermediários) e os chamados jobbers (que negociavam por conta própria).

Neste contexto, a Europa iniciou o primeiro sistema financeiro mundial integrado. Assim, no século XVIII, foi imposta aos banqueiros exigências do poder público para que os mesmos fracionassem os empréstimos em títulos de negociação.

No Brasil, o surgimento da bolsa de valores está ligado ao desenvolvimento do sistema financeiro. Na segunda metade do século passado surgiram indivíduos que exerciam a função de banqueiros e corretores especializados em diferentes tipos de crédito, mas sem algo que os organizassem.

Em 1843, a lei nº 317 criava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com