TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Business plan store roupas femininas

Pesquisas Acadêmicas: Business plan store roupas femininas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.327 Palavras (10 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 10

. INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é a criação do Plano de Negócios de uma loja de roupas femininas (Q BONITA MODAS) voltada ao público de classe média-alta, trazendo uma proposta diferenciada e inovadora neste tipo de negócio, que além da venda de roupas também trará ao público serviços relacionados à moda, como por exemplo, dicas de um Personal Stylists, e um ambiente mais interativo, utilizando as redes sociais para divulgar nossa marca e conhecer nossos clientes. A escolha desse ramo de negócio foi feita devido ao crescente número de pessoas que se interessam por qualidade aliada a novas tecnologias.

Definição de Empreendedorismo, empreendedorismo é criar riqueza através de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados, novas formas de organização e etc. O empreendedor é responsável pelo empreendedorismo, para gerar lucro para a organização, e valor para o cliente.

O empreendedorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação, preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos, e não deixar o cliente sempre na mesmice. Existem, inclusive, cursos de nível superior com ênfase em empreendedorismo, para formar indivíduos qualificados para inovar e modificar as organizações que forem atuam, modificando assim o cenário econômico.

Planejamento

A empresa será uma loja de roupas femininas, com o intuito de proporcionar uma maior interação do cliente com o mundo da moda. A atividade principal será a comercialização de roupas femininas e terá como atividade secundária a prestação de serviços ligados à moda, como por exemplo, consultoria de moda e imagem pessoal. Será uma loja multimarca.

A empresa será constituída por grupo de sócias ambas com muito interesse por moda e objetivos pessoais e profissionais muito semelhantes, com o objetivo e sonho de estabelecer sua própria empresa.

2. Desenvolvimento:

Q BONITA, é uma loja de roupas femininas localizada no Município de Campo Novo do Parecis-MT, uma loja do ramo de confecções de roupas para senhoras e senhoritas, localizado no centro da cidade, atualmente conta com um quadro de funcionários de 7(sete) pessoas, sendo 2 (dois) vendedores, 1 (um) gerente de vendas 1 (um) auxiliar de limpeza, 1 (um) gerente, 1 (um) Personal Stylists, e 1 (um) relações publicas.

2.1 Estruturas Organizacionais da Empresa.

A empresa localizada na Av. Brasil nº 333, centro, conta com uma sala comercial de 77 mt², caracterizada por seu perfil fashion, tem a missão Buscar incessantemente a satisfação de seus clientes através do aperfeiçoamento contínuo das ações comerciais, estimulando a criatividade de cada funcionário e procurando ser a melhor opção do varejo no setor de moda jovem de promover as pessoas, ou seja, seu leque de clientes, um bom atendimento, com muita informação e bom atendimento; Estimulando seus colaboradores a seguirem uma política de valores, o que faz com que conheçam o significado de sua existência.

Missão organizacional é a declaração do propósito e do alcance da empresa em termos de produto e de mercado. A missão define o papel da organização dentro da sociedade em que está envolvida e significa razão de ser e de existir; os dois vendedores juntamente com o gerente de vendas tem a função de atender perfeitamente seus clientes, cada um com sua carteira de clientes visando sempre requisitar sempre mais e mais clientes para a loja, função a qual é desempenhado com muito esmero pelo profissional de relações públicas da loja, o qual faz todo um trabalho de Markting, da mesma, através de informações por meio de propagandas, contatos telefônicos, redes sociais, dessa forma trazendo mais clientes para a loja, com o mesmo esforço o profissional Personal Stylists, tem o objetivo de atender as necessidades das clientes, lhe oferecendo informação de moda looks, claro, tudo isso sem constranger os mesmos. Feito isso cliente atendido perfeitamente pelo vendedor e pelo personal, sai da loja satisfeitíssimo, e isso tem dado a empresa sucesso absoluto no ramo. Sendo assim fica clara, a dedicação de todos os envolvidos na equipe, e com essa equipe em pleno funcionamento os vendedores, que por sua vez são geridos pelo gerente de vendas, a Sra. Sulani , almejam sempre alcançar seus sonhos de se transformar em possíveis futuros gerentes ou Personal Stylists, já que a empresa em um futuro próximo almeja abrir filias dentro e fora do município. Destacamos aqui três cargos, o Personal Stylists, ocupado pela sócia proprietária a Senhora, ROSANGELA RIBEIRO, e o, Relações Publicas, ocupado pela também sócia proprietária Sra. Marcia Martins e também o cargo de gerente, ocupado pela Sra. Marta, que por sua vez fica responsável pelo bom funcionamento da empresa, bem como toda a parte financeira, pagamentos recebimentos, e juntamente com o Personal Stylists, ficam responsáveis pelas compras, ressaltamos aqui o bom entrosamento de ambas as sócias, as quais desempenham suas respectivas funções com muita competência.

As roupas comercializadas serão de extremo bom gosto, seguindo uma linha clássica, clean, trazendo tendências atuais da moda. O atendimento aos clientes é também um ponto chave como diferencial. Os vendedores serão treinados para disponibilizar dicas de modas para cativar e fidelizar clientes. Além disso, vamos disponibilizar serviços de corte e costura de imediato e também algumas promoções exclusivas para clientes em nossas redes sociais. A divulgação dos produtos e lançamentos de coleção será feita através de redes sociais, como por exemplo, o facebook, sempre atualizado e com promoções exclusivas e informando os clientes sobre novas coleções, esse é diferencial muito importante, pois mostra ao cliente o quanto ele é importante para a loja, e por isso ele, o cliente e a peça principal, afinal de contas quem não gosta de ser lembrado! para nossos clientes.

Além do ponto de venda na própria loja, os consumidores contarão ainda com a internet como meio de relacionamento com a empresa. Planeja-se a atualização constante do site e uma seção dedicada a receber sugestões, críticas e contribuições dos consumidores.

2.1.1Clima Organizacional:

O clima organizacional indica o grau de satisfação dos colaboradores de uma organização em diferentes aspectos da cultura tais como: política de RH, métodos de administração, comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa. É de certa forma, o reflexo da cultura da organização, ou melhor, o reflexo dos efeitos dessa cultura na organização.

2.1.2Segmentação:

- DIA: Casual: Roupas mais descontraídas, para serem usadas durante o dia e nos finais de semana, para passear, programas de lazer, etc.

-Trabalho: Roupas apropriadas para usar no ambiente de trabalho, como blusas com decotes discretos, calças sociais, terninhos, twin-sets, etc.

- NOITE: Roupas adequadas para ocasiões como festas, danceterias, coquetéis, shows e teatros. Este segmento não irá abranger vestidos longos ou roupas chiques.

-Serviços

Consultoria de moda: as clientes poderão contar com a consultoria de moda da equipe da empresa a preços mais acessíveis. Sai à ideia de que consultoria de moda é somente para ricos e famosos e entra o conceito da acessibilidade deste serviço. Fica mais fácil e acessível para as pessoas aprenderem a cuidar da sua imagem.

Caracteriza-se gestão organizacional, de uma forma geral, como sendo a filosofia de gestão por objetivos, organizar a estrutura e usar ferramentas necessárias para eliminar a distância entre o desejável para a organização e o que é possível ser realizado, salientando que, desde sempre não existe obstáculo que não possa ser vencido, e que com dedicação, boa administração e um bom plano de negócios, o futuro incerto pode ser só um atrativo a mais quando se trata de Gestão de boa qualidade.

3. Capital Intelectual:

Quanto ao capital intelectual dessa organização, as medidas tomadas são da seguinte forma, sabendo que nos dias de hoje o capital intelectual é uma ferramenta de máxima importância, a organização dessa forma busca estar sempre atualizando seus conhecimentos através de cursos, feiras aperfeiçoamento em ambas as áreas, que vai desde o profissional das vendas até o Personal Stylists, buscando dessa forma, sempre estar atualizada e se mantendo ativo no comercio, já que está área de atuação requer máximo empenho por se tratar de público alvo feminino, o qual esta sempre antenada em moda atualidades, na visão da Q BONITA é essencial viabilizar aos seus profissionais, ou seja, ao seu capital intelectual treinamentos dar a esses profissionais um leque de ferramentas para assim conquistar o seu publico, seus clientes, visando sempre o consumismo; em contra partida também a o esforço dos funcionários, falando aqui da equipe de vendas que procura fazer o máximo possível, tanto no atendimento bem como nos cursos oferecidos a eles pela empresa, para assim se qualificar e manter ativo no mercado de trabalho, e manter assim sua empregabilidade.

As vendedoras e demais funcionários deverão ter conhecimento na área de moda. A empresa utilizará um programa de treinamento constante para o aprimoramento de seus profissionais, capacitando-os em consultoria em moda e em tendências do setor e atendimento ao cliente, fazendo com que esses profissionais estejam em dia com as atualidades do setor, pois é fundamental para o negócio.

Pessoas: Formar uma equipe motivada, treinada e comprometida com a empresa. Incentivar a comunicação.

Estimular o trabalho em equipe, proporcionando um ambiente de trabalho saudável.

Adotar uma política de remuneração compatível com o mercado.

Imagem: Conquistar clientes, diferenciando-se da concorrência.

Proporcionar prazer ao cliente no ato de compra.

4. Recrutamento e seleção:

O processo de recrutamento abrange o conjunto de práticas e processos usados para atrair candidatos para as vagas existentes. As fontes de recrutamento são as áreas do mercado de recursos humanos exploradas pelos mecanismos de recrutamento. Em outros termos, o mercado de recursos humanos apresenta fontes de RH diversificadas que devem ser diagnosticadas e localizadas pela empresa, que passa a influenciá-las, através de uma multiplicidade de técnicas de recrutamento, visando a atrair candidatos para atender às suas necessidades.

O recrutamento interno acontece quando, havendo determinada vaga, a empresa procura preenchê-la através do remanejamento de seus empregados a títulos variados como: promoções, transferências, plano de carreira e outros. Este tipo de procedimento apresenta maior índice de validade e segurança, pois o empregado já é conhecido, além de ser uma fonte motivadora para todos os empregados.

O processo é mais rápido, pois o funcionário já está na empresa, basta ser transferido. É mais econômico, pois evita despesas com anúncios e custos de admissão, integração, etc. De contra partida exige que os empregados tenham condições para poderem exercer as funções de um cargo acima, e os mesmos nem sempre se encontram aptos para isso, além disso, pode gerar conflitos de interesses, pois ao explicar as oportunidades decrescimento dentro da organização tende a criar uma atitude negativa nos empregados que, por não apresentarem condições impostas, se revoltam perdendo o interesse e a criatividade.

O recrutamento externo acontece com candidatos fora da empresa, através de agencias de empregos, cartazes, mídia, sites de empregos entre outros. A vantagem do recrutamento externo é a criação de novas ideias e melhoramentos, aumento do nível de conhecimento e habilidades não disponíveis na organização atual e reduz custos de desenvolvimento de pessoal, já que a pessoa contratada do mercado já está teoricamente qualificada.

A desvantagem do recrutamento externo é mais caro, tem maior tempo para adaptação, pode trazer atitudes que não estão de acordo com a cultura da organização, dificuldade de adequação entre empregado e organização (cultura, hábitos, etc.), havendo a necessidade de um período maior de ajustamento e menor comprometimento dos empregados antigos que se sentem desvalorizados no desempenho de suas funções e não se esforçam para melhorar seu desempenho.

Para fazer um recrutamento externo, tem a necessidade de elaborar anúncios.

4.1Seleções de Pessoas:

A base para a seleção de pessoas é um sistema de comparação e de escolha (decisão), ela deve necessariamente apoiar-se em algum padrão ou critério para alcançar uma validade. De acordo com Chiavenato (2009, p.172) “a tarefa básica da seleção é escolher entre os candidatos recrutados, aqueles que tenham maiores probabilidades de ajustar-se ao cargo e desempenha-lo bem”.

Todo processo seletivo baseia-se fundamentalmente na análise comparativa de dois campos, sendo eles: características do candidato que é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que cada candidato possui para desempenhar as suas tarefas e exigências do cargo que são as características que o cargo exige do profissional em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para o bom desempenho das funções.

Após realizada essa etapa a organização passa para a etapa de dinâmicas de grupo e testes.

5. Plano de Carreira:

Como já foi explanado no decorrer do trabalho o plano de carreira da Q BONITA, e básico e segue da seguinte forma, depois da contração e do bom trabalho desenvolvido pelo funcionário contratado, e após algum tempo de casa, e, ele estar bem engajada nos princípios, métodos e organização da empresa, cabe a ele estar sempre em busca de apresentar aos gestores, já que se trata de uma sociedade, o quão ele esta qualificado, para se tornar um possível gerente de vendas, e assim que possível, na medida em que a loja for crescendo e abrindo novas filiais, alcançar um cargo de maior qualificação, na seguinte ordem, gerente de vendas, gerente financeiro, relações publicas, e personal stylists

6.CONCLUSÃO:

Primeiramente gostaríamos de registrar o quão enriquecedor e desafiador foi à realização deste projeto. No qual aprendemos muito uns com os outros e principalmente com os professores.

Por meio do mesmo, confirmamos o que os teóricos apontavam, a respeito da importância do professor como mediador do conhecimento.

Na parte prática, o acompanhamento e a orientação dos professores, são fundamentais no desenvolvimento das nossas habilidades.

Na parte teórica não poderia ser diferente, podemos afirmar que estamos levando uma bagagem maior do que poderíamos imaginar, pois, por meio dos sábios conhecimentos do corpo docente desta renomada Universidade, sempre tivemos diálogo e respeito entre ambas às partes.

Podemos concluir que, nos fez adquirir bastantes experiências essenciais para sermos futuros gestores de Recursos Humanos, aptos para qualquer situação, no qual será possível conseguir sanar os obstáculos e problemas que poderão surgir no decorrer de nossas carreiras.

Aprendemos a diagnosticar problemas e fazer tomadas de decisões, entender a cultura e clima de uma organização e fazê-los valer, através de sua missão, visão e valores.

Porém, para que tudo isso faça sentido, é fundamental que se goste de pessoas, que se saiba administrar pessoas e trabalhar em equipe. É nisso que consiste os Recursos Humanos.

7.Bibliografia:

http://www.youtube.com/watch?v=a78eQZQMkyk:

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/Entenda-o-sistema-de-franchising

http://exame.abril.com.br/pme/noticias/franquia-viva-eventos-fatura-de-r-50-mil

Material didático cedido pela instituição.

...

Baixar como  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »